Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química

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Data

2012-08-09

Autores

Ornellas, Janaína Farias de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida na disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/FCT, levado a termo com licenciandos em Química. Nesse estudo buscamos relacionar duas esferas: a interação verbal e atividade prática, com a formação inicial de professores na tentativa de proporcionar nas aulas, momentos nos quais os sujeitos pudessem ter contato com metodologias e recursos didáticos diversificados. Assim, nossa investigação centra-se em verificar as percepções dos sujeitos participantes da pesquisa a respeito do uso das atividades experimentais e com isso também promover junto aos licenciandos uma reflexão sobre sua própria formação. A relação entre essas duas esferas foi possível e justifica- se pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas do pensamento e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Para alcançar nossos objetivos utilizamos como fonte de dados, dentre todas as atividades desenvolvidas nas aulas, a aula na qual foi conduzida uma atividade experimental do tipo investigativa aberta, a fim de os alunos expressassem suas percepções, ideias e conhecimentos de forma que pudessem refletir sobre o ensino. Optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos a partir de diários de sala, de gravações em áudio da aula, entrevistas reflexivas e questionário semiestruturado. Para a análise, utilizamos o instrumento analítico proposto por Mortimer, Massicame, Tiberghien e Buty...
The present study, linked to the research line called Educational Practices and Teacher Education of the Education Graduation Program, presents the results of a research developed in the discipline Instrumentation for the Teaching of Chemistry II, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP / FCT, carried to term with chemistry students who want to teach. In this study we sought to relate two dimensions: verbal interactions and practical activities with the initial training of teachers in an attempt to provide in the classes, times in which the subjects could have contact with diverse methodologies and teaching resources. Our research focuses on verifying the perceptions of the subjects in the research regarding the use of experimental activities and also promotes it to undergraduates with a reflection on their own training. The relationship between the two dimensions is possible and justified by the influence that practical activities have on the structures of thought and, consequently, on the construction of new meanings in these statements. To achieve our goals we use as a data source, among all activities in the classroom, the lesson in which an experimental investigative opened activity type was conducted, in other words, without a script, in order to express their perceptions, ideas and knowledge so that they could reflect on teaching. We chose a qualitative approach, in which data were obtained from diary classes, audio recordings of classroom and reflective and semi-structured interviews with prospective teachers. For the analysis, we use the analytical tool proposed by Mortimer, Massicame, Buty and... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Educação, Formação profissional, Quimica

Como citar

ORNELLAS, Janaína Farias de. Interação verbal e atividade prática experimental investigativa: dimensões para repensar a formação inicial de professores de Química. 2012. 279 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.