Educação ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Presidente Prudente – SP

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Data

2009-06-25

Autores

Silva, Aline Pereira da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O aumento do consumo, a geração excessiva e o gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos constituem-se em um dos principais problemas ambientais da atualidade. O município de Presidente Prudente – SP apresenta uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, que geram entre 200 a 220 toneladas/dia de resíduos sólidos. A maioria destes resíduos é disposta no “aterro controlado” da cidade, o que ocasiona inúmeros impactos ambientais, sociais e econômicos. Ao analisar a realidade vivenciada no município verifica-se que são necessárias ações por parte de vários segmentos sociais, na tentativa de minimizar e/ou reverter esse quadro desfavorável. A educação ambiental contribui para a discussão das raízes do problema, a participação política dos cidadãos e a transformação da realidade. Nessa perspectiva, essa pesquisa de mestrado, vinculada ao Projeto de Políticas Públicas “Educação Ambiental e gerenciamento integrado dos resíduos sólidos em Presidente Prudente – SP: desenvolvimento de metodologias para a coleta seletiva, beneficiamento do lixo e organização do trabalho”, visa colaborar para o aprofundamento das questões relativas à educação ambiental em resíduos sólidos no âmbito escolar. São analisados sete projetos ambientais desenvolvidos nas 3ª e 4ª séries das unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente, quanto à: autoria, origem, justificativa, componentes curriculares, objetivos - gerais e específicos, conteúdos, duração, procedimentos metodológicos, instrumentos de avaliação e bibliografia. São elucidadas as dificuldades e avanços obtidos durante o desenvolvimento dos projetos e discutidas as concepções das professoras sobre os temas abordados...
The rising of consumption and excessive generating and inadequate management of solid dejects are some of the main environmental problems of today. Presidente Prudente‟s municipality has a population of approximately 200 thousand inhabitants who generate amongst 200 and 220 tones of solid residues per day. The most part of these residues is thrown in the city “controlled landfill”. This practice causes a variety of environmental, social and economic impacts. By analysing the reality of Presidente Prudente‟s municipality, it is noticed that some actions of various social segments are necessary in order to minimise and/or reverse this unfavourable situation. The environmental education contributes to discuss the problem roots, political citizen‟s participation and transformation of reality. Accordingly, linked to this search to the Public Policies Project “Environmental Education and Integrated Management of Solid Residues in Presidente Prudente-SP: development of methodologies to selective collection, garbage beneficiation and organisation of labour”, work aims to further the issues of environmental education on solid waste within school. Are examined seven environmental projects developed in the 3rd and 4th grades of school units of Municipality of Presidente Prudente, concerning to: authors; origins; justification; curricular components; general and specific objectives; thematic contents; lifetime; methodological proceedings; used evaluation instruments; and bibliography... (Complete abstract click electronic access below)

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Escolas - Presidente Prudente (SP), Environmental education, Solid residues, Schools, Projects

Como citar

SILVA, Aline Pereira da. Educação ambiental em resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Presidente Prudente – SP. 2009. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.