O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e as dimensões associadas à qualidade da educação na escola pública municipal

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Data

2010-12-02

Autores

Chirinéa, Andréia Melanda [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho procurou investigar as dimensões engendradas no interior de duas escolas municipais de ensino fundamental que contribuem para elevar a qualidade da educação no Brasil, demonstrada por meio de testes padronizados, como Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e compilados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, buscou-se compreender as dinâmicas que contribuem para a qualidade na educação, explicitada por meio de índices. Os dados foram coletados em duas escolas dos municípios de Itápolis e Assis, ambas no interior do Estado de São Paulo, com nota IDEB de 8,2 e 2,4, respectivamente, no ano de 2007, ou seja, uma escola com melhor e outra com pior IDEB. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa com dois objetos de estudo. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram: observação, análise documental e entrevistas. Já as análises dos resultados tiveram como parâmetro o documento elaborado pelo MEC/INEP: Indicadores da Qualidade na Educação. O trabalho é relevante para a área da política e gestão da educação na medida em explicita contradições da própria política educacional e qualidade da educação no âmbito da unidade escolar. Os resultados demonstraram que o nível socioeconômico e cultural dos estudantes, os níveis de ensino oferecido na escola e seu tamanho físico, assim como os processos de gestão, constituem fatores determinantes para a qualidade da educação
This study aims to research the dimensions engendered in Brazilian public schools, which contribute to use the quality of the education in Brazil, demonstrated through standardized tests like “Prova Brasil” (Brazil Exam) and “SAEB” (Assessment of Basic Education System) and compiled on IDEB (Basic Education of development index). Thus this paper proposes to uncover the dynamic that contribute to the education quality beyond the cognitive aspects proved through indexes. The data were collected in two schools in Itápolis and Assis, both located in the interior of the state of Sao Paulo. The best school has gotten 8.2 and the worst one has gotten 2.4 in 2007 respectively. This paper is characterized as a qualitative research of the case study type, which contains two objects of study. The methods of collecting the data were observing, document analyzing and interviewing. And the result of the analysis had as a parameter a document elaborated by MEC/INEP (Indicators of quality of education). This study is relevant to the education field, because it seeks to demonstrate the observed variables, and how the circumstances and the conditions help the development of the education itself. The results demonstrated that the socioeconomic and cultural levels, the education, and the physical size, as the management processes constitute determinant factors to the quality of the education

Descrição

Palavras-chave

Educação - Brasil, Ensino fundamental, Educação e Estado - São Paulo (Estado), Rendimento escolar, Escolas públicas, Avaliação educacional, Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), Educational quality, Public school

Como citar

CHIRINÉA, Andréia Melanda. O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e as dimensões associadas à qualidade da educação na escola pública municipal. 2010. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.