Show simple item record

dc.contributor.advisorBaraldi, Ivete Maria [UNESP]
dc.contributor.authorRosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.identifier.citationROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação. 2013. 283 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91035
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo esboçar uma compreensão de como professores de matemática, em seu processo de formação, se aproximam da educação inclusiva de alunos com deficiência visual e de como percebem a educação inclusiva. Como fontes para a produção de dados tivemos, além da pesquisa bibliográfica e documental, os memoriais de formação de professores de matemática que participaram de um curso de Braille oferecido pela Universidade Federal Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Os memoriais foram escritos em um blog restrito criado exclusivamente para este fim (www.narrativasdeprofessores.com.br/jcow). Esse estudo fornece novos elementos para um projeto maior denominado Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) – projeto este que visa realizar um entendimento da formação de professores de matemática das distintas regiões que compõem o Brasil, ao trazer considerações acerca da educação inclusiva e a formação de professores (de Matemática), relação ainda pouco explorada nos trabalhos do Grupo. Por meio das análises efetuadas é possível perceber um movimento gradativo, mas ainda lento da universidade na tentativa de se adequar às leis vigentes, práticas (adaptadas) e vivências dos professores para o ensino de matemática em classes inclusivas e, ainda, que o do memorial de formação é uma ferramenta viável para a constituição de fontes para uma pesquisa em Educação Matemáticapt
dc.description.abstractThis research aimed to delineate an understanding of how mathematics teachers in their training process , they approach the inclusive education of students with visual impairments and how they perceive the inclusion. As sources for the production data had, in addition to literature and documents, training memorials of mathematics teachers who participated in a Braille course offered by Universidade Federal Fluminense in the state of Rio de Janeiro. The memorials were written in a restricted blog created exclusively for this purpose (www.narrativasdeprofessores.com.br/jcow). This study provides new evidences for a larger project called “Mapping the Practice and Training of Mathematics Teachers” developed in Brazil by Oral History and Mathematics Education Group (GHOEM) - this project aims to achieve an understanding of the training teachers in the different regions comprise Brazil, bringing considerations of inclusive education and teacher education (mathematics), a relation still little explored in the work of the Group. Through the analysis made is possible to realize: a gradual movement , but still slow university in an attempt to fit the laws, practices (adapted) and experiences of teachers for teaching mathematics in inclusive classes, and also that training memorial is a viable tool for the creation of sources for research in mathematics educationen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent283 p. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectDeficientes visuais - Educaçãopt
dc.subjectProfessores - Narrativas pessoaispt
dc.subjectProfessores de matematicapt
dc.subjectBlogspt
dc.titleProfessores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formaçãopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000733441
dc.identifier.file000733441.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record