O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-09-22

Autores

Rehder, Juarez Garzon [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar e verificar, como ocorre a integração e a complementação dos saberes presentes na formação inicial dos alunos trabalhadores noturnos, de um curso de Licenciatura em Matemática. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com questionários e entrevistas semi-estruturadas como instrumentos de coleta, com a finalidade de conhecer a trajetória escolar, a visão da futura profissão, bem como os dilemas e as dificuldades enfrentadas durante o curso, partindo-se do pressuposto de que esses alunos oriundos em sua maioria de escolas públicas, têm se constituído na clientela majoritária dos cursos de licenciatura das faculdades privadas. Buscou-se verificar os saberes presentes no processo de formação inicial desses alunos e de que maneira se dá a relação entre estes saberes, o processo de construção da identidade e o desenvolvimento profissional. A análise dos dados mostrou que os alunos têm deficiências anteriores de conteúdos matemáticos, possuindo dificuldade e insegurança em relação aos saberes didáticos e curriculares, devido à conciliação entre estudo e trabalho. Revelam imagens positivas e coerentes com relação à futura profissão, que podem influenciar no desenvolvimento profissional. Verificou-se também a necessidade de reflexão dos órgãos governamentais responsáveis, ao implementarem novas medidas nesta área de formação inicial.
The purpose of this research is to identify and verify how the integration and complementation of night worker students' previous educational knowledge takes place in a Mathematics Licensure course. The methodology used has a qualitative research approach, with the use of questionnaires to gather data, and semi-structured interviews to get to know the school trajectory of the students and their view of the future profession, as well as the dilemmas and difficulties they have gone through, taking into consideration that most of these students come from public schools and represent a major group in private college licensure courses. The work also tries to verify which kind of knowledge was present in their previous education, and the ways it relates to their identity formation process and professional development. The data analysis showed that the students have previous deficiencies of mathematical contents, and that they have difficulty and insecurity related to didactical and curricular knowledge due to conciliation between study and work. The data also reveal positive and coherent images concerning the future profession which can have influence over the professional development. A need of reflection by the responsible governmental organs was also identified, so that new measures in this area of initial formation can be implemented.

Descrição

Palavras-chave

Escolas noturnas, Estudante - Trabalhador noturno, Identidade profissional, Student - Night Worker, Professional identity

Como citar

REHDER, Juarez Garzon. O Ensino noturno como palco para a formação de licenciatura em matemática. 2006. v, 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.