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dc.contributor.advisorLima, Sonia Regina Albano de [UNESP]
dc.contributor.authorPequini, Alexandre Trajano [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:37Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:37Z
dc.date.issued2008-08-26
dc.identifier.citationPEQUINI, Alexandre Trajano. O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90366
dc.description.abstractA pesquisa de caráter exploratório, de cunho teórico desenvolvida pelo mestrando, demonstrou em linhas gerais o sentido que H. Gardner conferiu à educação artística. Apesar da dissertação não ter cumprido o seu objetivo primeiro de avaliar a possível relevância da teoria das IM nos processos de ensino aprendizagem musical, a pesquisa demonstrou na fundamentação teórica, que o autor projetou para os pesquisadores em arte, a tarefa de promover um estudo pormenorizado da cognição artístistica e o desenvolvimento de uma psicologia das artes, a partir da comprensão dos símbolos artísticos e de como o indivíduo pensa a arte. Ele vê a arte como uma das possibilidades de comunicação do homem com o mundo, portanto deve ter no ensino, a mesma importância das demais áreas do conhecimento humano. Para ele as artes se formam a partir de imagens sensoriais, elas são apreendidade pelo intelecto, mas também provocam respostas afetivas e se preocupam com a qualidade do sentimento. Daí a importância no seu aprendizado. Elas fazem aflorar estágios psíquicos e cognitivos ideais para o aprimoramento humano. A partir de uma estrutura que envolve os organismos de fazer, perceber e sentir, Gardner demonstra como os indivíduos se envolvem nas artes e como eles se desenvolvem psiquicamente a partir desta estrutura. Trabalhando numa visão sistêmica, o autor projeta para a educação artística a perspectiva de modular de um modo eficaz os valores da cultura; os meios disponíveis para a educação nas artes e sua avaliação; e os perfis individuais e de desenvolvimento dos estudantes que serão ensinados. A dissertação de mestrado contou com uma Introdução que narra o projeto inicial, o capítulo I que retratou a teoria das IM de Gardner e a fundamentação teórica utilizada para consolidar sua teoria. O Capítulo II descreve a...pt
dc.description.abstractNot available.en
dc.format.extent111 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectGardner, Howardpt
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectEducação artísticapt
dc.subjectCognição artístisticapt
dc.subjectArts educationen
dc.titleO sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardnerpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaEducação musicalpt
unesp.researchAreaAbordagens históricas, estéticas e educacionais do processo de criação, transmissão e recepção da linguagem musicalpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Artes, São Paulopt
dc.identifier.aleph000569386
dc.identifier.filepequini_at_me_ia_prot.pdf
dc.identifier.capes33004013066P3
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