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dc.contributor.advisorMello, Suely Amaral [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Aline Escobar Magalhães [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:55Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:55Z
dc.date.issued2009-03-25
dc.identifier.citationRIBEIRO, Aline Escobar Magalhães. As relações na escola da infância sob o olhar do enfoque histórico-cultural. 2009. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91179
dc.description.abstractO presente trabalho pesquisou as relações constituintes do processo de apropriação-objetivação do mundo da cultura humana pela criança na Escola da Infância sob o olhar do Enfoque Histórico-Cultural. No processo de pesquisa, parti do problema: as relações que se estabelecem na escola da infância são promotoras do desenvolvimento das máximas possibilidades de desenvolvimento humano nas crianças? Para compreender o objeto de estudo e responder à problemática, o objetivo da pesquisa foi observar com que elementos da cultura as crianças se relacionam; como se relacionam com a cultura e que papel as professoras têm no estabelecimento dessas relações entre as crianças e a cultura. Ao entender a professora como responsável pela organização dos espaços, dos materiais e do tempo das crianças na escola, a pesquisa contemplou as concepções das professoras, concepções estas norteadoras de suas intenções, falas, atitudes e de suas práticas pedagógicas. As percepções infantis acerca das situações pedagógicas vivenciadas na Escola da Infância também serviram de indicadores na análise dos dados. De acordo com o Enfoque Histórico-Cultural, as relações estabelecidas entre a criança e a cultura representam força motivadora em sua formação e desenvolvimento psíquicos. Mais importante do que as próprias relações, o enfoque chama a atenção para o sentido atribuído pela criança ao que vive, pois este representa aspecto determinante em seu processo de formação humana. Assim, esta dissertação se configura em consonância com um olhar teórico que entende a criança como capaz de aprender desde muito pequena, contribuindo para a construção de um olhar voltado à criança pequena e favorecendo a reflexão acerca da Educação Infantil como elemento propulsor da formação humana plena nas crianças. Inicialmente aprofundei os estudos das questões teóricas...pt
dc.description.abstractNot available.en
dc.format.extent180 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectRelações culturaispt
dc.subjectPercepções infantispt
dc.subjectEnfoque histórico-culturalpt
dc.titleAs relações na escola da infância sob o olhar do enfoque histórico-culturalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaAbordagens pedagógicas do ensino de linguagenspt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000596482
dc.identifier.fileribeiro_aem_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
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