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dc.contributor.advisorJavaroni, Sueli Liberatti [UNESP]
dc.contributor.authorZampieri, Maria Teresa [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2013-12-10
dc.identifier.citationZAMPIERI, Maria Teresa. A comunicação em uma disciplina de Introdução a Estatística: um olhar sob a formação inicial de professores de matemática a distância. 2013. 125 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91038
dc.description.abstractNessa pesquisa tive por objetivo investigar como se deu a comunicação entre os alunos, entre o professor e os alunos, e entre os tutores e os alunos na disciplina de Introdução a Estatística, a qual compõe a grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Roraima (UFRR), ofertado a distância e vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para cumprir tal objetivo, optei pela metodologia de pesquisa qualitativa, uma vez que estou interessada em aspectos subjetivos referentes a um determinado grupo social, o qual foi constituído pelos participantes dessa disciplina. O referencial teórico adotado nessa pesquisa foi um entrelaçamento de ideias, que, a saber, são: visão de conhecimento pautada na noção do construto teórico Seres-humanos-com-mídias (BORBA; VILLARREAL, 2005); as características da comunicação interativa e do estilo interativo de aprendizagem abordados por Silva (2000); os avanços oriundos da inteligência coletiva humana com relação a cada forma de comunicação (LEMOS; LEVY, 2010); e a adaptação de todas essas ideias para contemplar o contexto dessa pesquisa. Dessa forma, esses conceitos também são condizentes com os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa, que, a saber, foram: observação e participação ao longo de toda a disciplina, organização e análise dos dados, os quais são constituídos por discussões no fórum, mensagens privadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), entrevista com o professor por e-mail, relatos do coordenador por e-mail, videoconferências, atividades anexadas ao AVA, meu diário de campo, etc. Dentre os resultados apresentados, destaco que os estudos em grupo e as videoconferências apresentam potencialidades para que diversas formas de comunicação (bidirecional) se estabeleçam não somente no desenvolvimento dessa disciplina, como no curso do qual ela faz parte. Com isso, teço algumas considerações sobre essas...pt
dc.description.abstractIn this research I had the objective of investigating how was communication between students, between teacher and students, and between tutors and students in a course on Introduction to Statistics, which makes up the curriculum of Degree in Mathematics from the Universidade Federal de Roraima (UFRR) offered distance and tied the Universidade Aberta do Brasil (UAB). To fulfill this goal, I chose qualitative research methodology, since I am interested in subjective aspects related to a particular social group, that, namely, consists of participants from such discipline. The theoretical framework adopted in this research was an interweaving of ideas, which namely are: vision of knowledge based in the notion of the theoretical construct human-beings-with-media (BORBA; VILLARREAL, 2005), the characteristics of the interactive communication and interactive style of learning addressed by Silva (2000); advances arising from the collective human intelligence with respect to each form of communication (LEMOS; LEVY, 2010), and adaptation of all these ideas to contemplate the context of this research. Thus, these concepts are also consistent with the methodological procedures adopted in this research, which namely were: observation and participation throughout the discipline, organization and analysis of data, which in turn consist of discussions in the forum , private messages in the Virtual Learning Environment (VLE), interview with the teacher by e-mail, coordinator reports by e-mail, video conferencing, attached to AVA activities, field diary, e.g. Among the results, I emphasize that studies groups and videoconferences have capabilities for establishing various forms of communication (bidirectional) not only in the development of this discipline, as in the course of which it is part. With that, I raise some considerations about these capabilities, suggesting that there is an incentive for the development of activities that enhance dialogue, data...en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent125 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectDistance educationpt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectProfessores de matematicapt
dc.subjectComunicação escritapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.titleA comunicação em uma disciplina de Introdução a Estatística: um olhar sob a formação inicial de professores de matemática a distânciapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000733469
dc.identifier.file000733469.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
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