UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE MEDICINA TAMIRIS MARIANI PEREIRA DESIDERIO Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando Indicadores de Empregabilidade Fornecidos por Egressos. Tese apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Botucatu, para obtenção do título de Doutora em Pesquisa e Desenvolvimento – Biotecnologia Médica. Orientadora: Profa. Dra. Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira Coorientador: Prof. Dr. Rafael Plana Simões BOTUCATU 2024 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE MEDICINA TAMIRIS MARIANI PEREIRA DESIDERIO Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando Indicadores de Empregabilidade Fornecidos por Egressos. Tese apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Botucatu, para obtenção do título de Doutora em Pesquisa e Desenvolvimento – Biotecnologia Médica. Orientadora: Profa. Dra. Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira Coorientador: Prof. Dr. Rafael Plana Simões BOTUCATU 2024 FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉC. AQUIS. TRATAMENTO DA INFORM. DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CÂMPUS DE BOTUCATU - UNESP BIBLIOTECÁRIA RESPONSÁVEL: MARIA CAROLINA A. CRUZ E SANTOS-CRB 8/10188 Desiderio, Tamiris Mariani Pereira. Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando indicadores de empregabilidade fornecidos por egressos / Tamiris Mariani Pereira Desiderio. - Botucatu, 2024 Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu Orientador: Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira Coorientador: Rafael Plana Simões Capes: 90400003 1. Avaliação educacional. 2. Biotecnologia. 3. Educação - Pós-graduação. 4. Estudantes universitários. Palavras-chave: Avaliação educacional; Biotecnologia; Educação de pós-graduação; Estudantes. Tamiris Mariani Pereira Desiderio Análise do impacto de Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando Indicadores de Empregabilidade Fornecidos por Egressos. Tese apresentada à Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Botucatu, para obtenção do título de Doutora em Pesquisa e Desenvolvimento – Biotecnologia Médica. Orientadora: Prof. Dra. Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira Coorientador: Prof. Dr. Rafael Plana Simões Comissão examinadora Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra FerreiraFMB FMB – Unesp Jacques Marcovitch FEA USP Cristiane Yumi Koga Ito PROPG – UNESP Rejane Maria Tommasini Grotto FCA Unesp Fabiana Maris Versuti FFCLRP / USP Botucatu, 15 de junho de 2024. AGRADECIMENTOS Por toda a minha trajetória tenho muito a agradecer, mas especialmente neste momento preciso enfatizar algumas figuras imensamente importantes. Primeiramente, expresso meu profundo agradecimento a Deus e Nossa Senhora Aparecida, por me capacitar a sonhar, concederem-me saúde e sabedoria para conceber e redigir esta tese. Não posso deixar de mencionar meus pais, Ana e Jacinto que sempre torceram por mim, sempre me apoiaram e incentivaram e não mediram esforços para que tivesse uma boa educação acadêmica e moral. Aqui também incluo a minha irmã, Gabrieli que traz alegria para as nossas vidas e é a minha parceira de discussões de todos os tipos, inclusive acadêmicas, com toda certeza muitos pontos deste trabalho foram conversados e discutidos antes de virarem palavras escritas. Eu amo vocês! Sou grata também ao Tiago, meu esposo, que sempre me mostra o lado racional das situações, me aponta o caminho e as alternativas para tornarem os meus sonhos realidade, sempre com muito carinho e paciência. Não são todas as pessoas que tem a sorte de viver um amor e um sonho ao mesmo tempo, e essa sorte eu tenho. Agradeço também a toda a família Darroz, que me deu suporte emocional e estomacal durante este período. Agradeço a Unesp, universidade que tenho orgulho de trabalhar e que me deu minha graduação, mestrado e agora o doutorado. Agradeço nominalmente ao Magnífico Reitor Professor Pasqual Barretti que além de atual chefe também comanda a Unesp em 2024, com celeridade, ética e muita justiça, sempre me lembrarei de quando obtive autorização e incentivo para cursar as atividades do mestrado. Agradeço também a todos os colegas da AG que estiveram ao meu lado no início do Doutorado e aos colegas do Gabinete do Reitor que participaram no final deste processo, a ajuda e paciência de vocês foram combustíveis nos dias difíceis. Os amigos que estiveram ao meu lado jamais poderiam ser esquecidos, cito aqui as amigas da Biblioteca do Câmpus, Marluci, Meirinha, Thais e Darcila que sempre me apoiaram e auxiliaram na redação dos artigos e teses. Agradeço à amiga Camila Pollo que além de um lindo exemplo de dedicação também me ajuda em discussões acadêmicas e troca de ideias. Durante a minha trajetória na Unesp tive a alegria de encontrar muitos amigos que levarei por toda a eternidade, Carol e Gislene, vocês sempre estarão comigo. Tive como exemplo de servidora a minha orientadora Ana Silvia, que se fez presente em minha vida em diversos momento, mas em todos eles tenho a alegria de poder dizer que trouxeram tranquilidade e soluções de diversas formas e para diferentes problemas, ouvi dizer que uma pessoa só é grande se ela é uma pessoa que propõe soluções, gratidão por tudo Ana. Da mesma forma sou muito grata ao meu Coorientador Professor Rafael, que me acolheu e auxiliou desde o começo deste processo, obrigada por todos os ensinamentos na área de estatística. Agradeço também o Professor Saulo Guerra e toda equipe da AUIN pelo suporte durante o desenvolvimento do registro do programa. Por fim, agradeço também a todos os colegas que participaram da pesquisa dedicando seu tempo ao responder as perguntas anonimamente, vocês contribuíram muito para a melhoria da qualidade no ensino público. “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução.” Malala Yusafzai RESUMO DESIDÉRIO, Tamiris Mariani Pereira. Análise do impacto de Programas de Pós- Graduação em Biotecnologia: abordagem utilizando Indicadores de Empregabilidade Fornecidos por Egressos.. 2023. 