Educação Sexual na Escola: concepções e práticas de professores

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Data

2010-02-12

Autores

Martin, Selma Alves de Freitas [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente Dissertação de Mestrado é uma investigação vinculada ao programa de Mestrado em Educação da FCT/UNESP, e se insere na linha de pesquisa: Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores. Sua problemática se organiza na busca da concepção de professores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente sobre sexualidade, bem como sobre a responsabilidade na Educação Sexual dos alunos. Busca ainda verificar o significado que as professoras atribuíram a um curso de extensão universitária on-line sobre Sexualidade e Adolescência em que participaram e verificar se houve ações de educação sexual na sua prática educativa, após 18 meses da participação no curso. O referencial teórico se baseia no conceito de professor crítico-reflexivo, discutido por vários autores, e na idéia de aplicar este conceito à educação sexual. A pesquisa foi realizada com treze professoras de 3ªs séries da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente-SP, de onze unidades escolares diferentes. As professoras participantes da pesquisa foram incluídas em um curso via on-line, na plataforma Moodle, realizado e coordenado por profissionais do Grupo EDUSEX – Educação Sexual do CEAD – Centro de Educação à Distancia da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, denominado “Conversando sobre Sexualidade Adolescente”, numa parceria interinstitucional entre FCT-UNESP / NUDISE – Núcleo de Diversidade Sexual na Educação e UDESC...
This Master Thesis is an investigation linked to the master's program in Education at FCT / UNESP, and is in search line: Public Policy, School Organization and Teacher Education. Its problem is organized in the pursuit of conceptions of teachers from public schools in Presidente Prudente about sexuality education, as well as their responsibility in the sexual education of students. It also seeks to check the meaning that the teachers attributed to a university extension course on-line on Sexuality and Adolescents that they attended and see if there are actions of sex education in their educational practice, after 18 months of the course. The theoretical framework is based on the concept of critical-reflective teachers, discussed by several authors, and the idea of applying this concept to sex education. The research was conducted with thirteen teachers of 3d graders of the Municipal Education in Presidente Prudente-SP, from eleven different school units. The teachers participating in the survey were included in a course via online, in Moodle, conducted and coordinated by professionals of the EDUSEX - CEAD Sexual Education - Center for Distance Education at UDESC - State University of Santa Catarina, called Talking about Adolescent Sexuality, an institutional partnership between FCT-UNESP / NUDIS - Center for Sexual Diversity in Education and UDESC... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Educação sexual, Sex Education, Sexuality, Continuing Education

Como citar

MARTIN, Selma Alves de Freitas. Educação Sexual na Escola: concepções e práticas de professores. 2010. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.