Show simple item record

dc.contributor.advisorMorelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Andressa Florcena Gama da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.issued2013-08-13
dc.identifier.citationCOSTA, Andressa Florcena Gama da. Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática. 2013. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92252
dc.description.abstractEsta pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Câmpus de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, tem como objetivo investigar as práticas avaliativas dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista as recomendações da área de Educação Matemática presentes nas pesquisas e nos documentos orientadores do ensino. Realizamos um levantamento por meio do qual foi possível perceber a pequena quantidade de estudos sobre Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Dentre 1396 trabalhos publicados nos anais dos eventos ANPEd (2000- 2011), ENEM (2007 e 2010) e SIPEM (2009 e 2012), apenas 12 tinham ligação com o assunto. Situação semelhante ocorre nas pesquisas de Mestrado e Doutorado (2000- 2009) disponíveis no portal da CAPES: das 71 pesquisas de avaliação em matemática, apenas 15 discutiam a temática no contexto dos anos iniciais e, destas, poucas analisavam as práticas avaliativas no contexto da sala de aula, o que torna relevante a investigação proposta. Após levantamento das pesquisas sobre avaliação em matemática, a coleta de dados, em campo, processou-se em duas fases: a primeira correspondeu à aplicação de um questionário junto a professores do 5º ano da rede municipal de Presidente Prudente (19 professores); a segunda envolveu entrevistas e observação das aulas de duas professoras. Os dados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, com a qual buscamos compreender...pt
dc.description.abstractThis qualitative research developed by the program graduate education in the FCT / UNESP / Campus of Presidente Prudente, SP, in the search line Formative Processes and Practices in Education, aims to investigate assessment practices of teachers of the first years of elementary school, in view of the recommendations in the area of mathematics education in the present research and education policy documents . We conducted a survey through which we saw the small number of studies on Assessment in Mathematics in the early years. Among 1396 papers published in the proceedings of events ANPEd ( 2000-2011 ) , ENEM (2007 and 2010 ) and SIPEM (2009 and 2012 ) , only 12 were connected with the subject . A similar situation occurs in the Masters and PhD research (2000-2009) on the portal of CAPES: from 71 evaluation studies in mathematics, only 15 discussed the issue in the context of the early years , and of these , few analyzed the assessment practices in the context of classroom , which is relevant to the proposed research . After surveying the research on assessment in mathematics, data collection in the field, was processed in two phases... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent156 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectEducationpt
dc.titlePráticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemáticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.researchAreaPráticas e Processos Formativos em Educaçãopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.aleph000731992
dc.identifier.filecosta_afg_me_prud.pdf
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes5074643701525672
unesp.author.lattes5074643701525672
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record