73 f. Tese (Doutorado em Pesquisa e Desenvolvimento – Biotecnologia Médica) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2023. Com as recentes regulamentações acerca da atuação do profissional da área da saúde, por consequência o profissional da área de biotecnologia passa a ter novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e sua atuação profissional, sendo este um momento propício para fomentar ferramentas que auxiliem os programas de Pós- graduação a conhecer o perfil de seus egressos bem como estreitar os laços com o mercado de trabalho. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um processo de monitoramento de egressos de cursos de Pós-graduação interligando conceitos de empregabilidade. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de entender como são avaliados os egressos de cursos semelhantes no Brasil. A partir dos resultados optou-se por aplicar um questionário adaptado para este fim em formato digital, disponibilizado em um website a partir de indicadores como satisfação com o curso, remuneração salarial e melhorias laborais apresentadas após a conclusão do curso. Foram estruturadas as interfaces dos egressos, empresas e administrador e a etapa de programação foi feita por uma empresa júnior contratada, utilizando a linguagem JavaScript, HTML5 e CSS (integrados pelo framework React JS). Com a conclusão das etapas relacionadas à programação, o instrumento estava apto para ser aplicado no grupo piloto. Como resultados, foram apresentados três artigos que foram elaborados durante o desenvolvimento desta tese. O primeiro intitulado “Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão”, o segundo artigo apresentado “Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho”, o terceiro “Edulink: Análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia”. Foi possível concluir que a disponibilização da plataforma pôde auxiliar as instituições a obter uma visão panorâmica sobre o impacto social de cursos de Pós- graduação na sociedade, bem como auxiliar os programas a realizarem a avaliação de forma mais dinâmica e estratégica. Palavras-chaves: Avaliação educacional; Educação de pós-graduação; Estudantes; Biotecnologia. ABSTRACT DESIDÉRIO, Tamiris Mariani Pereira. Analysis of the impact of Postgraduate Programs in Biotechnology: approach using Employability Indicators Provided by Graduates. 2023. 73 f. Tese (Doutorado em Pesquisa e Desenvolvimento – Biotecnologia Médica) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2023. With the recent regulations regarding the performance of health professionals, as a result, biotechnology professionals now have new perspectives on the job market and their professional performance, making this an opportune moment to promote tools that help health programs. Postgraduate courses to learn about the profile of their graduates as well as strengthen ties with the job market. This work aims to develop a methodology for evaluating graduates of Postgraduate courses with the presentation of predictive models relating satisfaction with the course and employability. Initially, a bibliographical research was carried out in order to understand how graduates from similar courses in Brazil are evaluated. Based on the results, it was decided to apply a questionnaire adapted for this purpose in digital format, made available on a website based on indicators such as satisfaction with the course, salary remuneration and work improvements presented after completing the course. The interfaces for graduates, companies and administrators were structured and the programming stage was carried out by a contracted junior company, using JavaScript, HTML5 and CSS (integrated by the React JS framework). With the completion of the steps related to programming, the instrument was ready to be applied to the pilot group. As results, three articles were presented that were prepared during the development of this thesis. The first entitled “Evaluation of graduates from the health sector: a review”, the second article presented “Edulink - Development of a platform for evaluating graduates with participation in the labor market”, the third “Edulink: Exploratory analysis of the data set of monitoring of graduates in Postgraduate courses in Biotechnology”. It can be concluded that the availability of the platform can help institutions to obtain a panoramic view of the social impact of postgraduate courses on society, as well as helping programs to carry out evaluation in a more dynamic and strategic way. Key-words: Educational Measurement; Education; Graduate; Students; Biotechnology. LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Representação da cronologia do estudo com as etapas previstas..............24 Figura 2 – Logo elaborado para página......................................................................27 Figura 3 – Gráfico visual escolhido.............................................................................27 LISTA DE QUADROS Quadro 1 - Universidades e descritivo das páginas Alumni.......................................17 Quadro 2 - Consórcios e suas descritivo de suas metodologias................................20 LISTA DE TABELAS Tabela 1 - Exemplo ilustrativo do modo de agrupamento dos dados para as análises multivariadas e de aprendizado de máquina............................................29 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO .................................................................................................... 14 1.1 Metodologias de monitoramento de egressos ............................................... 17 2 OBJETIVOS ........................................................................................................ 22 2.1 Objetivo Geral .................................................................................................... 22 2.2 Objetivos Específicos ....................................................................................... 22 3 METODOLOGIA ................................................................................................ 23 3.1 Levantamento de dados e elaboração do questionário para os egressos . 24 3.2 Elaboração da página contendo o questionário de Egressos ..................... 25 3.3 Elaboração da interface disponível para as empresas ................................. 26 3.4 Testes no Grupo Piloto ..................................................................................... 