Educação ambiental com adultos em processo de alfabetização: construção coletiva de conhecimentos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2007-09-28

Autores

Michelini, Janaina [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Buscando articular os processos educativo ambiental e de alfabetização de adultos, na perspectiva da educação transformadora, emancipatória e crítica, o problema de pesquisa proposto por este estudo é a construção coletiva de uma proposta de educação ambiental como apoio ao processo de alfabetização de adultos. A metodologia da pesquisa-ação-participativa orientou os trabalhados desenvolvidos com um grupo de adultos-alfabetizandos de uma escola municipal da cidade de Botucatu. Os dados nos mostram que, ao longo do processo, a produção de conhecimentos foi muito significativa em relação a diferentes aspectos. No tocante ao processo grupal, o relato dos participantes sobre as suas próprias histórias de vida desencadeou um processo de identificação entre eles, criando uma relação de confiança no Grupo, que se mostrou fundamental para o processo educativo. Já a articulação entre os processos educativo ambiental e de alfabetização de adultos apontou possibilidades para que os alfabetizandos participassem do processo de construção de conhecimentos. E, por fim, a identificação e a reflexão coletiva sobre a marginalização a que estavam submetidos na escola, levou os alfabetizandos a enfrentaram esta condição.
Not available.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Alfabetização de adultos, Pesquisa - Ação, Pesquisa-ação-participativa

Como citar

MICHELINI, Janaina. Educação ambiental com adultos em processo de alfabetização: construção coletiva de conhecimentos. 2007. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.