A divulgação científica na mídia impressa: as ciências biológicas em foco
Carregando...
Data
2007-12-01
Autores
Bertolli Filho, Cláudio [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir algumas características da divulgação científica que toma as ciências biológicas como tema central. Optou-se pela análise de livros que, no contexto brasileiro, alcançaram sucesso público e que são, freqüentemente, mencionados por alunos universitários, tanto em sala de aula quanto em seus escritos. O enfoque dado à pesquisa é de cunho antropológico, enfatizando-se que, na pós-modernidade, fluem paralelamente duas culturas, rotuladas por Giddens (2002) de a cultura da segurança e a cultura de risco.
The aim of this study is to discuss some characteristics of the diffusion of science taking the Biological Sciences as a central theme. Those books considered a commercial success in the Brazilian context and frequently mentioned by university students in classroom and in their papers, were selected for the analysis. The focus given to the research is an anthropological one, emphasizing that, in postmodernity, ideas flow in two parallel cultures labeled by Giddens (2002) as being the safety culture and the risk culture.
The aim of this study is to discuss some characteristics of the diffusion of science taking the Biological Sciences as a central theme. Those books considered a commercial success in the Brazilian context and frequently mentioned by university students in classroom and in their papers, were selected for the analysis. The focus given to the research is an anthropological one, emphasizing that, in postmodernity, ideas flow in two parallel cultures labeled by Giddens (2002) as being the safety culture and the risk culture.
Descrição
Palavras-chave
Divulgação científica, Ciências biológicas, Mídia, Scientific divulgation, Biological sciences, Media
Como citar
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 351-368, 2007.