Recent Submissions

  • Radio broadcasting, web radio and podcast: teaching audio journalism

    Magnoni, Antonio Francisco Autor UNESP; Almeida, William Douglas de; Leite, Wellington (Conhecimento & Diversidade, 2020) [Artigo]
    During the period of social isolation, carried out due to the coronavirus pandemic, the audience of radio stations in Brazil increased. Once again, the means of communication-based on simplicity and low cost showed efficiency ...
  • INFORMATION SECURITY TREATMENT ANALYSIS ON A FEDERAL PUBLIC EDUCATION INSTITUTION

    Soares Souza, Jackson Gomes; Arima, Carlos Hideo; Belda, Francisco Rolfsen Autor UNESP (Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao, 2020) [Artigo]
    Information Technology (I. T) and its governance are increasingly present in educational institutions development by improving strategies and objectives. This study aims to verify how is information security processed ...
  • O impacto da COVID-19 nos setores de inovação e tecnologia da cidade de Bauru

    Zamberlan, Victor Simões Autor UNESP (Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos, 2020) [Capítulo de livro]
    O presente estudo busca compreender os efeitos em termos quantitativos da pandemia do novo coronavírus aferidos para o setor de inovação e tecnologia da cidade de Bauru, São Paulo, Brasil. O levantamento e percurso ...
  • A arte musical e seu ensino: desafios e possibilidades do empreendedorismo criativo frente à pandemia de Covid-19

    Serra, Camila Roberta Muniz; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos, 2020) [Capítulo de livro]
    A economia criativa é relevante como atividade econômica. A arte e o mercado de trabalho em que está inserida incentivam o potencial das indústrias culturais e criativas. Devido ao isolamento social decorrente da pandemia ...
  • Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade

    Pessotto, Ana Heloiza Vita; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos, 2020) [Capítulo de livro]
    Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram ...
  • Pandemia Covid-19 e a aceleração da transformação digital nos serviços públicos: uma proposta de intervenção cidadã Unesp Prep@ara

    Ruiz, Angélica Aparecida Parreira Lemos Autor UNESP; Ruiz, Maurício Augusto de Souza; Grossi, Angela Maria Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos, 2020) [Capítulo de livro]
    No cenário atual de pandemia da Covid-19, a necessidade de que os serviços públicos estejam implementados de forma digital com uma oferta mais acessível ao cidadão foi maximizada Neste sentido, o presente trabalho tem como ...
  • Reflexões acerca da diversidade cultural nas políticas para audiovisual brasileiro

    Viana, Lívia Reginato David Autor UNESP; Cardoso, Vivianne Lindsay Autor UNESP; D'Arcadia, João Guilherme da Costa Franco Silva Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, 2019) [Artigo]
    Neste artigo, apontamos algumas questões acerca da audiência, gêneros e linguagens das produções audiovisuais brasileiras, discutiremos o caso singular da Lei Murilo de Mendes e ponderarmos acerca de algumas prescrições ...
  • Jornalismo e criatividade: uma revisão da elite de pesquisa

    Dias, Anna Luiza de Melo Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Virtual, 2020) [Artigo]
    Em meio à convergência midiática, uma realidade mercadológica cada vez mais competitiva nos é imposta em curtos espaços de tempo. Com a popularização dos processos criativos, somados à economia e ao constante crescimento ...
  • Indústrias criativas: incursões acerca dos bens simbólicos, imateriais e capital humano

    Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP; Azevedo, Janaína Leite Autor UNESP (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, 2020) [Artigo]
    Oarquétipo das indústrias criativas e suas derivações nos campos da economia, tecnologia e mídia devem ser perscrutados de forma sistêmica. Buscamos sistematizar a compreensão que a temática temensejado no ...
  • Os ODS nas iniciativas de inovação da Unesp: uma experiência de geolocalização

    Zamberlan, Victor Simões Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Anais do 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2020) [Artigo]
    As universidades desempenham papel central na promoção de inovação. A gestão de recursos, ambientes, oportunidades alocados no ambiente universitário tornam propícios o desenvolvimento de soluções inovadoras, entre elas ...
  • O cenário da produção da elite de pesquisa sobre jornalismo e tecnologia no triênio 2016-2018