28 3.5 Análise das respostas ...................................................................................... 29 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ......................................................................... 31 4.1 Artigo 1 - Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão ................. 32 4.2 Artigo 2 - Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho...................... 51 4.3 Artigo 3 - Edulink: análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia. .................................................................................... 76 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 81 REFERÊNCIAS .................................................................................................... 83 GLOSSÁRIO ............................................................... Erro! Indicador não definido. APÊNDICES.. ...................................................................................................... 89 APÊNDICE 1 - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) ................................................................................................ 89 APÊNDICE 2 - QUESTIONÁRIO EGRESSOS .................................................... 91 ANEXOS....... ....................................................................................................... 96 ANEXO 1 - PARECER CEP ................................................................................ 96 ANEXO 2 - CERTIFICADO DE REGISTRO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR ............................................................................................................. 97 14 1 INTRODUÇÃO A partir da regulamentação do Marco Legal da Ciência e Tecnologia é possível prever um cenário cada dia mais próspero no ambiente tecnológico do país, e como o documento prevê incentivo ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras, desenvolvimento de novos produtos e aumento da parceria público privada é notável pensar que o mercado necessitará de recursos humanos mais qualificados e com grande capacidade de atuar tanto em ambientes públicos como privados (Brasil, 2018). O programa de Pós-graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica), implementado no ano de 2001 tem como objetivos: Art. 4o São objetivos do Mestrado Profissional: I - capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; A reestruturação do Programa para atender a demanda dos Hospitais de Câncer para capacitar seus profissionais, numa ação transformadora do exercício da profissão, vem de encontro a esse objetivo. II - transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; Muitas das dissertações defendidas no Programa, transferiram tecnologia da Universidade para outros serviços de saúde, como por exemplo: - criação e manutenção de banco de dados para análise de dados do Programa de DST/AIDS do Ministério da Saúde; - modificação de protocolo de transporte de amostras destinadas ao exame de carga viral do HIV em nível nacional; - qualificação de profissionais do Instituto Adolfo Lutz de Marília/SP na área de Biologia Molecular aplicada ao diagnóstico e monitoramento de doenças virais; - formação de recursos humanos especializados e montagem de Laboratório de Biologia Molecular voltado ao diagnóstico e monitoramento da terapia dos pacientes do Centro de Transplantes do Hospital Amaral Carvalho de Jáu; - produção de anticorpos monoclonais para uso em imunohematologia; - produção de biocurativos para cicatrização de feridas e queimados do Hospital Estadual de Bauru, Botucatu, Jaú, Barretos entre outros; - formação de recursos humanos/atualização de professores do Ensino de Primeiro e Segundo graus da Rede Oficial do Estado de São Paulo; - outros exemplos podem ser identificados no item produção tecnológica. III - promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados; A articulação da Universidade por meio do Mestrado Profissional com organizações públicas e privadas como o Laboratório Fleury, Hospital Sírio Libanês, Hospital Amaral Carvalho de Jáu, Hospital Pio XII de Barretos, Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Universidades do setor privado, otimiza os recursos financeiros e agrega valor a todas as Instituições envolvidas. 15 IV - contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas (UNESP, 2019). A avaliação de cursos de Pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) segue rigorosamente a regulamentação nacional estabelecida, sendo um processo fundamental para a promoção da qualidade e excelência acadêmica no Brasil. A CAPES utiliza critérios objetivos e transparentes para avaliar programas de mestrado e doutorado, levando em consideração aspectos como a qualificação do corpo docente, a produção científica dos docentes e discentes, a infraestrutura disponível, e o impacto social e acadêmico das pesquisas realizadas. Essa avaliação periódica não apenas identifica áreas de excelência e oportunidades de melhoria nos programas, mas também orienta políticas públicas para o aprimoramento contínuo do ensino e da pesquisa no país, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e para a formação de profissionais altamente qualificados. A regulamentação mais recente da CAPES que dispões sobre os mestrados e doutorados profissionais apresenta diversos objetivos, dentre eles: I - capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia; (Brasil, 2019). O êxito do egresso, seja medido por inserção nas instituições públicas e privadas, empregabilidade ou salários ou outras variáveis, se faz necessário para que os programas possam aprimorar suas metodologias e também conhecer mais sobre o ambiente em que estão atuando. Assim como a utilização de indicadores confiáveis que são capazes de representar a realidade dos estudantes concluintes, como por exemplo faixa salarial, importância de premiações e experiências acadêmicas, entre outros. Bases de dados nacionais como o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados possuem dados importantes como registros de empregos formais na área da saúde, que podem apresentar um panorama parcial do 16 mercado de trabalho na