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dc.contributor.advisorSantana, Luiz Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorAlberto, Paula Gadioli [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z
dc.date.issued2007-03-22
dc.identifier.citationALBERTO, Paula Gadioli. Educação ambiental e educação infantil numa área de proteção ambiental: concepções e práticas. 2007. 214 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90181
dc.description.abstractAtualmente a questão ambiental revela-se como grande preocupação de diferentes instituições, como empresas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e escolas. No entanto, existem poucos dados e pesquisas sobre como tem sido desenvolvido o trabalho com Educação Ambiental na Educação Infantil, apesar de muitos professores afirmarem realizar atividades consideradas por eles como sendo de EA. Os Referenciais Curriculares Nacionais (RCNEIs) não apresentam os princípios, metas e objetivos da EA, a temática ambiental dificilmente está presente na formação dos professores da EI, além dos cursos de formação continuada serem destinados principalmente aos professores de outros níveis da Educação. Além desta pesquisa investigar a EA na EI, também mostra-se pertinente pelo fato de tal investigação ocorrer na Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas SP, de importância significativa para a região. Diante destes fatores, esta pesquisa tem como objetivos: identificar as concepções de EA dos professores de Educação Infantil da APA de Campinas no processo de desenvolvimento de atividades consideradas como de EA; identificar as concepções de APA destes professores e que significados atribuem ao desenvolvimento de atividades consideradas como sendo de EA dentro desta área; identificar as características que estão presentes nas atividades de EA desenvolvidas por estes professores no que se refere aos objetivos, à temática, aos conteúdos, aos procedimentos pedagógicos, aos recursos didáticos, e à avaliação; caracterizar os aspectos que os professores destacam dentro da relação entre a EA e a EI, identificar se há aspectos positivos e dificuldades dentro desta relação, e caso haja, caracterizá-los. A análise foi realizada a partir dos dados coletados nas entrevistas, nas observações e nos documentos. Constatamos que as professoras de EI da APA...
dc.description.abstractIn the present, the environmental issue revealed as an important concern of different institutions, as companies, Non-Governamental Organizations and schools. However, there is few information and researches about how Environmental Education has been developed in childhood education, despite many teachers affirm that they realize activities considered as an EE activity by them. The Nacional Reference Curricular does not present the EE's elements, goals and purposes. The environmental theme is hardly present in the preschool education teachers's formation, besides the continuated formation courses of studies are designated especially to teachers of other education's levels. Besides this research investigates EE in preschool, it also is pertinent by the fact of such investigation happens in the Ambiental Protected Area of Campinas-SP, that has significantly importance to the region. Before these factors, this research aims: identify the EE conceptions of preschool teachers in the development process of activities considerated as EE; identify the teacher's concept of APA, and what meanings do they attribute to the development of activities considerated as being of EE in this area; identify the characteristics present in the EE actives developed by these teachers referring to its aims, to the theme, to the contents, pedagogic proceeding, didactic resources and the valuation; characterize the aspects that the teachers accentuate in EE and relationship EE-Preschool Education; identify if there are positive aspects and difficulties in this relationship, and if it has, identify the characteristics. The analysis was done by the informations collected in the interviews, by the observations and by documents. We found out that in relation to EE concept, the teachers are emphatic in relation to individual and comportamental action... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent214 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectÁrea de proteção ambientalpt
dc.subjectAmbiental protected areaen
dc.titleEducação ambiental e educação infantil numa área de proteção ambiental: concepções e práticaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTemática ambiental e o processo educativo: concepções e práticaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000492408
dc.identifier.filealberto_pg_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes1658798303826202
unesp.advisor.lattes1658798303826202
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