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dc.contributor.advisorBadia, Denis Domeneghetti [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:35Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:35Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationVIEIRA, Karina Augusta Limonta. Parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teórica. 2007. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90306
dc.description.abstractEsse trabalho é um estudo das relações autoridade/escola diante dos parâmetros organizacionais e sócio-antropológicos. Inicio o trabalho com uma análise crítica da dissertação de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau - resultados preliminares. Em seguida, introduzimos as teorias da abordagem clássica e da complexidade no sentido de encaminhar para um pensamento voltado para a sensibilidade. Dessa forma os estudos se desenvolvem diante da teoria do comportamento organizacional, das metáforas da organização, da sócio-antropologia do poder, da pós-modernidade e da cultura brasileira. Nessa perspectiva, observamos que as relações autoridade/escola ultrapassam o contexto organizacional escolar, dando margem a relações sensíveis diante de um contexto cultural diferenciado.pt
dc.description.abstractCette recherche étude les relations entre l autorité et l école face aux paramètres de l organisation et de la socio-anthropologie. Tout d abord, moyennent une analyse critique d travail de Helenir Suano: Relações de autoridade: diretor e professores em escolas estaduais de 1º grau - resultados preliminares. S ensuivent les études ensuite, des théories classiques et de la complexité dans le but de venir à une pensée attentive à la sensibilité. Ainsi, cette étude s élabore à partir de la théorie du comportement dans l organisation, des métaphores de l organisation, de la théorie socio-anthropologique du pouvoir, de la post-modernité et de la culture brésilienne. Envisageés dans cette perspective les relations entre l autorité et l école excèdent le contexte de l organisation scolaire, en ouvrent l espace à des relations sensibles dans un contexte culturel différencié.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent170 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectComportamento organizacionalpt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectEtnologiapt
dc.subjectÉcoleen
dc.subjectComportement organisationnelen
dc.subjectAnthropologie socialeen
dc.titleParâmetros organizacionais e sócio-antropológicos no estudo das relações autoridade/escola: uma abordagem teóricapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000490385
dc.identifier.filevieira_kal_me_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes2883027830027921
unesp.author.lattes2883027830027921
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