Formação de professores pela construção coletiva de um projeto de educação ambiental na escola

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Data

2007-06-29

Autores

Yamashiro, Cláudia Roberta Calone [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Embora exista uma legislação que torna a Educação Ambiental obrigatória em todos os níveis de ensino, esta não é desenvolvida na escola como práxis pedagógica o que, segundo alguns professores, se deve às dificuldades por eles encontradas em função do desconhecimento dos objetivos e princípios da Educação Ambiental e de como podem articular os assuntos relativos às questões ambientais aos conteúdos específicos das diferentes disciplinas. Assim, através da pesquisa participante, este estudo objetivou investigar quais são estas dificuldades e responder ao seguinte questionamento: O processo de construção coletiva de um projeto de educação ambiental na escola, poderia ser considerado como uma atividade que contribui para a formação docente? Para isso, foram realizados vários encontros com um grupo de professores do ensino fundamental e médio de uma escola da rede pública estadual do município de Presidente Prudente (SP), durante os quais foram investigadas as concepções de ambiente dos docentes e as dificuldades por eles enfrentadas ao desenvolverem a educação ambiental na escola. Nestes encontros também foi realizado um estudo coletivo, visando ao oferecimento dos subsídios considerados necessários para que os educadores pudessem construir um projeto de educação ambiental para a escola. Foi possível observar que a realização desta atividade, bem como das discussões que ocorreram durante o processo de construção do projeto, contribui para a formação dos professores, uma vez que a dimensão alcançada pelo projeto que construíram foi além das ações pontuais que até então haviam desenvolvido nas ocasiões em que trabalharam com a educação ambiental.
Even though there is a legislation making it compulsory to teach Environmental Education courses in all grades of public and private schools, teaching those courses is not a common practice. According to some teachers, the law is not obeyed, in general, because teachers meet some difficulties when preparing such courses. Those difficulties are basically due to not knowing the aims and essence of the Environmental education as well as not knowing how to relate the environmental concerns with the specific topics of the different courses taught in each grade.Hence, this work has its aim to learn about the difficulties faced by the techers and to answer the following question: Could the process of group preparation of an environmental education project in a school be considered as an activity that contributes to teachers education? In order to answer that question, this study uses participatory research. Several meetings were held with a group of teachers from elementary and secondary grades of a public school in the city of Presidente Prudente (SP).During those meetings the perception that teachers had about environment and the difficulties faced by them when developing environmental education courses in the school were analyzed. Also a group study aiming to offer the necessary tools so that teachers cound prepare an environmental education project in the school was formed. It was possible to observe that task as well as the group discussions that occurred during the preparation of the project aided in the teachers education. That can be corroborated when observing that the aims proposed in the project prepared by them reached far beyond the actions developed in previous situations where environmental education had been addressed. Furthermore, there was a change in the idea that those teachers had about environmental education.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Professores - Formação, Pesquisa participante, Environmental education, Teachers' education, Participatory research

Como citar

YAMASHIRO, Cláudia Roberta Calone. Formação de professores pela construção coletiva de um projeto de educação ambiental na escola. 2007. 117 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.