Show simple item record

dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Luzia Aparecida de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:52Z
dc.date.issued2006-02-03
dc.identifier.citationSOUZA, Luzia Aparecida de. História oral e Educação Matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. 2006. 311 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91070
dc.description.abstractEssa pesquisa procura constituir um primeiro cenário do trabalho na interface história oral e Educação Matemática e, a partir deste, olhar para as questões que têm fundamentado este trabalho. Para tanto, optou-se pela realização de entrevistas com pesquisadores em Educação Matemática que se dedicam ao trabalho/estudo da história oral e por uma revisão das produções (publicações em revistas, periódicos, teses e dissertações) destes pesquisadores. As entrevistas parecem ter se constituído como uma forma interessante de re-significação de trabalhos escritos em épocas distintas e de atualização da compreensão de alguns conceitos. Emergem desse estudo discussões acerca dos fundamentos da história oral e de como esta vem sendo pensada na/para a Educação Matemática. As noções de documento, História, memória, análise, entre outras, colocam-se como fundamentais para a constituição/compreensão deste primeiro cenário e a história oral na Educação Matemática é apresentada como uma trajetória peculiar que se diferencia, por vezes, veementemente de como a história oral vem sendo pensada em outras áreas de pesquisa como a Sociologia, a Antropologia, os Estudos Culturais e a própria História.pt
dc.description.abstractThis work intends to sketch a general picture of the relation between Mathematics Education and Oral History, in order to understand the theoretical framework which supports that work. Mathematics Education researchers whose work involves Oral History were interviewed and their work (papers, dissertations, reports etc) analyzed. The interviews and data analysis were an interesting way to notice that these scientific works and the concepts they present gradually assume different meanings to the researchers themselves. Documents, History and memory, among other themes, are essential elements to understand the theoretical framework we are working within. Our analysis focusing investigations in Mathematics Education in which Oral History takes part as the main methodology shows that Oral History in Mathematics Education can be taken as a resource truly distinct from the Oral History developed by other areas of knowledge, as Sociology, Anthropology, Cultural Studies and History itself.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent311 f. + 1 CD-ROM
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Históriapt
dc.subjectHistoria oralpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectOral historyen
dc.titleHistória oral e Educação Matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versõespt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000465519
dc.identifier.filesouza_la_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
unesp.advisor.lattes5089072868644414[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-0750-8483[1]
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record