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dc.contributor.advisorBraga, Tania Moron Saes [UNESP]
dc.contributor.authorCorrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:16Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:16Z
dc.date.issued2003
dc.identifier.citationCORRÊA, Carmen Izaura Molina. Análise da participação de uma escola pública na educação sexual de seus alunos. 2003. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91301
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar a presença de ações educativas voltadas à sexualidade em uma escola pública de uma pequena cidade do interior paulista e as sugestões apontadas pelos professores e alunos para a viabilização de ações voltadas à realidade escolar. Foram utilizados questionários e registros de ocorrências para a coleta de dados junto a professores e alunos. Os resultados indicaram que a abordagem dos assuntos relativos à educação sexual está condicionada ao currículo de matérias específicas e vinculada à figura do professor, sendo realizada de maneira assistemática e descontínua, distante das proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Utilizando-se o referencial da psicologia da saúde e os princípios da análise do comportamento, identificou-se a necessidade de programas de intervenção dirigidos primeiramente à capacitação de professores e, em seguida, à promoção da saúde de alunos, focando-se conteúdos e habilidades envolvidos no comportamento sexual saudável.pt
dc.description.abstractThe objective of this study is to identify the presence of educative actions directed to sexuality in a public school of a small town of the Paulista country and the sugestions showed by teachers and pupils to make possible the actions concerning the educational reality. Questionnaires and registrations of occurrences have been used to the data collection related to teachers and pupils. The results showed that the approach of the subjects relating to sexual education is conditioned to the curriculum of specific disciplines and linked to the teacher's figure, being performed in an asystematic and discontinuous way, remote from the propositions of the National Curricular Parameters. By using the reference of health psychology and the principles of behaviour analysis, it has been identified the necessity of intervention programs directed firstly to capacitate teachers and then to promote the pupils health, emphasizing contents and abilities involved in healthy sexual behaviour.en
dc.format.extent148 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação sexualpt
dc.subjectOrientação sexualpt
dc.subjectEducação sexual - Escola Públicapt
dc.subjectSexual education - public schoolen
dc.subjectSexual orientation - public schoolen
dc.titleAnálise da participação de uma escola pública na educação sexual de seus alunospt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileira - Educação, saúde e comunidadept
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000206073
dc.identifier.filecorrea_cim_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes6535356022897474
unesp.author.lattes6535356022897474
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