Projeto, processo e produto: cartografia do design de conexões na televisão digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011-04-25

Autores

Lemos, Joana Gusmão [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Era Digital, com suas novas tecnologias interativas e convergentes. estimula formas de sociabilidades originais, interligadas, intercomunicantes e virtualizadas por meio das hipertelas. Outra natureza de interações surge a partir da digitalização e das novas velocidades do processo comunicativo conteporâneo. Com a nova ordem do conhecimento, agora é possível transgredir os limites do espaço físico e da sequência temporal linear. Através das redes telemáticas, essa transgressão acontece por meio da construção coletiva de conteúdos. Ganha voz um novo tipo de usuário ou ator social, cujo pensamento se conecta a outros hábitos de comunicação.A conexão desses usuários e de suas ideias consolida padrões culturais singulares e exigentes de novas linguagens. Trataremos então da natureza desse Design de novas conexões, relações, interações, sistemas e comportamentos que emergem na chamada Sociedade da Informação, que interfere diretamente nas organizações sociais, sobretudo no que tange à cadeia do audiovisual. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, investigamos e aprofundamos estudos sobre o projeto, os processos e os produtos que, articulados enquanto design, norteiam os pressupostos da gestão da informação e suas interfaces apliacadas à cadeia produtiva da comunicação audiovisual. Buscamos, assim, mapear os campos, etapas, processos e atores envolvidos na produção de conteúdos para Televisão Digital interativa. Estudamos aqui os possíveis novos desenhos traçados pelas relações entre os conteúdos e seus públicos no interior dos processos produtivos do audiovisual
The digital age, with its new interactive and converging technologies, stimulates original forms of sociability, which are interconnected, intercommunicating and visualized through hyperscreens. Another kind of interaction arises from the digitalization and new speeds of contemporary communicative process. With the new order of knowledge, it is now possible to transgress the limits of physical space and linear time sequence, through the collective development of content through such telematics networks. Youth, compounding the generation of Digital Natives, gives voice to a new type of user or social actor, whose thinking is connected to other communication habits, consolidating singular cultural standards, demanding new languages and skills. Here, we address the nature of this Design of new connections, relations, interactions, systems and behaviors that emerge in the so called information society, interfering directly in social organizations, especially with regard to the audiovisual production chain. Investigating and deepening studies, through bibliographic and documentary research, on the project, the proceses and the products that, articulated as design, guide assumptions of information management and its interfaces applied to the production chain for audiovisual communication, we intend to map fields, stages, processes and actors involved in the production of contends for interactive Digital Television. We study the possible new designs drawn by the relations and connections between contends and their audience whith the processes of audiovisual production

Descrição

Palavras-chave

Designers, Mídia digital, Televisão digital, Sociedade da informação, Design of connections, Information management, Productive chain of digital medias, Digital television, Information society

Como citar

LEMOS, Joana Gusmão. Projeto, processo e produto: cartografia do design de conexões na televisão digital. 2011. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Comunicação, 2011.