área de estudo, porém só possuem dados referentes a registros formais de emprego, não identificando a área de formação dos indivíduos, sua relação com cursos e treinamentos bem como o grau de satisfação pessoal dos sujeitos envolvidos. A Universidade tem como um de seus pilares a inserção social de indivíduos aptos a exercer suas atividades profissionais com qualidade e excelência, ter uma devolutiva sobre a qualidade desses profissionais é muito importante, principalmente no que versa sobre a qualificação para o trabalho (Lousada, 2005). Apresentar uma ferramenta de avaliação de perfil de egresso perpassa pelo importante processo de validação, que inclui planejar a melhor estratégia de elaboração bem como o melhor método, a escolha de indicadores condizentes com a realidade e o melhor desenho de pesquisa, de acordo com os objetivos da proposta (Alexandre; Coluci, 2011). O estudo do monitoramento de egressos é uma temática complexa e desafiadora, levando-se em consideração a diversidade de instituições e culturas organizacionais no ambiente universitário, principalmente no ambiente nacional, entretanto estudos (Marcovitch, 2023) convergem para a ideia de que estabelecer o vínculo institucional desde os primeiros anos de graduação pode fazer com que o vínculo não se perca após a conclusão do curso. Levando em conta que a conexão entre estudantes e universidades pode perdurar além da graduação, é crucial compreender a relação dos egressos de pós- graduação com suas instituições. Vários fatores influenciam a percepção desses ex- alunos sobre a imagem da universidade, sendo essenciais para determinar se essa relação será produtiva ou não (Ito; Fleuri, 2023) A criação de um mecanismo efetivo de coleta de dados dos egressos de um curso é de expressivo significado em qualquer Instituição de Ensino Superior (IES), e sua aplicação não deve ser realizada somente em momentos sazonais, mas de forma constante, para que os benefícios trazidos sejam solidificados e priorizem a qualidade do ensino, fazendo parte da cultura da instituição, seja ela pública ou privada. 17 1.1 Metodologias de monitoramento de egressos O acompanhamento de egressos é uma prática fundamental para instituições de ensino superior em todo o mundo, buscando entender o impacto e a qualidade da formação proporcionada aos estudantes. Diversas metodologias têm sido desenvolvidas para esse fim, abrangendo desde análises quantitativas de desempenho acadêmico até avaliações qualitativas do desenvolvimento de habilidades e competências. Em muitos países, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália, instituições de ensino superior adotam abordagens mistas, combinando dados objetivos, como taxas de empregabilidade e satisfação dos empregadores, com análises qualitativas, como entrevistas e pesquisas de autoavaliação dos egressos. No Brasil, essa prática também ganha destaque, especialmente com a implementação de instrumentos de avaliação institucional pelo Ministério da Educação ou de forma individualizada pelas próprias instituições de ensino ou grupos de pesquisa. A diversidade de metodologias reflete a complexidade do processo de avaliação de egressos e a necessidade de abordagens adaptadas aos contextos específicos de cada instituição e país. O histórico de monitoramento de egressos no Brasil e no exterior tem sido uma área de estudo significativa, refletindo a crescente importância de garantir a qualidade e relevância da educação superior. No Brasil, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Brasil, 2024a) é um dos principais instrumentos de avaliação de graduandos do ensino superior, aplicado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Brasil, 2024b). Além disso, algumas universidades brasileiras têm seus próprios sistemas de avaliação de egressos, buscando medir a empregabilidade, a satisfação dos empregadores e o desempenho dos graduados no mercado de trabalho. Essas avaliações têm sido objeto de estudo e análise por acadêmicos e pesquisadores em diversas áreas, incluindo educação, economia e sociologia. Estudos como os realizados por Oliveira e Almeida (2018) no Brasil e por Carapinha et al. (2019) em uma perspectiva internacional fornecem insights valiosos sobre os impactos e as implicações dessas avaliações para as instituições de ensino superior e para o desenvolvimento de políticas educacionais. 18 Reunimos alguns modelos de monitoramento de egressos apresentados por algumas universidades ao redor do mundo e apresentamos os principais destaques de seus formatos que são muito semelhantes entre si (Quadro 1): Quadro 1 - Universidades e descritivo das páginas Alumni Universidade Descritivo da página Alumni Harvard University A Harvard University dedica-se à sua comunidade de ex-alunos, fornecendo uma gama abrangente de recursos e informações, incluindo eventos, networking e notícias. Os visitantes têm a oportunidade de se conectar com outros ex-alunos, explorar oportunidades de voluntariado e filantropia, além de acessar benefícios exclusivos para membros. O site destaca o impacto positivo dos ex-alunos de Harvard e incentiva a participação contínua na vida universitária. (https://www.harvard.edu/) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) O MIT Alumni é uma plataforma online que conecta os ex-alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), oferecendo uma variedade de recursos, como networking, eventos e atualizações sobre conquistas e programas do MIT. A página facilita a troca de experiências, oportunidades profissionais e envolvimento contínuo com a comunidade do MIT. (https://alum.mit.edu/) Universidade de Coimbra A Universidade de Coimbra dedica-se aos seus ex-alunos, fornecendo informações sobre eventos, projetos e iniciativas. Os visitantes podem se conectar com outros ex-alunos, participar de atividades e contribuir para o desenvolvimento contínuo da universidade. A página destaca o papel dos ex-alunos no apoio à UC e como eles podem se envolver em áreas como mentoring, doações e colaborações. (https://www.uc.pt/alumni/) University of Michigan Na University of Michigan Alumni, os ex-alunos podem encontrar uma variedade de recursos e informações, incluindo networking, eventos, atualizações sobre a