Saudade (1919-2002): a contribuição de Thales Castanho de Andrade para o campo da leitura escolar

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Data

2006-07-03

Autores

Stanislavski, Cleila de Fátima Siqueira [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com o objetivo de compreender as formas pelas quais Saudade, do autor Thales Castanho de Andrade, se constitui como uma obra importante da literatura infantil brasileira, enquanto livro de leitura escolar utilizado nas escolas primárias, durante os anos de 1918 e 1932, apresento esta Dissertação de Mestrado. Para entender que fatores contribuíram para que Saudade se tornasse referência na literatura escolar, faço a análise da 2ª e da 17ª edições do livro, publicadas em 1920 e 1932, respectivamente. A análise terá como referencial teórico as idéias de Roger Chartier, numa abordagem identificada como história cultural. Segundo Chartier (1991), esta abordagem está focada na compreensão, manipulação e estudo de textos, impressos de formas variadas, em seu contexto histórico e social. Saudade foi escrito num momento histórico que dá início a publicação de uma literatura escolar, da qual se origina a literatura infantil brasileira como gênero literário. Foi destinado à leitura escolar nas séries do curso primário das escolas brasileiras; adotado principalmente, nos estados de São Paulo, Paraná, Ceará e no Distrito Federal, segundo a Revista da Sociedade de Educação, de 1923. O livro foi escrito em um momento de grande efervescência nacional no campo econômico, cultural, político e educacional, e estava comprometido com o processo de ruralização. O autor de Saudade, piracicabano, foi escritor e educador, e manteve relações de amizade ou convívio pessoal com pessoas importantes para a educação no Brasil, dentre elas, Sampaio Dória, Sud Mennucci, Monteiro Lobato e Lourenço Filho. Neste trabalho, levou-se em conta a afirmação de Roger Chartier de que é preciso unir duas perspectivas: estudar o próprio texto e os impressos que lhe dão suporte.
The aim of this research is to comphehend how Saudade, written by Thales Castanho de Andrade, constitutes an important book of the brazilian literary production made for children, once it was used as pedagogical reading in Elementary Schools during the period from 1918 to 1932. To enlighten what factors contributed to make Saudade so important as a reference in the pedagogical literature, I analysed the 2nd and 17th editions of the book, published en 1920 and 1932, respectively. The analyses will be held by Roger Chartier's ideas, approaching the cultural history. According to Chartier (1991), this approachfocuses on the comprehension, manipulation and study of printed texts in several ways, and also on its historical and social contexts. Saudade was written in a historical epoch which makes na entry of the pedagogical publishing, from which originates the brazilian literary production made fr children as a literary order. The book was destinated to pedagogical reading on the brazilian Elementary Schols; being used, mainly, in the Estates of São Paulo, Paraná, ceará and in the Federal District, according to the Education Society Magazine, from 1923. The novel was produced in a time of great effervescence on the economy, culture, politics and education, and was linked to the process of ruralism. The author of Saudade, piracicabano, was writer and educator, keeping relations of frienship or docial companionship with important people for education in Brazil; among them, Sampaio Dória, Sud Mennucci, Monteiro Lobato and Lourenço Filho. In this research, I considered the words of Roger Chartier that say it is necessary to join two perspectives: studying the text itself and the other printed matters that support it.

Descrição

Palavras-chave

Educação - Historia, Saudade, História cultural, Leitura escolar, Pedagogical reading, Cultural history

Como citar

STANISLAVSKI, Cleila de Fátima Siqueira. Saudade (1919-2002): a contribuição de Thales Castanho de Andrade para o campo da leitura escolar. 2006. 158 f. Dissertação (mestrado) -Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.