Show simple item record

dc.contributor.advisorArena, Dagoberto Buim [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Greice Ferreira da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2009-02-20
dc.identifier.citationSILVA, Greice Ferreira da. Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos. 2009. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Dilosofia e Ciências, 2009.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91253
dc.description.abstractA antecipação da escolarização traz a preocupação em alfabetizar precocemente as crianças na Educação Infantil. Essa alfabetização, muitas vezes pautada na decifração de sinais gráficos e na oralização, acaba por desenvolver comportamentos alfabéticos, mas não condutas de leitor. Este trabalho apresenta, como objetivo geral, verificar como a formação de alunos leitores ocorre na Educação Infantil em um processo que considera a leitura como compreensão, envolvendo a apropriação dos significados presentes na situação de leitura, em atividades que façam sentido para o aluno, no contexto das histórias em quadrinhos. A pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar as atitudes próprias de um leitor como parte do processo de apropriação da leitura por crianças de 5 e 6 anos; 2) Verificar como ocorre o processo de atribuição de sentido na leitura desse gênero discursivo; 3) Verificar como a metodologia adotada pela professora interferiu no processo de apropriação da leitura dos alunos, ao romper com a restrição do uso de histórias em quadrinhos nessa etapa escolar. Essa pesquisa foi fundamentada no arcabouço teórico de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com outros estudiosos sobre a leitura e sobre as histórias em quadrinhos. Foi realizado um trabalho pedagógico planejado intencionalmente e organizado num contexto dialógico e interativo, enfocando a leitura de histórias em quadrinhos com uma classe de Pré III de uma escola pública municipal da cidade de Marília- SP, com crianças de cinco e seis anos. Trata-se de uma pesquisa-ação que teve a duração de seis meses, compreendidos entre junho e dezembro de 2007. A pesquisa-ação busca a compreensão e interação entre pesquisadores e membros da situação investigada orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação...pt
dc.description.abstractThe anticipation of schooling brings the concern in teaching literacy children in early childhood education. This literacy often based on deciphering of graphic signs and on oral reading meaningless develops alphabetic behavior, but no reader conducts. This report presents as general goal, verify how the formation of reader students occurs in childhood education, in a process that considers the reading as comprehension, involving the appropriation of meanings in the situation of reading, in activities that make sense for the students, in the context of comics. The research presents as specifics goals: 1) Examine the personal attitudes of a reader as part of the process of reading appropriation for five and sixyear- old children; 2) Verify how the process of attributing sense occurs while reading this genre of discourse; 3) Verify how the methodology adopted by the teacher interfered in the process of reading appropriation of the children, breaking the restriction of the use of comics in this school grade. This research was based on the theoretical framework of Bakhtin in dialogue with the Historical-Cultural Theory, with others researchers on reading and on comics. It was accomplished a pedagogic work intentionally planned and organized in interactive and dialogic context, focusing on the reading of comics with a class of Pré III, of a local public school in the city of Marília – SP, with five and six-year-old children. This is a research-action that had the duration of six months, between June and December 2007. Research-action seeks understanding and interaction between researchers and members of the investigated situation oriented according to the resolution of problems and goals of transformation. This research used the following instruments to collect data: interviews, children speech and their digressions and the universal observation. The instruments of data analysis were the... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent192 f. : il. color. + apêndices.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)pt
dc.subjectHistórias em quadrinhospt
dc.subjectCompreensão na leiturapt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectFormação do leitorpt
dc.subjectFormation of readersen
dc.subjectReadingen
dc.subjectComicsen
dc.subjectChildhood educationen
dc.titleFormação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhospt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000584122
dc.identifier.filesilva_gf_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9019185751164438
unesp.author.lattes9019185751164438
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record