    Rocha, Isabella Pilegis Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Virtual, 2020) [Artigo]
    Este trabalho realiza a revisão de mapeamento da produção da elite de pesquisa sobre jornalismo e tecnologia de 2016 a 2018. Objetiva-se destacar as temáticas abordadas, o grau de produtividade dos pesquisadores e as ...
  • A colaboração e as boas práticas para gestão de ambientes criativos nos hubs da indústria de jogos digitais

    Zambon, Pedro Santoro Autor UNESP; Pessotto, Ana Heloiza Vita Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Anais do SBGames 2020 - XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2020) [Artigo]
    A Indústria de Jogos Digitais tem na criatividade um dos seus insumos mais importantes. O presente artigo tem como objetivo apresentar as dinâmicas de colaboração nos Hubs da Indústria de Jogos digitais e descrever as ...
  • Uma arena, muitas disputas: uma reconstrução histórica dos debates internacionais que precederam o informe MacBride

    Lourenço, André Luís Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Virtual, 2020) [Artigo]
    O artigo propõe a reconstrução histórica dos encontros e debates internacionais que culminaram na criação da Comissão Internacional sobre Problemas da Comunicação, no âmbito da Unesco, cujo relatório final ficaria conhecido ...
  • Rupturas estruturais e desinformação: o perijornalismo como instrumento de mimetização noticiosa

    D'Arcadia, João Guilherme da Costa Franco Silva Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Anais do 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2020) [Artigo]
    Este artigo busca compreender o fenômeno batizado de “perijornalismo” – narrativas não jornalísticas que se apropriam da arquitetura noticiosa para produzir relatos enganosos – a partir de suas manifestações em produtos ...
  • Sala de roteiristas e as características de um ambiente criativo: apontamentos preliminares

    Pessotto, Ana Heloiza Vita Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, 2020) [Artigo]
    O audiovisual é uma atividade cujo principal insumo é a criatividade, observada em diversas etapas do seu processo produtivo. A sala de roteiristas consiste em um espaço de trabalho em que os profissionais desenvolvem ...
  • University television, visibility and consumption: The role of social networks in promoting content

    Médola, Ana Silvia Lopes Davi Autor UNESP; Lelis, Mariane Frascareli Autor UNESP (Comunicacao Midia e Consumo, 2019) [Artigo]
    Non-hegemonic Brazilian television stations such as university TVs find in the current media context the possibility of new content distribution flows in relation to those structured in the analogue system. This is because ...
  • As novas territorialidades da informação e o não-lugar da notícia

    D´Arcadia, João Guilherme da Costa Franco Silva; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Comunicação Mídia e Consumo, 2020) [Artigo]
    Este artigo busca relacionar o novo campo de fruição dos conteúdos noticiosos, aqui definidos como “novas territorialidades da informação”, com o crescente avanço das mídias sociais. Para tanto, apresenta os conceitos de ...
  • Da prensa à galáxia de Gutenberg: perspectivas do jornalismo no ecossistema tecnológico

    Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP; Sastre, Angelo (Gênero, notícia e transformação social, 2019) [Capítulo de livro]
    Assim, a proposta é realizar uma refexão do processo de produção jornalística no conceito que adotaremos como “pós-industrial”, ou seja, a geração de conteúdo e seus meios de veiculação utilizando as novas tecnologias, ...
  • Jogos digitais enquanto tecnologia social: um novo horizonte para a comunicação

    Zambon, Pedro Santoro Autor UNESP; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP (Mídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva, 2019) [Capítulo de livro]
    O ato de jogar surgiu junto com as primeiras as primeiras comunidades humanas, como atvidade de entretenimento diretamente ligada à ludicidade, que molda e é moldado por ritos sociais, sendo parte do processo natural de ...
  • Perspectivas nacionais sobre produção audiovisual: arranjos produtivos locais, desenvolvimento regional e diversidade cultural

    Lourenço, André Luís; Carvalho, Juliano Maurício de Autor UNESP; Cardoso, Vivianne Lindsay Autor UNESP (Mídia cidadã e movimentos sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva, 2019) [Capítulo de livro]
    Busca-se identificar a perspectiva do Estado para desenvolvimento regional e diversidade cultural sob a ótica da produção audiovisual, a partir da análise de documentos da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e a ‘Política ...

View more