Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio e o trabalho: o ideário pedagógico e a realidade social

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Data

2012-02-28

Autores

Piovezan, Patrícia Regina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Na década de 1990, a equipe de técnicos do governo de Fernando Henrique Cardoso desenvolveu uma série de documentos para reformar a educação brasileira. A proposta deste governo era adequar os currículos, métodos, conteúdos etc., abalizados até então pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692/71, em conformidade com as novas tendências da educação para o século XXI sugerida pela UNESCO no documento Educação: um tesouro a descobrir que correspondiam com as exigências das novas relações do mundo do trabalho. Partindo desta proposta de reforma, nosso objetivo nesta pesquisa consistiu em analisar o documento, divulgado em 1999, que substituiu o currículo do ensino secundário da década de 1970. Este documento, denominado Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), é a síntese da reforma curricular do antigo ensino secundário em ensino médio, o qual torna-se a última etapa da educação básica e requisito para o ingresso no ensino superior. Nosso alvo foi analisar a interpretação da categoria trabalho empregada pelos autores dos PCN do Ensino Médio e verificar se as medidas adaptativas aos novos processos flexíveis de trabalho são suficientes para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho brasileiro, como é defendido pelos relatores do documento. Como temática secundária, porém agregada aos novos quesitos da formação do trabalhador polivalente, analisamos a proposta dos PCNEM de preparação para o exercício da cidadania que recomenda formar o operário solidário, que desenvolva tarefas em equipe, trabalhos voluntários etc. e analisamos a visão progressista pedagógica dos autores do documento que aposta na educação escolar como a principal via para a empregabilidade dos jovens e, consequentemente, a melhoria da posição econômica deste grupo e da sociedade como um todo
During the 1990s, a team of experts from Fernando Henrique Cardoso‘s government developed a number of documents in order to reform the Brazilian education system. The government‘s proposal consisted of matching the curricula, methods, contents etc. (so far pointed out by Law of Directress and Basis of National Education number 5.692/71) with the new tendencies of education for the XXI century, which were highlighted by UNESCO in the document Educação: um tesouro a descobrir and corresponded to the requirements of the new relationships from the world of work. Under this assumption, our aim through this search is to analyze the document, published in 1999, that replaced the curriculum of Secondary Education system in 1970s. Such document named as Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) is a synthesis of the curricular reform from the old Secondary Education system at high school, which is the last stage of basic education and entrance requirement for the Higher Education. We focused on analyzing the interpretation of work category stated by the authors of PCNEM and verifying whether the measures adapted to the new flexible work processes are enough for the inclusion of youngers in the Brazilian labor market, as defended by the document‘s authors. Aggregated at the new education‘s concepts of versatile workers, our second theme concerns to the PCNEM proposal around the preparation for the citizenship exercise, which advices to educate workers to be able to perform tasks in groups, volunteer engagement etc. We also studied the forward-looking approach of the document‘s authors, which is based on the scholar education as the most important way for the younger‘s employability and, consequently, the economic growth of this group and of the society as a whole

Descrição

Palavras-chave

Educação, Trabalho, Cidadania, Ensino médio

Como citar

PIOVEZAN, Patrícia Regina. Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio e o trabalho: o ideário pedagógico e a realidade social. 2012. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.