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dc.contributor.advisorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorCunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2008-01-23
dc.identifier.citationCUNHA, Vera Lúcia Orlandi. Desempenho de escolares de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental em Provas de Habilidades Metalingüísticas e de Leitura (PROHMELE). 2008. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91268
dc.description.abstractConsiderando que as habilidades metalingüísticas se correlacionam fortemente com o desenvolvimento da aprendizagem da linguagem escrita, de acordo com a literatura, este estudo tem como objetivo avaliar os escolares de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental em suas habilidades metalingüísticas e de leitura, sendo que para esta última toma-se a palavra como unidade lingüística, pois o aspecto focado é a leitura em termos de decodificação. Para esta avaliação são elaboradas provas específicas para este fim, a partir de um banco de palavras retiradas dos livros didáticos utilizado pelos alunos das escolares municipais da cidade de Marília/SP. Cada item da prova é formado seguindo os princípios fonológicos da língua portuguesa do Brasil. São avaliados 120 alunos da 1ª., 2ª., 3ª. e 4ª. séries de uma escola municipal da cidade de Marília/SP, divididos em 4 grupos, respectivamente GI, GII, GIII e GIV. As provas elaboradas e aplicadas a todos esses discentes são: Provas de habilidades metalingüísticas (identificação de sílaba e fonema inicial, final e medial e, segmentação, adição, substituição, subtração, combinação de sílabas e fonemas), além de repetição de não-palavras; provas de leitura (leitura de palavras reais, baseadas nas regras de decodificação do português do Brasil de Scliar-Cabral, e leitura de pseudo-palavras). Os resultados são analisados quantitativamente por meio de análise estatística e qualitativamente por meio das regras de decodificação de Scliar-Cabral, sendo que o critério de análise é para respostas incorretas. Os dados encontrados revelam que houve diferença estatisticamente significante entre os grupos nas habilidades metalingüísticas silábicas e fonêmicas, com as médias diminuindo da 1ª. a 4ª. séries sucessivamente, havendo diferença estatisticamente significante...pt
dc.description.abstractConsidering that metalinguistic skills are strongly correlated to the development of the learning of written language, according to the literature, this study aimed at evaluating students from 1st to 4th grades of the elementary level in their metalinguistic and reading skills, and in relation to the latter the word was taken as linguistic unit, because the focused aspect was reading at the decoding level. For this evaluation specific tests were elaborated, starting from a bank of words removed from text books used in the municipal schools of the city of Marília/SP. Each item of the test was formed following the phonological principles of the Portuguese language of Brazil. A total of 120 students from 1st, 2nd, 3rd and 4th grades of a municipal school of the city of Marília/SP was evaluated, divided in 4 groups, respectively GI, GII, GIII and GIV. The tests which were elaborated and used in all schools were: Tests of metalinguistic skills (syllable identification and initial phoneme, end and medial, and segmentation, addition, substitution, subtraction, combination of syllables and phonemes), besides repetition of non-words; reading tests (reading of real words, based on the rules of decoding of the Portuguese language from Scliar-Cabral's, and pseudo-words reading). The results were analyzed quantitatively through statistical analysis and qualitatively through the rules of decoding of Scliar-Cabral, and the analysis criterion was incorrect answers. The data found revealed that there was statistically significant difference among the groups in the syllabic and phonemic metalinguistic skills, with the averages decreasing successively from the 1st to 4th grades. There was also statistically significant difference in the tests of repetition of non-words, in the time of reading of real words and of pseudo-words and in the decoding rules among GI, GII and GIII, with the averages... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent176 f. : il. color.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLeitura (Ensino de primeiro grau)pt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectReadingsen
dc.subjectMetalinguístics skillsen
dc.subjectLearningen
dc.titleDesempenho de escolares de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental em Provas de Habilidades Metalingüísticas e de Leitura (PROHMELE)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000547296
dc.identifier.filecunha_vlo_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes9057316530389548
unesp.author.lattes9057316530389548
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