Relação de infectividade entre Papilomavírus humano (HPV) e Chlamydia trachomatis em gestantes com lesões genitais sugestivas de doença HPV induzida

Imagem de Miniatura

Data

2006

Autores

Vela, Rodrigo Alessandro Riemma [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Foram estudadas 112 gestantes atendidas no Ambulatório de Infecções Genitais (AIG) do Hospital das Clínicas, UNESP, Botucatu, no período de março de 2001 a julho de 2005. Todas as gestantes apresentavam lesões genitais sugestivas, pela patologia, de doença HPV induzida. Para essas lesões foi avaliado o local da coleta das mesmas e a presença do vírus HPV e da bactéria Chlamydia trachomatis. Nessas pacientes também se analisou a idade, o estado civil, o uso de anticoncepcional, infecções genitais e a paridade. Ambos os agentes causam problemas na gestação, tais como baixo peso aos nascer e parto prematuro. Casuística e Métodos: As pesquisas tanto de HPV como de Chlamydia t0rachomatis foram realizadas através de PCR utilizando-se, respectivamente, os primers GP5+ e GP6+ e PCT1 e PCT2. Os HPV's foram tipados por sequenciamento. Resultados: A positividade de HPV foi de 79,31%. Com relação aos tipos os mais encontrados foram o 6 e o 18. Para a Chlamydia a positividade foi de 15,8%. Conclusão: Os dados encontrados em nosso estudo são compatíveis com os encontrados na literatura em todo o mundo, demonstrando que, mesmo em países desenvolvidos, a taxa de mulheres contaminadas com HPV é muito alta. Com relação à Chlamydia, os dados também são compatíveis com os da literatura mostrando associação clara entre a presença dos dois agentes e problemas gestacionais.
Not available.

Descrição

Palavras-chave

Papiloma (HPV), Virologia, Gravidez - Doenças infecciosas, Condiloma

Como citar

VELA, Rodrigo Alessandro Riemma. Relação de infectividade entre Papilomavírus humano (HPV) e Chlamydia trachomatis em gestantes com lesões genitais sugestivas de doença HPV induzida. 2006. 47 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2006.