Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-04-02

Autores

Bacocina, Eliane Aparecida [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa propõe um aprofundamento de reflexões sobre a construção da leitura e da escrita, tomando como ponto de partida e como desafio a ampliação da leitura de mundo, mediada por produções artísticas. Tem-se como objetivos buscar uma maior compreensão dos processos criadores, estabelecendo uma relação entre estes e os processos de leitura de mundo a partir da análise de material produzido por alunos adultos em sala de aula e de estudos teóricos; criar um espaço de interlocução com um grupo de educadores em que se propõe experienciar a arte e refletir sobre seu papel na construção da leitura e escrita; e apontar caminhos para a ampliação das concepções de leitura, estabelecendo relações entre leitura de mundo, processos criadores e o ato de ler e escrever como modos de existência, a partir da contribuição do material produzido pelos educandos adultos e da interlocução com educadores. O desenvolvimento do projeto dar-se-á pelas seguintes etapas: análise do material produzido pelos alunos adultos, levantamento bibliográfico de pesquisas recentes que inter-relacionem os temas leitura, arte e leitura de mundo e suas contribuições para a reflexão proposta, e atuação junto a educadores, criando-se um espaço de interlocução. Acredita-se que a análise do material referido, a partir das leituras de mundo de educandos adultos e educadores, pode contribuir para uma ampliação da visão da leitura, buscando a invenção de novos/outros modos de ler/ escrever/ser/existir.
The present research considers to go deep on reflections about the construction of the reading and the writing, taking as starting point and as challenge the magnifying of the reading of world, mediated through artistic productions. It has as objectives, search a larger comprehension about creative processes, establishing a relation between these and the processes of reading of world taken from the analysis of material produced for adult pupils in theoretical study in classroom; also, to create a space of interlocution with a group of educators in wich is considered to experience the art and to reflect about its paper in the construction of the reading and writing; indicate ways related to the magnifying of the conceptions of reading, being established creative relations between world reading, creative processes and the act to read and to write as existence ways, from the contribution of the material produced for the adult pupils and of the interlocution with educators. The development of the project will be given through the following stages: analysis of the material produced for the adult pupils, bibliographical survey of recent research that interrelates the subjects reading, art and reading of world and its contributions for the reflection proposal, and together performance the educators, creating an interlocution space. The analysis of the related material is given credit that, from the readings of world of adult pupils and educators, can contribute for a magnifying of the vision of the reading, searching the invention in newers/others ways to read to writer/being/exist.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Professores - Formação, Arte, Leitura e escrita, Educação de jovens e adultos, Education

Como citar

BACOCINA, Eliane Aparecida. Leituras de mundo, saberes e modos de existência de educandos e educadores: contribuição para a invenção de modos de aprender e ler. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.