Show simple item record

dc.contributor.advisorRaboni, Paulo Cesar de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Regina Martoni Mansur Corrêa da [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.issued2011-11-25
dc.identifier.citationCOSTA, Regina Martoni Mansur Corrêa da. Entendendo o aprendizado em Ciências, por meio da escrita dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. 2011. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92393
dc.description.abstractO principal objetivo desta pesquisa foi compreender os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências, através de análises da produção escrita de alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Duas turmas de sétimo ano do Colégio de Aplicação João XXIII/ UFJF participaram da pesquisa, desenvolvendo atividades em aulas, a princípio consideradas mais contextualizadas. O tema ensinado foi a Teoria da Evolução, escolhido em consonância com os conteúdos previstos para o ano e em comemoração aos 150 anos de publicação do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin. As atividades de ensino tiveram os objetivos de despertar os alunos para um aprendizado que transcendesse os temas curriculares do ano e de desenvolver competências para o entendimento de temas mais complexos, previstos para os anos seguintes. Além das aulas expositivas, foram realizadas atividades com diferentes recursos, como filmes, histórias em quadrinhos, folhetos publicitários, notícias e pesquisas na internet, seguidas de debates e discussões entre os alunos. Foram analisados os textos produzidos por dezoito alunos. Da produção escrita, foram selecionados fragmentos relevantes para a análise. Nas análises, procuramos compreender se os alunos expressavam corretamente as ideias do ponto de vista científico, mas, além disso, distinguir os gestos de interpretação que constituem os sentidos, bem como o entendimento e a evolução das palavras que materializam os conceitos. As análises tiveram como referencial a Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin, pautada principalmente nos conceitos de gêneros do discurso, réplica, palavra alheia, palavra própria. A pesquisa contou com apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Colégio de Aplicação João XXIII e se inscreve na linha 2 do Programa de Pós-Graduação da Unesp de Presidente Prudente: Práticas e Processos Formativos em Educaçãopt
dc.description.abstractThe main objective of this research has been to comprehend the teaching and learning processes in Sciences by the analysis of the written production from the students belonging from the seventh grade in Elementary School. Two groups of students from the 7th grade at “Colégio de Aplicação João XXIII” from UFJF have participated of the research, developing activities in classes, at first considered more contextualized. The learning theme was the Theory of Evolution, chosen in consonance to the contents previewed for the grade and in commemoration to the 150 years old of the publication of the book The Origin of the Species, by Charles Darwin. The activities for learning had as objectives to awaken the students for a learning that overcomes the curricular themes from this grade and to develop the competences to understand more complex themes, which will be studied in the coming years. In addition to lectures, it was realized some activities with different resources, such as films, cartoons, advertising leaflets, news and Internet research, followed by debates and discussions among students. It was analyzed the texts produced by eighteen students. From the written production, relevant fragments were selected for the analysis. In the analysis, we have looked forward to comprehend if the students express correctly the ideas using a scientific point of view, but besides this, to distinguish the gestures of interpretation that constitute the senses, as well as the understanding of the evolution of the words that materialize the concepts. The analysis had as theoretical reference the Theory of Enunciation by Mikhail Bakhtin, based mainly on the concept of gender of the discourse, replies, words... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent141 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProdução de textospt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectScience teachingen
dc.titleEntendendo o aprendizado em Ciências, por meio da escrita dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
dc.identifier.aleph000691544
dc.identifier.filecosta_rmmc_me_prud.pdf
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes2245775482772701
dc.identifier.orcid0000-0002-6506-9530
unesp.advisor.lattes2245775482772701
unesp.advisor.orcid0000-0002-6506-9530
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record