Show simple item record

dc.contributor.advisorVaidergorn, José [UNESP]
dc.contributor.advisorInforsato, Edson do Carmo [UNESP]
dc.contributor.authorCarli, Maria de Fátima Sartori [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:36Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:36Z
dc.date.issued2007-08-27
dc.identifier.citationCARLI, Maria de Fátima Sartori. O professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoa. 2007. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90349
dc.description.abstractComo os programas de formação continuada repercutem na trajetória profissional do professor em exercício? Esta pergunta conecta-se a outras questões que buscam compor o quadro de formação em que os professores são inseridos, com a intenção de se perceber de que forma os professores são co-autores do próprio processo formativo, uma vez que eles são os principais responsáveis pela própria formação (Nóvoa). O ponto de partida é de que os professores em exercício trazem em suas trajetórias conhecimentos e vivências que devem ser considerados para a elaboração de programas de formação que a eles se destinam. De outro modo, a impressão que fica é a de que os programas de formação se constituem em um eterno recomeçar e que os professores são vazios de conhecimentos (Candau). Para compor esse quadro tomo como referencial teórico, sobretudo, Torres, Nóvoa e Tardiff. O caminho metodológico escolhido para dar conta da pesquisa foi o de cunho qualitativo, à luz dos estudos de Bardin, para desvelar a intenção do conteúdo das respostas manifestadas pelas professoras à entrevista semi-estruturada a que foram submetidas. Entre O Velho e o Novo, Mudanças e Permanências - sob esse título são apresentadas algumas considerações, ainda que provisórias, sobre os avanços e recuos do programa de formação paulista. Como avanço, o PEC - Formação Universitária apresenta as vivências educadoras, que consistem num movimento espiral entre a teoria e a prática, desenvolvidas nos últimos seis meses do programa, o que em parte inviabilizou que todos os professores alcançassem a intencionalidade desse movimento. Contudo são inegáveis as contribuições das vivências educadoras. Elas representam um avanço na concepção dos processos formativos...pt
dc.description.abstractHow teacher's continuous formation programs can reflect in their professional trajectory? This question connects itself to other questions that intend to compose the teacher's educational context, with the purpose of verify how teachers participate of their own formation process. The premiss is that teachers bring knowledges, experiences which must be considered for the elaboration of the teacher's formation programs. On the other hand, it remains to the sensation that teachers are empty of knowledges. This work, which has as theme the formation programs of basic education teachers, emphasizes the Continuous Education Program of the São Paulo's government, considering the advances and regresses of this kind of teacher's formation. It also evaluates how these programs permit teachers build the profile into the necessary authonomy and take responsibility for their education overcoming the State tutorial formation. It is necessary listen to them, because they are the key of their own formation process. The discourse that teachers are knowledge producers is overage and, more than a reality accepted by universities, essayists or specialists, has became just a slogan which must be overcome.en
dc.format.extent162 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectProfessores universitarios - Avaliaçãopt
dc.subjectReciclagem profissionalpt
dc.subjectTeachers – Continuous Formationen
dc.titleO professor e sua formação: o impacto do PEC - formação universitária - ao professor da pessoapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
dc.identifier.aleph000510473
dc.identifier.filecarli_mfs_me_arafcl.pdf
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes9258095769277556
dc.identifier.lattes0792309624270467
dc.identifier.orcid0000-0003-1939-3580
unesp.author.lattes9258095769277556
unesp.advisor.lattes0792309624270467[2]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1939-3580[2]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record