Show simple item record

dc.contributor.authorMonteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
dc.contributor.authorGaspar, Alberto [UNESP]
dc.contributor.authorVillani, Alberto
dc.date.accessioned2014-05-20T13:27:40Z
dc.date.available2014-05-20T13:27:40Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400016
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 4, p. 997-1010, 2012.
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/9167
dc.description.abstractEstudos têm mostrado a importância das interações sociais desencadeadas em sala de aula como fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Contudo, o professor deve ser capaz de motivar os estudantes para se envolverem mais ativamente com as atividades de ensino propostas. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre as interações sociais desenvolvidas no contexto de uma sala de aula do Ensino Médio, que explicou os princípios da conservação da energia mecânica com uma aula experimental de demonstração. O principal objetivo era entender como o discurso do professor pode contribuir para o bom nível de motivação do aluno durante uma aula. As entrevistas com professor e alunos e todo o processo de interação durante as atividades foram gravados, transcritos e analisados . Os resultados ressaltam a importância da abordagem discursiva dos professores para manter o processo de motivação entre os alunos.pt
dc.description.abstractStudies have shown the importance of social interactions triggered in the classroom as key to student learning. However, the teacher should be able to motivate students to engage more actively with proposals for activities. This article presents the results of an investigation into the social interactions developed in the context of a classroom of high school which explained the principles of conservation of mechanical energy with a trial demonstration. The main objective was to understand how the discourse of the teacher can contribute to the proper level of motivation of the student during a lesson. Interviews with teachers and students and the whole process of interaction during the activities were recorded, transcribed and analyzed. The results underscore the importance of the discursive approach of teachers to maintain the process of motivation among students.en
dc.format.extent997-1010
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.sourceSciELO
dc.subjectInteração socialpt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.subjectDiscurso do professorpt
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectTeacher's speechen
dc.titleA influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aulapt
dc.title.alternativeThe influence of a teacher's speech on the motivation and social interactions with studentsen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Instituto de Física Departamento de Física Experimental
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132012000400016
dc.identifier.scieloS1516-73132012000400016
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.fileS1516-73132012000400016.pdf
dc.identifier.lattes0143498612781228
unesp.author.lattes0143498612781228
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record