Show simple item record

dc.contributor.advisorTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
dc.contributor.authorMaia, Jorge Sobral da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z
dc.date.issued2011-06-09
dc.identifier.citationMAIA, Jorge Sobral da Silva. Educação ambiental crítica e formação de professores: construção coletiva de uma proposta na escola pública. 2011. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90964
dc.description.abstractLa formation d´un groupe de professeurs-chercheurs pour un processus de réflexion-action-réflexion sur leurs pratiques à partir de la construction collective d'un projet d´éducation environmentale dans la perspective sócio-histórique, c'est le but de cette étude. En suivant la méthodologie de recherhe-action, Il s'agit d'une école publique evec les professeurs d'enseigne fundamental, Il s'est organisé une série de stratégoes qui a permis d'identifié des problèmes sociaux et environnementaux présentes dans la vie quotidienne de l'institution. Le groupe d'enseignants de chercherurs a développé deux projets de recherche de leur pratique, ils ont également encouragé la participation communautaire dans les enfants Ecole Nationale de la Conférence et des jeunes pour l'environnement. Créer des partenarials avec des organisations non gouvernementales (ONG). Ces activités ont abouti à la rédaction de l'Agenda 21 à l'école. Les actions se élargiront entour de la communauté en train de rendre possible l'affrontement socio environnementaux caractéristique basée sur des principes critiques. Il a été conclu de cette étude que recherche-action a été suffisante pour répondre aux questions nécessaires pour la recherche méthodologique. En permettant aux enseignants d´élaborer des stratégies pour faire face aux situations fiées à leur pratique sociale et éducative montrant que l´école et le travail éducatif sont les éléments pour forger les idées nécessaires à une construction théorique des l´éducation environnementale critique dans la formation des éducateurs en environnementfr
dc.description.abstractA formação de um grupo de professores pesquisadores para um processo de reflexão-ação-reflexão sobre suas práticas e, a partir dai, construir coletivamente um projeto de educação ambiental na perspectiva sócio-histórica, constitui o objetivo desse estudo. Seguindo a metodologia da pesquisa-ação e atuando em uma escola estadual junto a professores do ensino fundamental, organizou-se um conjunto de estratégias que permitiu identificar os problemas socioambientais presentes no cotidiano da intituição. O grupo de professores e pesquisadoras elaborou dois projetos de pesquisa a partir de sua prática, também promoveram a participação da comunidade escolar na Conferência Nacional infanto-juvenil pelo ambiente. Instituíram parcerias com organizações não governamentais (ONGs). Essas atividades culminaram com a elaboração da Agênda 21 na escola. As ações expandiram para a comunidade no entorno possibilitando o enfrentamento das questões socioambientais característico da educação ambiental fundamentada em princípios críticos. Concluiu-se desse estudo que a pesquisação mostrou-se adequada para atender as questões metodológicas exigidas pela pesquisa. Permitiu construir, com os professores, as estratégias para o enfrentamento das situações relacionadas à sua prática social e pedagógica evidenciando que a escola e o trabalho educativo são os elementos ideais para forjar o campo teórico necessário para a construção da educação ambiental crítica na formação de educadores ambientaispt
dc.format.extent224 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectÉducation environnementaleen
dc.titleEducação ambiental crítica e formação de professores: construção coletiva de uma proposta na escola públicapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000677816
dc.identifier.filemaia_jbs_dr_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056079P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record