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dc.contributor.advisorManzini, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Michele Oliveira da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:56Z
dc.date.issued2010-02-10
dc.identifier.citationSILVA, Michele Oliveira da. Protocolo para prescrição ou adaptação de recursos pedagógicos para alunos com paralisia cerebral. 2010. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91191
dc.description.abstractAlguns dos critérios para garantir o acesso educacional ao aluno com paralisia cerebral são: adequar os recursos pedagógicos, favorecer a interação social, adequar o mobiliário e favorecer as oportunidades de ensino oferecidas no ambiente da sala de aula. Especificamente nos casos em que os recursos pedagógicos não são acessíveis aos alunos, é necessário adaptálos para atender às suas necessidades e potencialidades educacionais. Nesse contexto, antes de adaptar um recurso pedagógico e planejar estratégias de ensino é necessário avaliar: 1) as características do aluno: características motoras, cognitivas, sensoriais, sociais, preferências individuais e familiares; 2) características do contexto da sala de aula. Dessa maneira, essa pesquisa teve o objetivo de elaborar um instrumento para a prescrição e adaptação de recursos pedagógicos para o ensino do aluno com paralisia cerebral, destinado ao profissional da área de educação especial. Participaram desta pesquisa, onze estudantes do quarto ano de pedagogia da Habilitação em Educação Especial, área de deficiência física e quatro profissionais da área da educação especial. O instrumento foi elaborado em quatro versões. A primeira versão foi usada por um grupo de cinco estudantes. A discussão com esses participantes resultou na construção da segunda versão. A segunda versão foi usada por outro grupo de seis estudantes e por dois profissionais da área de educação especial na avaliação de uma aluna com paralisia cerebral matriculada na segunda série do Ensino Fundamental. Após a discussão da aplicação do segundo grupo e as considerações dos profissionais, a terceira versão foi construída e analisada por outros dois profissionais da área de educação especial. A discussão da terceira versão resultou...pt
dc.description.abstractSome of the criteria to ensure educational access for students with cerebral palsy are adequate teaching resources, promote social interaction; match the furniture and encourage educational opportunities offered in the environment of the classroom. Specifically where teaching resources are not accessible to students, it is necessary to adapt them to suit your needs and educational possibilities. In this context, before adapting a teaching resource planning and teaching strategies need to be assessed: 1) student characteristics: features motor, cognitive, sensory, social, individual and family preferences, 2) characteristics of the context of the classroom. Thus, this study aims to develop an instrument for the prescription and adjustment of teaching resources for teaching students with cerebral palsy, for the professional field of special education. Participants were eleven students in the fourth year of teaching of Special Education, area of disability and four professionals in the field of special education. It was developed in four versions. The first version was used by a group of five students. The discussion with the participants resulted in the construction of the second version. The second version was used by another group of six students and two professionals in the field of special education in the assessment of a student with cerebral palsy enrolled in second grade of elementary school. After discussing the application of the second group and the considerations of professionals, the third version was built and analyzed by two other professionals in the field of special education. The discussion of the third version resulted in the elaboration of the fourth version. First, the development of this research has helped to provide methodological steps on the construction of an assessment tool within the area of pedagogy on the other... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent125 f. : il. color. + Apêndices
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectParalisia cerebral nas criançaspt
dc.subjectParalisia cerebral - Crianças - Avaliaçãopt
dc.subjectParalisia cerebral - Crianças - Adaptação de recursos pedagógicospt
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectStudent with cerebral palsyen
dc.titleProtocolo para prescrição ou adaptação de recursos pedagógicos para alunos com paralisia cerebralpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaEducação especial no Brasilpt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000618826
dc.identifier.filesilva_mo_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9155295594995876
unesp.author.lattes9155295594995876
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