Resultados econômicos e desempenho de ovelhas e cordeiros sob distintos manejos alimentares e idades à desmama, em sistema intensivo de produção de carne

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006-08-18

Autores

Santos, Bruno Fernandes Sales [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A idade ao desmame e o estado nutricional das ovelhas no período peri-parto são aspectos determinantes para o incremento da eficiência reprodutiva e produtiva dos rebanhos ovinos. O presente trabalho teve por objetivo submeter ovelhas mestiças da raça Ile de France a dois manejos alimentares distintos (suplementadas e não suplementadas) durante o terço final da gestação e lactação, e quatro idades de desmama (60, 75, 90 e 105 dias), a fim de avaliar a variação do peso corporal e o desempenho reprodutivo das matrizes. Um total de 434 ovelhas foi avaliado quanto ao peso corporal (kg) no momento do parto (PP) e ao desmame (PD), escores de condição corporal ao parto (ECCP) e ao desmame (ECCD) e taxa de prenhez (TP). Observou-se que ovelhas suplementadas apresentaram melhor condição corporal ao parto e ao desmame (3,55 e 3,39, respectivamente) quando comparadas às não suplementadas (3,45 e 3,32, respectivamente) (P<0,05). O maior peso ao desmame observado em ovelhas suplementadas (53,2 kg) confirma um menor desgaste, pois perderam menos peso, em relação às não suplementadas (45,3 kg) (P<0,05). Durante o primeiro ano, observou-se que o manejo nutricional e a idade ao desmame influenciaram positivamente a taxa de prenhez em ovelhas que desmamaram aos 60 e 75 dias (71,88 % e 67,86 %, respectivamente) (p<0,05). Durante todo o período do ano 2 não foi observada diferença significativa na taxa de prenhez. Entretanto, o escore de condição corporal ao desmame das ovelhas do ano 1 estavam significativamente menores que o das ovelhas do ano 2 (3,30 e 3,48, respectivamente). Dessa forma, podemos indicar que a suplementação alimentar teve efeito quando as ovelhas estavam com condição corporal mais baixa, tornando-se importante a utilização de suplementação alimentar para ovelhas em terço final de gestação e durante a lactação, sendo altamente benéfica dentro do sistema de produção.

Descrição

Palavras-chave

Ovino - Produção animal, Nutrição animal, Sheep, Feedlot, Production systems and pregnancy rate

Como citar

SANTOS, Bruno Fernandes Sales. Resultados econômicos e desempenho de ovelhas e cordeiros sob distintos manejos alimentares e idades à desmama, em sistema intensivo de produção de carne. 2006. 74 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2006.