universidade, recursos profissionais, envolvimento com a comunidade e benefícios. (https://alumni.umich.edu/) Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) O site da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) atende aos ex-alunos, oferecendo uma ampla gama de recursos e informações, como eventos, networking e notícias. Os usuários têm a oportunidade de se conectar com outros ex-alunos, explorar opções de voluntariado e doações, além de acessar vantagens exclusivas para membros da comunidade alumni da CUHK. O site destaca as realizações e contribuições dos ex-alunos da CUHK, incentivando-os a permanecerem envolvidos na vida universitária. (https://www.alumni.cuhk.edu.hk/) Australian National University A Australian National University Alumni é uma plataforma online que oferece recursos e oportunidades para os ex-alunos se conectarem, incluindo eventos, programas de mentoria, notícias e 19 histórias inspiradoras. A ANU Alumni visa promover o envolvimento contínuo dos ex-alunos com a universidade e fornecer suporte para seu desenvolvimento profissional e pessoal. (https://www.anu.edu.au/alumni) University of Queensland (UQ) A página UQ Alumni é o ponto central para os ex-alunos da University of Queensland (UQ), oferecendo uma variedade de recursos e oportunidades, como eventos, redes profissionais, programas de mentoria e notícias. A UQ Alumni busca promover o envolvimento contínuo dos ex-alunos com a universidade e fornece suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional. (https://alumni.uq.edu.au/) University of Warwick A página Warwick Alumni é o centro online para ex-alunos da University of Warwick, oferecendo recursos e oportunidades para conexão, incluindo eventos, redes profissionais, programas de mentoria e notícias. O objetivo é promover o envolvimento contínuo dos ex-alunos com a universidade e fornecer suporte para seu desenvolvimento pessoal e profissional. (https://warwick.ac.uk/alumni/) Newcastle University A página Newcastle University Alumni é uma plataforma para ex- alunos se conectarem e se envolverem com a universidade, oferecendo recursos como eventos, redes profissionais, oportunidades de carreira e notícias. O objetivo é promover o envolvimento contínuo dos ex-alunos com a universidade e apresenta suporte para seu desenvolvimento pessoal e profissional. (https://www.ncl.ac.uk/alumni/) Fonte: elaborado pela autora Nota: Baseado em dados de Marcovitch (2023) O Nacaps, National Academics Panel Study, é um estudo longitudinal de doutorandos na Alemanha, onde estudantes concluintes de todo o país são questionados regularmente sobre as condições de estudo dos seus doutoramentos, os objetivos de carreira e desenvolvimento profissional, bem como sobre a sua situação geral de vida. O estudo consiste na realização de levantamento de dados por meio dos egressos e os resultados são apresentados às instituições de ensino fornecendo bagagem para a tomada de decisão, apesar de ser uma abordagem abrangente não diferencia o foco das modalidades de cursos, acadêmicos ou profissionais e se restringe ao território alemão, apesar de considerar estudantes estrangeiros como participantes (NACAPS, 2023) Também é possível relacionar os modelos que atuam, com conjuntos de universidades no formato de consórcio. Alguns encontrados são (Quadro 2): 20 Quadro 2 - Consórcios e suas descritivo de suas metodologias Consórcio Descritivo da Metodologia AlmaLaurea Almalaurea é uma plataforma italiana que conecta graduados universitários com oportunidades de emprego. Ele fornece dados estatísticos sobre a empregabilidade dos graduados, bem como serviços de orientação profissional e informações sobre o mercado de trabalho. Além disso, oferece aos empregadores acesso a um amplo pool de talentos recém-graduados. Em resumo, Almalaurea atua como uma ponte entre as instituições de ensino superior e o mercado de trabalho, facilitando a transição dos graduados para suas carreiras profissionais. Universities UK (UUK) Este é um consórcio que representa 140 universidades do Reino Unido. Eles têm programas para ajudar os alunos e ex-alunos a encontrarem empregos por meio de eventos de recrutamento, workshops e serviços de orientação de carreira. https://www.universitiesuk.ac.uk/ European University Association (EUA) A EUA é uma associação de universidades europeias que promove a colaboração entre instituições de ensino superior em toda a Europa. Eles podem facilitar o compartilhamento de oportunidades de emprego entre suas universidades membros. https://eua.eu/ Grupo Coimbra Este é um consórcio de universidades europeias de renome, focado principalmente em pesquisa. Eles podem oferecer oportunidades de emprego e estágio para alunos e ex-alunos em instituições membros. https://www.coimbra-group.eu/ Agência de Estatísticas do Ensino Superior (HESA) A Agência de Estatísticas do Ensino Superior (HESA) no Reino Unido realiza anualmente uma pesquisa online dos graduados para acompanhar todos os alunos que concluem o ensino superior, acompanhando-os por quinze meses após a conclusão de seus cursos. Esse método é também adotado em Ontário, Canadá. Na Austrália, há também um levantamento de resultados de graduação (GOS) que recebe financiamento do governo. https://www.hesa.ac.uk/ Fonte: Elaborada pela autora AlmaLaurea é uma plataforma italiana inovadora que desempenha um papel crucial na facilitação da transição dos estudantes do ensino superior para o mercado de trabalho, promovendo a empregabilidade dos graduados. Desde sua fundação em 1994, AlmaLaurea tem sido uma ferramenta essencial, fornecendo serviços como bancos de dados de currículos, informações sobre oportunidades de emprego e estágio, e análises sobre as trajetórias profissionais dos graduados. De acordo com estudos como o realizado por Battaglini e Gennaioli (2015), AlmaLaurea tem sido fundamental na redução da lacuna entre a formação acadêmica e as 21 demandas do mercado de trabalho na Itália, contribuindo para uma maior integração dos graduados no mercado de trabalho. (Fonte: Battaglini, M., & Gennaioli, N. (2015). Bridging the gap between intentions and actions: AlmaLaurea and the Italian labor market. Voxeu.org.) O processo utilizado na Itália com o AlmaLaurea apresenta-se