Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.contributor.authorGouvêa, Giseli Renata [UNESP]
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.issued2007-07-27
dc.identifier.citationGOUVÊA, Giseli Renata. Análise comportamental dos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares de língua portuguesa nas séries iniciais. 2007. 173 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97458
dc.description.abstractOrientações para o ensino nas séries iniciais advogam propostas centradas no desenvolvimento de capacidades pelo aluno comprometidas com a construção de aprendizagens significativas, a partir de uma expansão na acepção do conceito de conteúdo curricular. Admite-se que a concretização dessas orientações exige o desenvolvimento de habilidades específicas. O grupo de pesquisa ao qual o presente trabalho de pesquisa está vinculado tem obtido os seguintes resultados em estudos sobre inciências dessas orientações nas práticas educativas nas séries iniciais: a) restrições de repertórios dos docentes que descrevem as habilidades exigidas por determinadas práticas de ensino; b) dificuldades na interpretação de medidas comportamentais que se mostrariam compatíveis com as capacidades mencionadas pelos objetivos de ensino; c) ao vincular práticas de ensino e de avaliação com determinados objetivos de ensino, predominam propostas nas quais uma dada atividade didática mostrar-se-ia consistente com a tentativa de obtenção de um conjunto de objetivos distintos. Em consideração a esses resultados e à importância inconteste da área de Língua Portuguesa nas séries iniciais, a presente pesquisa objetiva: 1) identificar, descrever e analisar repertórios operantes das professoras no ensino de conteúdos curriculares de Língua Portuguesa; 2) avaliar e caracterizar possíveis contribuições do planejamento conjunto entre pesquisadora e professora de unidades didáticas de conteúdos curriculares de língua portuguesa. A ênfase recaiu em investigar se este...pt
dc.description.abstractEducational reforms for initial series from public elementary level put distinct requirements in terms of didactic strategies and practices for children's academic performance. This research explored whether behavior analytic resources, derived from principles and research in behavior analysis, could make relevant improvements in the acquisition and development of teaching strategies about Portuguese language to students on the 4º grade of elementary public school. The aims of this research were: a) identify, describe, and analyze teacher's operant behavior during Portuguese language's classes; b) evaluate and characterize possible and effective supports of the interaction between teachers and researcher in the planning didactic units. This planned activities were based in concepts and principles from Behavior Analysis. Three techers participated. In Phase 1 were carried out observations (video recorded) of Portuguese language's classes and an interview about teaching strategies, teaching aims, and behavioral measures of learning curricular contents. In Phase 2 were followed interviews about teaching objectives from National Curriculum Framawork and about teaching practices and strategies to be taken on the didactic unit 2 during the next phase. The procedure of... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent173 f.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.sourceAleph
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectPsicologiapt
dc.subjectAnálise comportamentalpt
dc.subjectBehavior analysisen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectPortuguese languageen
dc.titleAnálise comportamental dos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos curriculares de língua portuguesa nas séries iniciaispt
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia do desenvolvimento e aprendizagempt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
dc.identifier.aleph000503748
dc.identifier.filegouvea_gr_me_bauru.pdf
dc.identifier.capes33004056085P0
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record