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dc.contributor.advisorGuarnieri, Maria Regina [UNESP]
dc.contributor.authorDragone, Maria Lucia Oliveira Suzigan [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:36Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:36Z
dc.date.issued2000
dc.identifier.citationDRAGONE, Maria Lucia Oliveira Suzigan. Voz do professor: interfaces e valor como instrumento de trabalho. 2000. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2000.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90345
dc.description.abstractA voz, som responsável pela mensagem oral, no conjunto de suas qualidades, compõe o comportamento vocal e sua psicodinâmica durante a emissão da linguagem oral humana. O objetivo deste estudo foi configurar como a voz do professor é abordada em duas áreas do conhecimento - fonoaudiologia e educação - e na perspectiva dos professores, estabelecendo as interfaces e atribuindo um valor para a voz no trabalho docente. A metodologia eleita foi de estudo exploratório, com análise da bibliografia sobre voz do professor da área fonoaudiológica e das referências sobre o comportamento vocal do professor na bibliografia da educação. Complementando, foram realizadas entrevistas com cinco professores, para obter suas opiniões com relação ao valor da voz no exercício do trabalho docente. Através da análise da bibliografia específica da área fonoaudiológica obtiveram-se dados sobre a grande ocorrência de alterações funcionais ou orgânicas de voz entre os professores. Há inúmeros estudos revelando o desgaste vocal presente nesta profissão, as causas, os sintomas, os projetos de prevenção e a saúde vocal dos professores. A análise da bibliografia sobre trabalho docente permitiu encontrar a linguagem oral como elemento da interação professor- aluno e uma valorização da clareza das emissões orais dos professores. Não há referências diretas `a voz, mas ela está presente no som da linguagem oral. A voz esteve mais visível nas pesquisas voltadas para o interior da sala de aula, principalmente quando mencionavam o controle de disciplina e as variações de humor dos professores. Os depoimentos dos professores foram avaliados sob seis focos de análise: requisitos para o bom desempenho profissional,...pt
dc.description.abstractThe voice, responsible sound for the oral message, in the group of its qualities, is part of the vocal behavior and its psycho dynamic during the human oral language production. The objective of this study was to determine how the teacher's voice is approached in two areas of knowledge - speech and language pathology and education - and under the teachers' perspective, establishing the relationships and giving a value for the voice in the educational work. The exploratory study was elected by methodology. The bibliography concerning the teacher's voice was looked up in the speech pathology area; whereas, the references about the teacher's vocal behavior in the educational work were looked up in the educational bibliography. Complementing the research, interviews were accomplished with five teachers to obtain their opinions about the value of the voice in their performance. Through the analysis of the specific bibliography of teachers' voice it was possible to obtain results about the great occurrence of functional or organic alterations of voice among the teachers. There are countless studies revealing the voice wearing down in this profession, the causes, the symptoms, the prevention projects and the teacher's vocal health. The analysis of the bibliography on educational work allowed us observe the oral language as an element of the teacher- student interaction and to value the clarity of the teachers' oral emissions. These studies do not include the voice directly, however it is present in the sound of the oral language. It has been more visible in the researches which studied the teacher in the class room, mainly when the discipline control and the variations of the teachers' humor were mentioned. The teachers' speeches were appraised under six focuses of analysis: the requirements for the teacher's good acting ...(Complete abstract, click electronic access below)en
dc.format.extent191 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectTeacher - formationen
dc.titleVoz do professor: interfaces e valor como instrumento de trabalhopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000132291
dc.identifier.filedragone_mlos_me_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes1819120734152701
unesp.author.lattes1819120734152701
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