Os sentidos outorgados por docentes de cursos de licenciatura sobre a educação ambiental como possibilidade para se pensar a formação de professores

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Data

2009-08-10

Autores

Moreno Sierra, Diana Fabiola [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Nesta pesquisa propusemo-nos a análise dos sentidos outorgados pelos professores de cursos de Licenciatura em Biologia, Química, Ciências Sociais e Artes sobre a educação ambiental, oferecidos em duas universidades governamentais da cidade de Bogotá-Colômbia. Entendemos estes sentidos como um processo coletivo, mediado por relações sociais que permitem que os sujeitos construam os termos que lhes permitem entender e orientar as situações ou fenômenos de seu contexto. Para o desenvolvimento desta pesquisa, adotamos a metodologia qualitativa, a análise de conteúdo, a triangulação e o referencial crítico sobre a educação ambiental e a formação de professores, como elementos teórico-metodológicos que nos permitissem desvelar os sentidos, outorgados por aqueles professores no contexto curricular dos cursos de licenciatura investigados. Desta forma, em um primeiro momento analisamos as estruturas oficiais dos cursos das licenciaturas, nas quais observamos por um lado a incorporação da educação ambiental como disciplina e por outro lado ressaltamos a existência de ambientes, ciclos e eixos de formação. No segundo momento identificamos o sentido técnico voltado para o indivíduo e para a disciplina, assim como o sentido interdisciplinar orientado para questões epistemológicas e para a união de disciplinas; também constatamos outros sentidos como a apropriação de território, sentido político e sentido da obra de arte como objetivação da questão ambiental. Nossas análises e considerações nos levam a entender que o reconhecimento destes sentidos é relevante para a construção de cenários dialógicos que possibilitem processos formativos permanentes nos professores, no intuito de constituir uma edudação ambiental crítica.
In this research we proposed the analysis of the meanings granted by professors from degree courses in Biology, Chemistry, Social Science and Arts about the environmental education, offered in two Government Universities from Bogotá-Colombia city. We understand these meanings as a collective process, mediate by social relations which allow that the subjects form the therms that permit themselves to understand and guide the situations or phenomena of their context. For the development of this research, we adopted the qualitative methodology, the content analysis, the triangulation and the critical reference about the environmental education and the formation of professors, as theoretical-methodological elements that allowed us to watch the meanings granted by those teachers in the curriculum context of the investigated degree courses. By this form, in a first moment we analyze the official structures of the degree courses, in which we observe on one hand the incorporation of the environmental education as discipline and on the other hand we point out the existence of the environments, cycles and axis of formation. In the second moment we identify the technical meaning come back toward the individual and the discipline, as well as the interdisciplinary meaning guided to epistemological questions and to the union of disciplines; we also verify other meanings as the appropriation of territory, political meaning and meaning of the work of art as objectivity of the environmental question. Our analyses and considerations take us to understand that the recognition of these meanings is important for the construction of the dialogical scenes that make possible permanent formative processes in the professors, in the intention of forming a critical environmental education.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Professores - Formação, Teoria crítica, Critical environmental education, Interdisciplinary nature

Como citar

MORENO SIERRA, Diana Fabiola. Os sentidos outorgados por docentes de cursos de licenciatura sobre a educação ambiental como possibilidade para se pensar a formação de professores. 2009. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.