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dc.contributor.advisorVentura, Mauro de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorIto, Liliane de Lucena [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:04Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:04Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.identifier.citationITO, Liliane de Lucena. Músicos conectados, fãs colaborativos: uma análise do site MySpace. 2011. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89475
dc.description.abstractCom as novas tecnologias, surgem campos inéditos de consagração artística. Na Internet, o site MySpace é utilizado como uma rede social cujo diferencial está na interatividade proporcionada entre artistas (consagrados e independentes) e usuários não artistas. O site, que é objeto de estudo desta pesquisa, tem revelado novos talentos a partir da popularidade obtida por eles junto aos internautas. Utilizando como base metodológica os estudos de Featherstone (1995), Jenkins (2008) e Hardt e Negri (2010) em torno de conceitos como novo papel dos intermediários culturais, cultura de convergência, trabalho imaterial e afetivo, e complementando-os com estudos situados no âmbito da etnografia virtual, são apresentados dados que identificam como os usuários do MySpace se utilizam de ferramentas disponíveis para se transformarem em verdadeiros agentes culturais. Para observar como acontece a comunicação dentro desse novo campo, o da música digital na Internet, mais especificamente dentro do site MySpace, foram escolhidos os perfis da cantora Mallu Magalhães e da banda Restart, dois casos emblemáticos de artistas que conseguiram alcançar visibilidade não só na rede mundial de computadores, mas também fora delapt
dc.description.abstractWith new technologies, there are fields of unprecedented artistic consagration. On the Internet, MySpace is used as a social network whose differential is the interactivity between artists-users (established and independent) and non-artists-users. The site, Which is the subject of this research, has revealed new talents from the popularity obtained by them from the Internet. Using the studies as a methodological basis of Featherstone (1195), Jenkis (2008) and Hardt and Negri (2010) about concepts such the new role of cultural intermediaries, converge culture, affective and immaterial labor, and complemented with studies located within the virtual ethnography, data are presented that identify how the MySpace users use available tools to turn themselves into cultural agents. To see how the communication takes place within this new field, the digital music on the Internet, more specifically within the MySpace site, were chosen the profiles of the singer Mallu Magalhães and the band Restart, two emblematic cases of artistis who have achieved visibility not only in World Wide Web, but also beyond iten
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent141 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectCulturapt
dc.subjectMúsica e músicospt
dc.subjectDigital musicen
dc.titleMúsicos conectados, fãs colaborativos: uma análise do site MySpacept
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
dc.identifier.aleph000678113
dc.identifier.fileito_ll_me_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.lattes3980112101770886
unesp.author.lattes3980112101770886
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