A escola como lócus de produção e reprodução de normas: apropriação de políticas oficiais em uma unidade do CEETEPS

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008-01-23

Autores

Detregiachi Filho, Edson [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho, A Escola como Locus de Produção e Reprodução de Normas, pretende explicitar a estratégia de gestão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e verificar se a mesma conduz efetivamente à gestão democrática e participativa, mediante análise micropolítica em uma unidade escolar situada na cidade de Garça – SP, região de Marília, a ETEC Monsenhor Antonio Magliano, que oferece entre outros, cursos técnicos de mecânica e de eletrônica. Essa Instituição é uma Autarquia do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e oferece gratuitamente à comunidade o ensino médio e cursos técnicos de nível médio. Em seus documentos legais, o CEETEPS privilegia a gestão democrática e a autonomia da escola. A hipótese que orienta a pesquisa ora relatada é a de que podem haver divergências entre o discurso oficial de gestão democrática e a efetiva condução das estratégias de gestão na implementação das políticas oficiais nas unidades escolares. A pesquisa de enfoque qualitativo desenvolve análise documental. A região na qual está localizada a unidade escolar selecionada possui vasto campo de trabalho nas áreas acima referidas, preponderantemente junto às pequenas e microempresas e a oferta desses cursos procura formar profissionais para atuarem nesse mercado regional segmentado pelos arranjos produtivos locais, porém norteado pelas diretrizes macroestruturais do CEETESP, o que pode sugerir a necessidade de ajustamentos das políticas oficiais na unidade escolar para atender aos anseios da comunidade local e regional. Nesse contexto a escola pode ser um locus de produção e reprodução de normas.
The present paper, “The School as a Locus for the Production and Reproduction of Rules”, is aimed at explaining the administration strategy of Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) and at verifying if this strategy leads to the democratic participative administration, by means of a micro- political analysis performed in a school unity located in Garça town – SP, Marília’s region: the ETEC Monsenhor Antonio Magliano, which offers technical courses on mechanics and electronics, among others. This is an autonomous Institution in São Paulo State; it is linked to “Secretaria do Desenvolvimento” and it offers, for free, secondary education and technical courses to the community. In its legal documents, CEETEPS privileges the democratic administration and the autonomy of the school. The hypothesis underlying the research is that there can be divergences between the official discourse on democratic administration and the effective conduction of administration’s strategies in the implementation of official policies in school unities. The research, with a qualitative focus, develops a documental analysis. The region in which the school unit is located offers a wide work field for the aforementioned areas, mainly in small and microenterprises; and the offering of these courses is aimed at preparing professionals to act in this regional market which is segmented by local productive arrangements, but that is oriented by CEETESP’s macro-structural directions, which can suggest the need of adjustments in official policies in the school unity in order to meet the wishes of the local and regional communities. In this context, the school can be a locus for the production and reproduction of rules.

Descrição

Palavras-chave

Ensino tecnico, Gestão democrática, Escola técnica - Políticas oficiais, School autonomy, Administration strategy

Como citar

DETREGIACHI FILHO, Edson. A escola como lócus de produção e reprodução de normas: apropriação de políticas oficiais em uma unidade do CEETEPS. 2008. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.