Show simple item record

dc.contributor.advisorMathias, Mauro Hugo [UNESP]
dc.contributor.authorSantos Junior, José Farias dos [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:35Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:35Z
dc.date.issued2006-08-03
dc.identifier.citationSANTOS JUNIOR, José Farias dos. Monitoramento e avaliação da condição de um sistema propulsor aeronaútico através de técnicas de análise de partículas em óleos lubrificantes. 2006. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2006.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97108
dc.description.abstractO procedimento de análise de óleos e graxas vem sendo implementado em diferentes setores, tais como indústria de papel e celulose, usina de álcool, empresas marítimas e empresas aéreas comerciais. As técnicas de análise de óleos lubrificantes permitem o aumento da vida útil de equipamentos, a economia de custos de manutenção. Na área militar esta abordagem é usual desde a década de quarenta. No entanto os países desenvolvidos que vêm participando de grande conflitos bélicos têm explorado muito este recurso com o objetivo de minimizar os custos operacionais e aperfeiçoar o cumprimento de missões. Assim, esta tecnologia envolvida é estratégica, cabendo aos países em desenvolvimento a implementação de programas mais eficazes de forma a ter maior grau de independência, aumento da disponibilidade e confiabilidade de equipamentos de modo a economizar recursos. A proposta da pesquisa em desenvolvimento é complementar o programa de manutenção baseado em análise de óleos e graxas no sentido de explorar e aplicar o potencial destas técnicas, visando as atividades de dificuldades em serviço (problemas operacionais) e investigação de incidentes/acidentes aeronaúticos. O estudo de viabilidade deste tipo de programa poderá gerar um programa de Garantia da Qualidade que permita detectar os modos de falha nos sistemas das aeronaves de defesa. Por todas as considerações acima mencionadas, um programa de análise de óleo é imperativo numa empresa aérea comercial ou mesmo numa Força Aérea de Defesa. As possíveis desvantagens na implementação de um programa de análise de óleo são o seu custo ( logística, recursos humanos, instalações, equipamentos, etc) e o tempo que o citado programa leva para ser consolidado.pt
dc.description.abstractThe procedure of oil and grease analysis has been implemented in different sectors, such as industry of paper and cellulose, maritime, alcohol plants, companies and commercial airlines. The techniques of lubricate oil analysis allow the increase of the useful equipment life, the economy in maintenance costs. In the military field this boarding are usual since the decade of forty, however the developed countries that has been participated in World War II have explored much of this resource with the objective to minimize the operational costs and to optimize the missions fulfillment. Thus this involved technology is strategic, fitting to the developing countries the implementation of more efficient programs of form to have greater degree of independence, increase of the availability an equipment reliability in order to save resources. The proposal of the research carried on is to complement the program of maintenance based on oil and grease analysis and greases in order explore and to apply the potential of these techniques, aiming at to the activities of difficulties in service (operational problems) an inquiry of aeronautical incidents/accidents. The feasibility study this type of program will be able to generate a program of Quality Assurance that allows detecting the failure modes in the systems of the defense aircraft. For all considerations mentioned above, a program of oil analysis is imperative in a commercial airline or even in an Air Force of Defense. The possible disadvantages to the implementation of oil analysis program are the their cost (logistic, human resources, physical place, equipments and so on) and the time to consolidate such kind of program.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent95 f. : il.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectManutençãopt
dc.subjectOleos lubrificantespt
dc.subjectMonitoramento de máquinaspt
dc.subjectManutenção preditivapt
dc.subjectOil analysisen
dc.subjectMachines monitoringen
dc.subjectPredictive maintenanceen
dc.titleMonitoramento e avaliação da condição de um sistema propulsor aeronaútico através de técnicas de análise de partículas em óleos lubrificantespt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramEngenharia Mecânica - FEGpt
unesp.knowledgeAreaProjetos e materiaispt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
dc.identifier.aleph000470103
dc.identifier.filesantosjr_jf_me_guara.pdf
dc.identifier.capes33004080027P6
dc.identifier.lattes9074899537066812
unesp.author.lattes9074899537066812
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record