As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2012-04-03

Autores

Oliveira, Maria Angela de Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades didático-pedagógicas dos Blogs em uma Comunidade de Prática Virtual, em busca de respostas para a questão norteadora da pesquisa: Quais são as possíveis potencialidades didático-pedagógicas das redes comunicativas– Blogs – em uma Comunidade de Prática Virtual? Esta pesquisa está pautada nos pressupostos da pesquisa qualitativa com abordagem netnográfica, a qual permite o estudo das inter-relações existentes na Internet. O cenário para investigação e constituição dos dados foi por meio do Curso de Extensão intitulado “A utilização dos Blogs como recurso pedagógico na Educação Matemática”, no qual a pesquisadora atuou como professora monitora do Curso. O Curso foi a distância e teve como plataforma EaD o próprio Blog do Curso. O Curso abordou a inserção das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação – no contexto da Educação Matemática, a partir de reflexões teórico-metodológicas sobre teóricos e pesquisadores, que abordam as TIC na Educação. Além disso, esse Curso proporcionou reflexões sobre as possibilidades da implantação e da disseminação das TIC na Educação Matemática. Os professores participantes eram de diversos estados brasileiros e atuantes nos Ensinos Superior, Médio e Fundamental, a grande maioria atuando na rede pública. Durante o Curso, esses participantes tiveram a oportunidade de criar um Blog matemático. Este Curso permitiu a discussão das potencialidades didático-pedagógicas do Blog em uma Comunidade de Prática Virtual. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a formação de professores de Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação, destacando a prática docente do professor de Matemática e a importância da formação continuada, inter-relacionando a formação...
The present study aims to investigate the potential of the didactic and pedagogical Blogs in a Virtual Community of Practice in search of answers to the question guiding the research: What are the possible didactic and pedagogical potential of communication networks-Blog - in a Community Virtual Practice? This research is based on the assumptions of qualitative research with netnográfica, which allows the study of inter-relationships on the Internet. The scenario for research and creation of data was through the Extension Course entitled Use of Blogs as a pedagogical resource in Mathematics Education, in which the researcher worked as a teacher monitors the course. The course was a distance and distance learning platform was himself Blog Course. The course addressed the integration of ICT - Information and Communication Technology - in the context of mathematics education, from theoretical and methodological reflections on theoretical and researchers, addressing ICT in Education. Additionally, this course provided reflections on the possibilities of implementation and dissemination of ICT in Mathematics Education. The participants were teachers from several Brazilian states and active Teachings Upper, Middle and Elementary, the vast majority working in the public network. During the course, these participants had the opportunity to create a mathematical Blog. This course allowed the discussion of the potential didactic and pedagogical Blog into a Virtual Community of Practice. The theoretical component of the research first discusses the training of teachers of Mathematics and Information Technology and Communication, highlighting the practical teaching of the mathematics teacher and the importance of continuing education, inter-related teacher training and Information and Communication Technologies (ICT .) We then... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Redes sociais on-line, Blogs, Matemática - Estudo e ensino, Matemática - Formação de professores

Como citar

OLIVEIRA, Maria Angela de Oliveira. As possíveis inter-relações das redes comunicativas - blogs - e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática. 2012. 200 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.