Show simple item record

dc.contributor.advisorFujita, Mariângela Spotti Lopes [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Vânia Regina Alves de [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:45Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:45Z
dc.date.issued2002-08-30
dc.identifier.citationSOUZA, Vânia Regina Alves de. Leitura em língua estrangeira (inglês) para elaboração de resumos documentários. 2002. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2002.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93714
dc.description.abstractReading in English with the purpose of writing abstracts can be facilitated through ESP (English for specific purposes) approach. The student learns reading strategies that help him in text comprehension without the necessity of having great knowledge in English. This research proposal is to investigate the reading process of a written English text after the students had been acquainted with the two disciplines (ESP and 'Indexing and Abstract') in the Library Science course. We propose an 'interface' between both subjects in order to comprehend English written texts to the task of writing abstracts. The objectives are to contribute to these subjects related to the reading orientation to the abstract writing task and to point out some reading indicators to methodologies suggesting ESP approach. This research was carried out by the analysis of abstract and reading bibliographies and observation of the reading process. The technique of the data collecting was the one denominated Thinking Aloud. The reading process observed was carried out by two students from the fourth grade of Library Science at UNESP in Marília. Both of them had taken the two subjects above mentioned during the course. They received instructions about the use of ESP to overcome problems of the weak language knowledge and also about the synthesis, analysis and representation of the document. We verified how they read a text in order to write an abstract and observed that they used the reading strategies learned in the ESP classes as well as the knowledge about abstract writing. The obtained results indicate that the instrumental approach may be useful to the abstract writing task by means of appropriate reading strategies, such as, vocabulary strategies, language structure, paragraph structure, textual markers, selectivity, metacognitive monitoring, prediction, nominal... (Complete abstract, click electronic address below)en
dc.description.abstractA leitura em inglês para o fim de elaboração de resumos documentários pode ser facilitada mediante a utilização da abordagem do inglês instrumental. O aluno aprende estratégias de leitura que o ajudam na compreensão dos textos sem precisar ter o total domínio do inglês. A proposta desta pesquisa consiste na investigação do processo de leitura de um texto em inglês após os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Inglês Instrumental e Indexação e Resumos no curso de Biblioteconomia. Propomos uma interface entre as duas disciplinas com a finalidade de compreensão de textos em inglês para realização da tarefa de elaboração de resumos. Os objetivos são: trazer contribuição para as disciplinas afins no que concerne à orientação de leitura para elaboração de resumos, fazer levantamento de indicadores de leitura para elaboração de metodologias com a sugestão da utilização do Inglês Instrumental. Tal investigação foi realizada por meio de levantamento bibliográfico sobre resumo, leitura e por meio de observação do processo de leitura. A técnica da coleta de dados foi a denominada Protocolo Verbal. Os processos de leitura observados foram realizados por dois alunos do quarto ano do curso de Biblioteconomia do campus da UNESP de Marília. Receberam instruções quanto ao uso do Inglês Instrumental, para superação dos problemas oriundos da deficiência de conhecimento da língua e, instruções quanto às técnicas de síntese, análise e representação do documento para a elaboração do resumo documentário. Verificamos como procedem à compreensão do texto na tarefa de leitura para elaboração do resumo documentário e observamos que utilizam as estratégias de leitura aprendidas nas aulas de Inglês Instrumental, bem como utilizam o conhecimento adquirido sobre a elaboração do resumo. Os resultados obtidos...pt
dc.format.extent139 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectResumos - Redaçãopt
dc.subjectDocumentary readingen
dc.subjectAbstract writingen
dc.subjectEnglish for Academic Purposesen
dc.subjectReading in English as a foreign languageen
dc.subjectText comprehensionen
dc.titleLeitura em língua estrangeira (inglês) para elaboração de resumos documentáriospt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.aleph000173119
dc.identifier.filesouza_vra_me_mar.pdf
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.lattes6530346906709462
unesp.author.lattes6530346906709462
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record