A metáfora e a sua representação em sistemas de processamento automático de línguas naturais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-03-14

Autores

Oliveira, Ana Eliza Barbosa de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho tem como proposta (i) o estudo da metáfora per se (em oposição, por exemplo, a um estudo aplicado da metáfora) da perspectiva lingüística, isto é, o estudo da metáfora enquanto uma expressão da linguagem natural e (ii) a investigação de uma representação formal da metáfora para fins de implementação em sistemas de processamento automático de línguas naturais. A metodologia que norteia o desenvolvimento da proposta, que se insere em um contexto interdisciplinar, focaliza dois domínios: o Domínio Lingüístico-Cognitivo, em que se investiga a expressão lingüística e o suporte cognitivo da metáfora, ou seja, a metáfora enquanto um produto resultante de recursos lingüísticos e não- lingüísticos; e o Domínio Lingüístico-Computacional, em que se investiga a representação formal da produção e da interpretação da metáfora para fins computacionais. Como delimitadores dessas investigações, adotam-se os seguintes enfoques: Retórico-Filosófico, Interacionista, Semântico, Pragmático, Cognitivista e Computacional.
This MS thesis concerns the study of metaphor per se, (as opposed to applied metaphor) from the linguistic point of view, and the investigation of a formal metaphor representation for Natural Language Processing systems. The overall methodology focuses on two domains: a Cognitive- Linguistic Domain, in which we investigate the metaphor linguistic expression and its cognitive import, i.e., metaphor as a linguistic product and as a nonlinguistic mechanism; and a Computational- Linguistic Domain, in which we investigate a formal representation for the metaphor production and interpretation. The theoretical approaches that constrain the scope of this work are: philosophical- rhetoric, interactionist, semantic, pragmatic, cognitive and computational assessment to metaphor.

Descrição

Palavras-chave

Linguística, Metafora, Processamento automático de línguas, Domínio lingüístico-cognitivo, Domínio lingüístico-computacional, Wordnet, Representação formal, Metaphor, Cognitive-linguistic domain, Computational-linguistic domain, Formal representation, Natural Language processing

Como citar

OLIVEIRA, Ana Eliza Barbosa de. A metáfora e a sua representação em sistemas de processamento automático de línguas naturais. 2006. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.