como o que há de mais inovador e completo no que diz respeito à relação entre a academia e o estudante concluinte. O AlmaLaurea nasceu da experiência da AlmaDiplomata, para criar uma ponte entre a escola secundária, a universidade e o mundo do trabalho e AlmaOrièntati, o caminho de orientação para orientar os graduados em cursos de nível superior na escolha do curso universitário (AlmaLaurea, 2022) e a ferramenta é o que há de melhor em termos de monitoramento de egressos com a participação das instituições e o mercado de trabalho. A partir dos trabalhos apresentados, bem como o fluxo de informações apresentado pelo AlmaLaurea estima-se que ele apresenta algumas de suas funcionalidades que podem ser adaptáveis à realidade dos egressos de alguns cursos brasileiros. A proposta de integrar o ambiente universitário junto ao ambiente corporativo pode ser muito atrativa para algumas carreiras, assim como a necessidade de estreitamento de relações com as instituições após a conclusão do curso. http://www.almadiploma.it/ http://www.almaorientati.it/ 22 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral Construir, validar e implementar um processo de monitoramento empregatício por meio de egressos de programas de Mestrado e Doutorado, contribuindo para a avaliação dos programas, atendendo às necessidades institucionais das Universidades, do mercado de trabalho no âmbito público e privado e necessidades governamentais da CAPES/MEC. 2.2 Objetivos Específicos ● Propor questionário para avaliação de cursos por meio de egressos de Programas Pós-graduação; ● Estruturar um processo de acompanhamento por meio de egressos, disponibilizando informações para empregadores e a instituição de ensino baseado na plataforma AlmaLaurea; ● Identificar as forças propulsoras e inibidoras para a aplicação do processo na universidade; ● Apresentar e aplicar o questionário em cursos de Mestrado e Doutorado de Biotecnologia das áreas da saúde. 23 3 METODOLOGIA Trata-se de um estudo com desenvolvimento e aplicação de tecnologia em forma de questionário baseado na plataforma AlmaLaurea, que será disponibilizado para ser utilizado em Programas de Pós-graduação em Biotecnologia, conforme nomenclatura de cursos com reconhecimento da CAPES/MEC (Brasil, 2022). Foram abordadas questões alusivas ao perfil pessoal do estudante egresso, sua satisfação referente aos conteúdos e habilidades desenvolvidas bem como suas perspectivas de futuro profissional a partir da conclusão do curso. Os participantes demonstraram consentimento em sua participação com a concordância do TCLE, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados (Apêndice 01). Este trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu, sob o parecer 613752920.1.0000.5411, conforme anexo 01. O público alvo do grupo piloto era composto por egressos, ou seja, estudantes que já concluíram o curso de Pós-graduação em Biotecnologia sendo que foi composto por estudantes que concluíram o cursos de Pós-graduação em Biotecnologia na Unesp e outras instituições particulares. Apesar do trabalho ter sido desenvolvido com um grupo piloto é customizável podendo ser ampliado para outros cursos de Pós-graduação e até graduação. Foi elaborada uma forma de comunicação e divulgação dos principais resultados obtidos pelo estudante para empregadores que poderão utilizar a plataforma para a seleção de mão de obra qualificada, de uma forma semelhante a AlmaLaurea que realiza um intercâmbio de informações entre as instituições de ensino, os estudantes e o mercado de trabalho, iniciativa inédita no Brasil. O estudo ocorreu de acordo com a figura 1 que representa o fluxograma da pesquisa: 24 Figura 1 - Representação da cronologia do estudo com as etapas desenvolvidas. Fonte: elaborado pela autora 3.1 Levantamento de dados e elaboração do questionário para os egressos O levantamento aconteceu por meio de pesquisas na literatura com o foco na área médica, referentes a avaliação de egressos (classificação da CAPES/MEC). A partir das buscas foi possível notar que não existem trabalhos específicos desenvolvidos para a área de Biotecnologia e sim trabalhos focados nas áreas médicas e da saúde. Nesta etapa foi construída uma estratégia de busca em parceria com a Biblioteca do Câmpus de Botucatu onde foram consultadas as bases de dados PubMed , Web of Science, Scielo , Lilacs, Embase e Scopus a partir da seguinte pergunta norteadora: “Como são avaliados os egressos de ensino superior da área médica no Brasil? A partir do levantamento e análise dos resultados obtidos, que além de apontar o panorama da avaliação do egresso no aspecto nacional, foi possível notar que a ausência de trabalhos focados na área de Biotecnologia mostra a necessidade da elaboração de uma ferramenta específica para tal. Optou-se por adaptar uma ferramenta já validada em outro estudo denominado “DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE MESTRADO EM PESQUISA CLÍNICA” 1- Levantamento bibliográfico e de indicadores; 2- Interface do aluno; 3- Interface da instituição de ensino; 4- Interface do Empregador; 5- Junção interfaces; 6- Contatos com grupo piloto; 7-Análise estatística dos dados; 8- Ajustes finais; 9- Apresentação para a instituição. 25 (Desiderio, 2019) onde foi avaliado o perfil de egressos de um curso de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica. As adaptações foram feitas a partir dos diferentes aspectos encontrados entre os dois cursos, como por exemplo as cargas horárias das disciplinas, diferentes disciplinas bem como as particularidades de cada área. Houve discussões preliminares junto à coordenação do Programa de Pós- graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) da Faculdade de Medicina de Botucatu entre os anos de 2019 e 2020, considerando que a construção do questionário foi desenvolvida com a colaboração dos profissionais que atuam junto aos egressos. 