Proposta de um modelo de negócio para a implantação de um sistema para tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2009-01-09

Autores

Eleutério, João Pedro Lima [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Diversas são as tecnologias disponíveis para o tratamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) que representam um sério problema o qual não pode ser postergado. Por suas características peculiares de toxicidade e patogenicidade são poucas as tecnologias que conseguem atender a contento os parâmetros legais e ambientais, fixados para sua disposição final. O presente estudo estrutura um modelo de tratamento para os resíduos oriundos dos serviços de saúde, onde o método a ser utilizado será a incineração. A opção por este método está embasada na eficiência de desinfecção e na redução do volume. O Brasil, onde boa parcela dos municípios sequer coleta diferenciadamente os RSS, possui um campo vastíssimo para a implantação desta tecnologia que visa a contribuir para um gerenciamento eficaz no tocante ao tratamento desses resíduos. Para este trabalho a área escolhida foi o interior do estado de São Paulo, mais especificamente a região de Bauru e seu entorno, onde a situação dos RSS não é diferente da encontrada na federação brasileira. Foram apontados diversos aspectos que compõem a estruturação de um modelo de negócios que tem como escopo tratar de forma correta os resíduos hospitalares. Esses aspectos discorrem sobre biossegurança, legislação pertinente aos RSS e ao método de incineração propriamente dito, estudo mercadológico da área, etapas para se implantar um incinerador, avaliação estratégica do negócio, avaliação ambiental, análise financeira contendo métodos financeiros e métodos de decisão. Os resultados obtidos são apresentados com discussão sobre cada aspecto em separado, concluindo-se que este modelo de negócio é viável, visto sob diversos ângulso. Neste sentido foram analisados as seguintes questões: biossegurança, legislação pertinente, aspecto mercadológico, levantamento das etapas para a implantação...
Not available.

Descrição

Palavras-chave

Incineração, Desenvolvimento sustentável, Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)

Como citar

ELEUTÉRIO, João Pedro Lima. Proposta de um modelo de negócio para a implantação de um sistema para tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). 2009. 118 f. : +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Bauru, 2009.