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dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorMartins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:54Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:54Z
dc.date.issued2007-12-14
dc.identifier.citationMARTINS-SALANDIM, Maria Ednéia. Escolas técnicas agrícolas e educação matemática: história, práticas e marginalidade. 2007. 265 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91107
dc.description.abstractNeste trabalho, procuramos trazer para o âmbito acadêmico discussões referentes a uma modalidade de ensino que nele tem ocupado pouco espaço: o técnico agrícola. Utilizamos a História Oral como principal metodologia de pesquisa, além de visitas às escolas agrícolas focadas e consultas a documentos em seus arquivos, como antigos livros ponto e livros de ata. A partir de entrevistas com professores de Matemática que atuaram nesses núcleos de ensino nas décadas de 1950 a 1970, tentamos constituir uma história de sua formação em Matemática, suas formas de atuação, especificidades dessas escolas e inserção do discurso desses professores na história da Educação Matemática Brasileira, assumindo o conceito de marginalização como principal eixo para as análises.pt
dc.description.abstractThis work intends to bring to academic universe a theme that has been usually neglected by researchers: the Agricultural Technical School system. Although Oral History was the main methodological approach chosen, visits to some of these schools were done and also written documentation was used as guides. Our starting point to this study was interviews with Math teachers who had lead classrooms in these schools from 50´s to 70´s. In these interviews they told us about their initial and in-service formation and about the agricultural technical schooling in general. From this we tried to inscribe Agricultural Technical School and its teachers in the discourse of History of Education in Brazil and, particularly, in the History of Brazilian Mathematics Education, assuming the concept of marginalization as the main axis in our analysis.en
dc.description.sponsorshipSee-Sp
dc.format.extent265 f. : il., fots.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectHistoria oralpt
dc.subjectEnsino tecnicopt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectEnsino técnico agrícolapt
dc.subjectMarginalizaçãopt
dc.subjectMath educationen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectOral historyen
dc.subjectAgricultural technical school systemen
dc.subjectMarginalizationen
dc.titleEscolas técnicas agrícolas e educação matemática: história, práticas e marginalidadept
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos-científicospt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.aleph000539286
dc.identifier.filesalandim_mem_me_rcla.pdf
dc.identifier.capes33004137031P7
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