3.2 Elaboração da página contendo o questionário de Egressos Após a elaboração das adaptações no instrumento (Desiderio, 2019), foi organizado um esboço da interface oferecida para os usuários. Optou-se por disponibilizar uma página web onde os ex-alunos pudessem acessar a partir de computadores, tablets e celulares, ficando, então, disponível por meio do endereço eletrônico. A partir da análise de viabilidade e busca por diferentes opções e modalidades de parcerias, a Empresa Júnior InfoJunior, dos alunos do curso de Ciências da Computação da Unesp do Câmpus de Rio Claro, foi a escolhida para realizar as atividades técnicas de programação de Tecnologia da Informação da página. A escolha se deu devido a possibilidade de realizar intercâmbio de conhecimentos, oportunidade de apoio mútuo entre os pesquisadores e discentes dos cursos de Ciências da Computação e pela flexibilidade apresentada pelo grupo no momento das tratativas do processo. Foi utilizada a linguagem JavaScript, HTML5 e CSS (integrados pelo framework React JS) e foram utilizados aproximadamente 210 (duzentos e dez) dias de trabalho, com a participação de cinco alunos membros da Empresa Júnior. Houve a contratação dos serviços discriminados que foram custeados com recursos próprios da pesquisadora (Santos et al., 2019). Foi elaborada uma página inicial com duas opções de login, uma para o egresso e outra para a empresa parceira. Ao clicar na opção de login do egresso pela 26 primeira vez o participante insere informações pessoais e cadastrar sua senha de acesso que irá permitir o acesso às 30 questões, que são apresentadas no apêndice 02, e ao final poderá optar por apresentar um currículo que será disponibilizado para as empresas parceiras. O programa foi registrado com o apoio da Agência Unesp de Inovação gerando um registro de programa de computador, BR512023001522-9 protocolado na data de 31/05/2023, perante o INPI em razão da Comunicação de Invenção 23CI044. O presente registro é válido por 50 anos a partir da sua criação tendo validade no Brasil, e automaticamente, nos demais 176 países que assinaram a Convenção de Berna (1886). 3.3 Elaboração da interface disponível para as empresas De forma semelhante à plataforma disponível para acesso dos egressos, foi feita a programação da tela disponível para as empresas parceiras, utilizando a mesma linguagem e acesso independente com cadastro prévio e acesso aos filtros que permitem a escolha de um perfil desejado. O grupo inclui profissionais que atuam em empresas com foco em pesquisa e desenvolvimento de biotecnologia, as quais estão capacitadas para contratar graduados com formação avançada nessa área. A seleção das empresas foi baseada na proximidade com os cursos e áreas da UNESP. A interface apresentada pelos egressos concatena informações fornecidas pelo ex-aluno com sua autorização para divulgação, bem como opção de incluir um destaque em habilidades onde acredita ter evidência em seu currículo que poderá ser atrativo para os empregadores. A empresa parceira utiliza os filtros de acordo com o perfil mais adequado às suas necessidades e ao final da pesquisa será gerado um currículo do egresso respondente do questionário. Após a estruturação do formato da página, optou-se por concatenar todas as informações em um mesmo domínio, que possa ser acessado a partir de qualquer lugar do mundo, a partir de computadores, tablets e celulares, podendo chegar a egressos que estejam atuando em diversas localidades no período em que acharem mais adequado. 27 O nome e identidade visual da página foram escolhidos partindo da premissa de que este trabalho busca conectar o aluno concluinte, sua instituição e o mercado de trabalho pensando em apresentar para a sociedade o que há de melhor no que diz respeito à qualificação do profissional formado na área de Biotecnologia. A seguir apresenta-se a logomarca e o nome desenvolvidos para o sistema: Figura 2 – Logomarca e nome desenvolvidos para o sistema Fonte: elaborado pela autora O gráfico escolhido para toda a estrutura visual da página foi: Figura 3 – Gráfico visual escolhido Fonte: elaborado pela autora 28 O detalhamento das etapas de elaboração prática da página foi relatado no artigo “Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho” que segue apresentado nesta tese como um dos resultados da pesquisa aqui realizada. A estrutura foi elaborada e será encaminhada para publicação em revistas da área de Biotecnologia. 3.4 Testes no Grupo Piloto Devido à ausência de um banco de dados contendo informações sobre profissionais da área, foi feito contato com instituições como a Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidades e Hospitais de referência nacional, Sites da CAPES/MEC e conselhos de classe a fim de solicitar o contato de alunos egressos de cursos de Biotecnologia nas áreas da saúde. O questionário online foi disponibilizado para os participantes com acesso ao endereço https://edulink.app.br/, que podem respondê-lo de qualquer local com acesso à internet e até mesmo da palma de sua mão, por meio de celular e tablet. Os participantes do grupo piloto preencheram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) que está adequado à da Lei Geral de Proteção de Dados, em formato digital antes do início do questionário. O questionário aplicado ao grupo piloto buscou apontar ajustes de entendimento focados no público-alvo, ou seja, se o aluno compreende a linguagem adotada e se possui alguma dúvida referente às perguntas apresentadas ou se existem ajustes técnicos a serem feitos. No desenvolvimento foram considerados diferentes indicadores, tais como: satisfação pessoal, competências desenvolvidas, completude de conhecimentos, empregabilidade, êxito em processos adimensionais, evolução salarial, progressão na carreira, aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante o curso. https://edulink.app.br/ 29 3.5 Análise das respostas Foram utilizadas análises de correspondência múltipla (MCA) para avaliação das variáveis coletadas e sua correlação com o desfecho sobre a realidade do egresso (emprego público, emprego na iniciativa privada, ingresso na área acadêmica ou desemprego). Para realização dos estudos estatísticos foi criado um conjunto de dados chamado de conjunto de treinamento. Esse conjunto foi composto por atributos (representados por x), classes (representados por π) e instâncias. Os atributos foram, neste caso, todas as variáveis de estudo neste trabalho, como por exemplo: informações sobre habilidades e competências desenvolvidas durante o curso; informações sobre produto desenvolvido; dados