Show simple item record

dc.contributor.advisorSchlünzen, Elisa Tomos Moriya [UNESP]
dc.contributor.advisorSilva, Maria da Graça Moreira da [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Flaviana dos Santos [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.issued2006-08-18
dc.identifier.citationSILVA, Flaviana dos Santos. A formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalho. 2006. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92385
dc.description.abstractO objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de formação em serviço de cinco (5) educadores do Ensino Fundamental (5ª e 6ª série), de uma escola da Rede Pública de Presidente Prudente, para fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como mídias no desenvolvimento de projetos de trabalho. Para tanto, a abordagem metodológica adotada foi baseada no estudo de caso do tipo observacional e no ciclo da dialética definido por ação-problema-reflexão-ação, a fim de provocar mudanças na pratica pedagógica dos educadores, procurando criar um ambiente Construcionista, Contextualizado e Significativo - CCS para favorecer a construção do conhecimento dos alunos. A investigação foi realizada no ambiente escolar no período de março/2004 a dezembro/2005, buscando propiciar a troca, a reflexão e a cooperação entre os envolvidos, por intermédio de intervenções ocorridas semanalmente em três momentos: nas Horas de Trabalho coletivo (HTPC), Sala Ambiente de Informática (S.A.I.) e Sala de Aula (S.A.). Como resultados, destaca-se a mudança na prática pedagógica dos educadores que usaram recursos disponíveis na Internet (diário e jornal eletrônico, bate-papo e e-mail) como mídias pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem e um melhor desempenho escolar dos alunos considerados inicialmente analfabetos funcionais, notados por meio dos exames: Sistema de Avaliação Rendimento Escolar Marietta (SAREM) e Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP).pt
dc.description.abstractThis research analyses the on-site training process of five (5) educators of the Primary Education (5th and 6th grades) of a school in the Public Network of the city of Presidente Prudente, using Technology of Information and Communication (TIC) as a medias for project based learning. Research/training was on the study of case type observation and cycle of the dialectic defined for action-problem-reflection-action the methodological approaches chosen on the intent to provoke shifts in the pedagogical practice of the educators, aiming to create Constructionist, Contextualized and Significative (CCS) Environments, favoring the construction of the students' knowledge. The research was conducted in the school environment from march 2004 to december 2005, trying to improve interchange, reflection and cooperation among the participants, through interventions realized weekly in three situations: during Collective Work Hours (HTPC), Computing Environment Rooms (SAI) and Classrooms (SA). As results, I highlight the shift in the pedagogical practice of the educators which used resources available on Internet (weblogs, newsgroups, chats and email) as pedagogical medias of the teaching and learning processes and the improvement of the students grades which were initially considered functionally illiterates, detected through the tests: School Efficiency Evaluation System (SAREM) and São Paulo School Efficiency Evaluation System (SARESP).pt
dc.format.extent149 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação - Formação de professorespt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducator trainingen
dc.subjectConstructionisten
dc.titleA formação de educadores em serviço no contexto escolar: mídias digitais e projetos de trabalhopt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.aleph000476680
dc.identifier.filesilva_fs_me_prud.pdf
dc.identifier.capes33004129044P6
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record