A questão da moradia para além de quatro paredes: uma reflexão sobre a fragmentação dos momentos sociais da produção e da reprodução em Presidente Prudente/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2003

Autores

Ikuta, Fernanda Keiko [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Ampliar la discusión de la cuestión de la vivienda más allá de las cuatro paredes es el objetivo de este trabajo y el punto de partida para reflexionar sobre la fragmentación de la práxis social. La hipótesis inicial es que la cuestón de la vivienda, como ámbito de la esfera/momento de la reproducción, debe ser entendida de manera imbricada con la esfera/momento de la producción. La división social y técnica del trabajo que dicotomiza el vivir/habitar y el trabajar exige esta imbricación teórico-metodológica que enfrentamos a través del estudio de las Asociaciones de Vecinos y de los Sindicatos de Trabajadores de Presidente Prudente (Estado de São Paulo-Brasil). La práxis fragmentada que aprehendemos de estas entidades se entiende como resultante de la sociabilidad del capital que afecta y divide la vida dentro y fuera del trabajo. La necesidad de los trabajadores de reapropriarse de la totalidad de las condiciones sociales de existencia (y no sólo de las condiciones de habitación en si) requiere la unificación orgánica de la lucha más allá de las cuatro paredes con la lucha más allá del espacio de la fábrica y, sobretodo, requiere orientar esas luchas más allá del capital.
Ampliar a discussão da questão da moradia para além de quatro paredes é o objetivo deste trabalho e o ponto de partida para refletir sobre a fragmentação da práxis social. O pressuposto é que a questão da moradia, enquanto âmbito da esfera/momento da re-produção, deve ser entendida de maneira imbricada com a esfera/momento da produção. A divisão social e técnica do trabalho que dicotomiza o viver/morar e o trabalhar exige esta imbricação teórico-metodológica que enfrentamos através do estudo das Associações de Moradores e dos Sindicatos dos Trabalhadores de Presidente Prudente. A práxis fragmentada que apreendemos destas entidades é entendida como resultante da sociabilidade do capital que afeta e divide a vida dentro e fora do trabalho. A necessidade dos trabalhadores de reapropriarem-se da totalidade das condições sociais de existência (e não só das condições de moradia em si) requer que unifiquem organicamente a luta para além de quatro paredes com a luta para além do chão da fábrica e, sobretudo, requer orientar estas lutas para além do capital.

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Associação de moradores - Presidente Prudente (SP), Sindicatos dos trabalhadores, Geografia do trabalho, Esfera da produção, Esfera da re-produção, Fragmentação da práxis social

Como citar

IKUTA, Fernanda Keiko. A questão da moradia para além de quatro paredes: uma reflexão sobre a fragmentação dos momentos sociais da produção e da reprodução em Presidente Prudente/SP. 2003. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.