Show simple item record

dc.contributor.advisorScalvi, Luis Vicente Andrade [UNESP]
dc.contributor.advisorVale, José Misael Ferreira do [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.issued2002-09-20
dc.identifier.citationSANTOS, Clodogil Fabiano Ribeiro dos. Educação tecnológica no ensino de física: análise de uma experiência didática utilizando objetos tecnológicos. 2002. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2002.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90911
dc.description.abstractOs Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam a importância de se tratar questões relacionadas à tecnologia. Especialmente na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, essa ênfase fica até mais evidente. Assim, julgamos importante abordar tais problemas no ensino de Física. O presente trabalho de investigação procurou explorar essa simbiose entre Ciência e Tecnologia, bem como seus impactos sociais e ambientais, através de uma intervenção didática com objetos tecnológicos de uso cotidiano dos estudantes. Especificamente, trabalhamos as noções e impressões dos alunos sobre os aparelhos elétricos domiciliares. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes da terceira série do ensino médio de um colégio da rede pública do Estado do Paraná. O conteúdo da disciplina de Física ministrada nessa série é o eletromagnetismo, estando, portanto, intimamente relacionado com o objeto de nossa investigação. Nosso problema de pesquisa era investigar a possibilidade de se articular conceitos de eletromagnetismo, questões sociais e ambientais e exploração de aparelhos elétricos domiciliares em geral, na fase preliminar, e lâmpadas elétricas, na fase final. Para o presente trabalho, optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumentos questionários, relatórios das atividades didáticas e intervenções dialogadas com os grupos formados pelos sujeitos da pesquisa. Na intervenção didática realizada em nosso trabalho investigatio, buscamos levantar as concepções e representações dos estudantes sobre os dispositivos investigados, incorporando ao processo as relações ciência-tecnologia-sociedade. Como resultados dessa investigação, pudemos perceber que os alunos têm uma certa dificuldade em utilizar os conceitos científico-tecnológicos para a tomada de decisões. Contudo, eles foram capazes de articular alguns integrando resultados experimentais e informações técnicaspt
dc.description.abstractBrazilian government educational documents stresses the importance of technology related issues. Particularly in the field of natural sciences, mathematics and technologies, this emphasis is even more obvious. Then, we have found very significant to take it into account in physics teaching. This investigation work has looked for the symbiosis between science and technology, as well as the social and environmental impacts, through an educational intervention with technological devices related bo students daily experience. Particularly, we have worked with the pupils conceptions about the household eletrical devices. The investigated people consisted of students coming from a third year of a high school in Paraná state (Brazil). The physics content taught for these pupils in the eletromagnetism, which is linked to the investigation object of this work. Our research consisted basically of investigating the possibility of joining electromagnetism concepts, socials and environmental impacts with the technological devices exploration, in this case, the household electrical devices in general (preliminary stage) and electric bulb (final stage). For this work, we have chosen the qualitative research approach, using the didactical activity reports and group dialogical intervention. In the educational intervention, we have paid attention to the students conceptions concerning the investigated devices, joining to this process the called science-technology-society relations. As a result of this investigation work, we have detected the students difficulty in applying the scientific concepts for decision taking. However, they have associated some concepts to the decision taking concerning the investigated technological devices, joining experimental results and technical informationen
dc.format.extent133 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectFisica - Ensinopt
dc.subjectEducational technologyen
dc.titleEducação tecnológica no ensino de física: análise de uma experiência didática utilizando objetos tecnológicospt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000189490
dc.identifier.filesantos_cfr_me_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record