Show simple item record

dc.contributor.advisorBrito, Arlete de Jesus [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Simone da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.issued2012-05-29
dc.identifier.citationSILVA, Simone da. Panorama histórico do Mobral: operacionalização no município de Araras. 2012. 260 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91027
dc.description.abstractEste trabalho tem o intuito de realizar uma pesquisa documental sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), bem como sua operacionalização na cidade de Araras, interior de São Paulo, sem, no entanto, focarmos as práticas de sala de aula. Esta pesquisa utiliza tanto documentações cedidas pelo arquivo da Prefeitura Municipal de Araras, quanto jornais e entrevista com uma ex-alfabetizadora do movimento, além de uma análise nos documentos elaborados pelos organizadores do movimento. Com o propósito de estabelecer um diálogo com as atuais pesquisas desenvolvidas na área de História da Educação Matemática, localizamos nos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro alguns livros de matemática utilizados no MOBRAL, a fim de verificar como o ensino desta disciplina era proposto em materiais didáticos do movimento. Concluímos que a função da escolaridade pretendida pela Fundação MOBRAL estava relacionada ao retorno econômico, como, por exemplo, a formação de mão de obra. A proposta dos materiais didáticos não considerava o processo dialógico como elemento importante, priorizando a memorizaçãopt
dc.description.abstractThis work aims to make a documentary research on the Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), as well as its operation in the city of Araras, São Paulo, without, however, focusing on the practices of the classroom. This research uses both documents provided by the city of Araras, and newspapers and interview with a literacy extutor of the movement, and an analysis of documents elaborated by the organizers of the movement. In order to establish a dialogue with current research developed in the area of History of Education Mathematics, we find in the archives of the National Library of Rio de Janeiro some mathematical books used in MOBRAL in order to see how the teaching of this subject was proposed in the textbooks of the movement. We conclude that the level of education required by MOBRAL Foundation was related to the economic return, for example, the training of manpower. The proposal of teaching materials did not consider the dialogical process as an important element, prioritizing memorizationen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent260 p. : il., tabs.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMOBRALpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.titlePanorama histórico do Mobral: operacionalização no município de Araraspt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000700696
dc.identifier.filesilva_s_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record