Show simple item record

dc.contributor.advisorCarvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
dc.contributor.authorMarques-dos-Santos, Bruno [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.issued2012-05-11
dc.identifier.citationMARQUES-DOS-SANTOS, Bruno. A investigação sobre a própria prática de um professor iniciante sob o olhar da teoria da recontextualização. 2012. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90959
dc.description.abstractNa condição de professor iniciante e pesquisador, procurei identificar os elmentos que influenciaram minha recontextualização da abordagem educacional Aprendizagem Baseada em Problemas utilizando como referencial teórico o conceito de discurso pedagógico de Bernstein (2003b). Tal teoria é muito utilizada em trabalhos sobre políticas curriculares, apontando que estas são modificadas, selecionadas e adaptadas quando passam de seu campo de produção para o campo da reprodução, respeitando valores, ideologias e interesses deste último. Trazê-la pata a investigação sobre a própria prática significa acreditar que o professor possui uma estrutura interna própria, a qual orienta as modificações e adaptações que faz dos diversos discursos que chegam até ele, por exemplo, o currículo, o livro didático, teorias educacionais, metodologias de ensino e orientações diversas que recebe de órgãos oficiais com o a Secretaria de Educação. Para entender esse processo de recontextualização revisei minha trajetória na educação marcando como ponto inicial o término da licenciatura em Física em 2007 finalizando com o ingresso no mestrado em 2010. Assim, relacionei minhas as ações em sala de aula do início de 2011 com valores dos campos os quais já fiz parte, incluindo o próprio contexto da escola, pois não me afastei do cargo de professor efetivo de Fisica para realizar o mestrado. Esta é uma pesquisa qualitativa que ressaltou a importância da Formação Inicial na consolidação de elementos que regularam minha prática docente como a importância da interação professor-aluno mediada pelo diálogo, à elaboração de planos de aula flexíveis que podem ser mofidicados de acordo com as necessidades particulares da turma, a importância de observar as interações entre os alunos para...pt
dc.description.abstractIn the condition of beginning teacher and researcher, I sought to identify the factors that influenced my recontextuaklization of Problem-based learning using the theoretical concept of Bernstein's Pedagogic Discourse (2003b). This theory is widely used in work on curricular policies, pointing out that these are modified, selected and adapted when moving from its field of production for the field of reproduction, respecting values, ideologies and interest of the latter. Bring it to research on their own practice is to believe that the teacher has an internal structure itself, which directs the modifications and adaptations that make the various speeches that coming to him, for example, curriculum, textbooks, educational theories, teaching methodologies and guidance it receives from various official bodies such as the Secretary of Education. To understand this process of recontextualization reviewed my career in education and as a starting point the end of the graduation in Physics in 2007, ending with thw entry into Master's Degree in 2010. So, I connected my actions in the classroom in early 2011 with values of the fields which I have done part, including the proper context of the school, because I have not departed from his professorship to perform the search. This is a qualitative research that highlighted the importance of initial teacher education in the consolidation of elements that regulated my teaching practice like the importance of interaction between teacher-student mediated by the dialoque, the development of flexibe lesson plans that can be modified according to particular needs of the class, the importance of observing the interactions between students to interfere in their disposition in the classroom. As a beginning teacher, I recognize the influence of school context in my ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)
dc.format.extent146 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt
dc.subjectSpeeches, addresses etcen
dc.subjectProblem-based learningen
dc.titleA investigação sobre a própria prática de um professor iniciante sob o olhar da teoria da recontextualizaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000693688
dc.identifier.filemarquesdossantos_b_me_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes2571977671030681
unesp.author.lattes2571977671030681
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record