Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.contributor.authorPeres, Marilia Fernanda de Freitas [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.issued2012-03-09
dc.identifier.citationPERES, Marilia Fernanda de Freitas. Análise de contingências no ensino e na aprendizagem de descritores de desempenho escolar no ensino fundamental. 2012. . Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97446
dc.description.abstractAtualmente se tem salientado a importância de investir em pesquisas que busquem identificar e analisar as contingências de reforço presentes na sala de aula, considerando tanto os desempenhos e tarefas que são exigidos dos alunos, cmo os procedimentos de ensino adotados pelo professor, para fundamentar intervenções que garantam um melhor desempenho dos alunos no ensino formal. Fazer isso requer adotar recursos metodológicos que permitam visualizar relações de dependência funcional entre as respostas dos alunos e as práticas de ensino dispostas pelo professor, considerando as peculiaridades dessa interação. Pensando nisso, o presente projeto teve como objetivo investigar possíveis contribuições de adaptações de dois recursos presentes na literatura da Análise do Comportamento, a saber, o modelo de quantificação de registros utilizados na avaliação funcional descritiva, denominado espaço de contingência, e a teoria de coerência de topografia de controle de estímulo. Considerando o contexto de ensino das escolas públicas no Brasil, adotou-se como objeto de análise, respostas dos alunos representativas de alguns descritores de desempenho priorizados por um sistema de avaliação da Educação Básica no Estado de São Paulo, denominado SARESP. Para isso, foram selecionados para análise seis episódios em vídeo correspondentes a cinco atividades de ensino. A seleção desses episódios foi feita com base nas informações disponibilizadas em materiais eleaborados pela Secretaria de Educação. Para a análise dos episódios em vídeo, optou-se por fazer uma transição dos eventos de cada episódio no modelo de registro ABC, para depois, fazer a categorização das respostas dos alunos e dos principais eventos antecedentes e subsequentes (respostas da professora). Essa categorização...pt
dc.description.abstractCurrently it has been emphasized the importance of investing in researches that seeks to identify and analyse natural contingencies of reinforcement occurring in mainstreamed classrooms, including the behavior and skills that are required of the students, as so the practices adopted by the teacher. The results of these studies could be used to support interventions that would ensure regular classroom success. To do this, it's necessary to adopt methodological resources that are able to demonstrated functional relations between student's and teacher's behavior, considering the peculiarities of this interaction. Thinking about it, this project aimed to investigate possible contributions from adaptations of two analytic-resources present in the literature of Behavior Analysis, which are the contingency space analysis and the stimulus control topography coherence theory. Considering the context of public schools in Brazil, it was adopted as object of analysis student's reponses related to academic measures prioritized by a system of school evaluation present in the state of São Paulo, Know as SARESP. To that end, it was selected for analysis six episodes on vídeo of five learning activities. The selection of these episodes was made based on information available in materials elaborated by the Bureau of Education which regulates the evaluation system of the State of São Paulo. To the analysis of these video episodes, first it was done the transcription of the events tha composes each one of these episodes in the recording format ABC. Then, the responses of the students and the main antecedents and consequent events (teacher's responses) were categorized. This categorization was made selecting analytic-strategy that proposes assessing the student's responses by the type of performance requested by... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.sourceAleph
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectComportamento - Avaliaçãopt
dc.subjectEscolas publicas - Avaliaçãopt
dc.subjectBehavioral assessmenten
dc.titleAnálise de contingências no ensino e na aprendizagem de descritores de desempenho escolar no ensino fundamentalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia do desenvolvimento e aprendizagempt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000685554
dc.identifier.fileperes_mff_me_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056085P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record