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dc.contributor.advisorGuimarães, José Augusto Chaves [UNESP]
dc.contributor.authorPinho, Fábio Assis [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:44Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:44Z
dc.date.issued2006-06-23
dc.identifier.citationPINHO, Fábio Assis. Aspectos éticos em representação do conhecimento: em busca do diálogo entre Antonio Garcia Gutiérrez, Michèle Hudon e Clare Beghtol. 2006. vii, 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93693
dc.description.abstractThe instruments and the processes of knowledge representation reflect the political and cultural standpoint of its creators and, therefore, they are not neutral. That way, and considering that ethics establishes itself as a way to distance power over others, preventing itself from being the object of any ideology, one can observe that, the issue of representation is linked to an ethical dimension, because it shall concern its utility and reliability for determined groups of users. In this direction, it is considered, by means of exploratory research of theoretical-investigative character, to establish, based on the studies of Antonio García Gutiérrez, Michèle Hudon and Clare Beghtol, the identification of convergent theoretical chains that subsidize the issues on ethical aspects in the activities of knowledge representation. From confrontation and critical analysis of the ideas of the authors listed above, one can observe that the same ones have convergent takes on the user and its beliefs, and complementary takes concerning the professional ability, thus concluding that the values of transcultural ethics of mediation, multilingualism and cultural warrant are inherent to the activities of knowledge representation and determinant to professional performance in the field.en
dc.description.abstractOs instrumentos e os processos de representação do conhecimento refletem as visões políticas e culturais de seus idealizadores e, portanto, não são neutros. Desse modo, e considerando que a ética se estabelece como uma maneira de distanciar o poder sobre os outros, evitando ser objeto de qualquer ideologia, observa-se que, a questão da representação está intimamente ligada a uma dimensão ética, porque deve se preocupar com sua utilidade e confiabilidade para determinados grupos de usuários. Nesse sentido, propõe-se, por meio de pesquisa exploratória de natureza teórico-investigativa, estabelecer, a partir dos estudos de Antonio García Gutiérrez, Michèle Hudon e Clare Beghtol, a identificação de vertentes teóricas convergentes que subsidiem as questões sobre os aspectos éticos nas atividades de representação do conhecimento. Do cotejo e análise crítica das idéias dos referidos autores, observa-se que os mesmos possuem concepções convergentes em relação ao usuário e suas crenças, e complementares em relação à competência profissional, podendo-se concluir que os valores de transculturalidade na mediação, multilingüismo e garantia cultural são inerentes às atividades de representação do conhecimento e determinantes do fazer profissional na área.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extentvii, 123 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectGutiérrez, Antonio Garciapt
dc.subjectHudon, Michèlept
dc.subjectBeghtol, Clarept
dc.subjectCiência da informaçãopt
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt
dc.subjectÈtica informacionalpt
dc.subjectKnowledge representationen
dc.subjectInformation ethicsen
dc.subjectInformation Scienceen
dc.titleAspectos éticos em representação do conhecimento: em busca do diálogo entre Antonio Garcia Gutiérrez, Michèle Hudon e Clare Beghtolpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000467398
dc.identifier.filepinho_fa_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110043P4
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