dos egressos como sexo e idade, e; benefícios concedidos durante o curso e remuneração salarial. Já as instâncias são caracterizadas como os próprios indivíduos de pesquisa. Por final, as classes correspondem aos desfechos da conclusão do curso, tais como satisfação com a conclusão do curso e remuneração salarial. A Tabela 3 mostra como esses dados foram arranjados. Tabela 1 - Exemplo ilustrativo do modo de agrupamento dos dados para as análises multivariadas e de aprendizado de máquina. Instâncias Atributos Classes Egresso Idade (x1) Sexo (x2) Habilidade desenvolvida (x3) Participação em eventos (x4) xx5... Desfecho P egresso 1 π1 (faixa salarial) P egresso 2 2 (satisfação como curso) P egresso 3 3 . . . . . . . . . P egresso N n Fonte: elaborada pela autora 30 As análises PCA e MCA são técnicas exploratórias de grandes matrizes de dados. Sua aplicação resulta em representações gráficas das amostras e das variáveis de uma matriz de dados no mesmo plano fatorial, possibilitando uma interpretação fácil das relações entre elas. Essas análises criam representações geométricas dos dados e utilizam distâncias Euclidianas ponderadas para analisar as similaridades entre os pontos no espaço. Para as análises MCA foi utilizado o software R (Han; Pei; Kamber, 2011). Por meio dos resultados obtidos, foi possível agrupar egressos com características semelhantes em relação às diversas variáveis e fazendo o mapeamento da distribuição destes grupos. Com isso, foi possível identificar características de egressos que tenham correspondência estatisticamente significativa. O conjunto de dados ilustrado na Tabela 1 também foi utilizado para geração de modelos para a predição de desfechos dos casos de empregabilidade. Foi utilizado inicialmente o algoritmo Ranker do pacote InfoGainAttributeEval do software WEKA para selecionar os melhores atributos para o aprendizado de máquina (Han; Pei; Kamber, 2011). O detalhamento desta etapa do trabalho pode ser acessado no artigo descrito a seguir “Edulink: análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia.” 31 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO Nesta seção serão apresentados três artigos em formato de resultados e discussão que seguirão a seguinte ordem: Artigo 1- Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão (Publicado na Revista Brasileira de Educação Médica); Artigo 2 - Edulink - Desenvolvimento de plataforma de avaliação de egressos com participação do mercado de trabalho (Enviado para publicação na Revista Educação e Pesquisa); Artigo 3 – Edulink - Análise exploratória do conjunto de dados de monitoramento de formados em cursos de Pós-graduação em Biotecnologia. 32 4.1 Artigo 1 - Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão DESIDERIO, Tamiris Mariani Pereira; FERREIRA, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra. Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022. Avaliação de egresso da área da saúde: uma revisão Assessment of graduates in the health area: a review RESUMO INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre as experiências de avaliação de egressos de cursos de graduação da área da saúde no Brasil, com o desenvolvimento de processos a partir do protagonismo do egresso e de sua importante atuação na verificação da qualidade do ensino superior. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo conhecer experiências de avaliação de egressos de cursos de graduação da área saúde no Brasil, de modo a identificar processos e o protagonismo do egresso na verificação da qualidade do ensino superior com foco nos cursos de Medicina e Enfermagem. MÉTODO: Foi realizada uma metassíntese, uma modalidade da revisão de literatura, com a finalidade de analisar qualitativamente estudos que tratam da temática da avaliação de egressos do ensino superior. A busca de produções científicas sobre o tema teve como ponto de partida a seguinte questão “Como são avaliados os egressos de ensino superior da área médica no Brasil?”. Optou-se por realizar uma busca nas principais bases de dados da área da saúde: PubMed, Web of Science, LILACS, IBECS e SciELO. Obteve-se um total de 245 trabalhos. Adotaram-se os seguintes critérios de inclusão: 1. trabalho com desenvolvimento de questionário de avaliação de egressos; 2. trabalho com avaliação de egressos; 3. trabalho com participação de egressos; 4. trabalho com indicadores de qualidade na educação superior; 5. desenvolvimento de metodologias de avaliação da educação superior. Selecionaram-se 13 artigos. Cabe ressaltar que para ser incluído no estudo o trabalho deveria se enquadrar em no mínimo três critérios. RESULTADO: As evidências permitem concluir que o egresso participa do processo de avaliação de forma singular, pois o protagonismo dele fica nítido nos estudos analisados, seja como entrevistado ou sujeito que responde ao questionário desenvolvido com métricas científicas. CONCLUSÃO: A avaliação de egressos é uma importante ferramenta estratégica utilizada pela gestão de instituições de ensino, podendo ser considerada uma política pública de significativo impacto. As evidências ratificam a necessidade de incorporação de egressos também como protagonista nos processos de autoavaliação institucional. Palavras-chave: Educação em Saúde; Educação Superior; Estudo de Avaliação; Egresso. 33 ABSTRACT INTRODUCTION: This work presents a literature review on the experiences of evaluating graduates from undergraduate health sciences courses in Brazil with the development of processes centered on the graduate and his/her important role in verifying the quality of higher education. OBJECTIVE: To understand the experiences of evaluating graduates from undergraduate health sciences courses in Brazil, identifying processes and the protagonism of the graduate in verifying the quality of higher education with a focus on medical and nursing courses. METHODOLOGY: A meta-synthesis, a type of literature review, was conducted with the purpose of qualitatively analyzing studies that address the theme of the evaluation of higher education graduates. The search for scientific productions on the subject had as its starting point the following question “How are higher education graduates in the medical field evaluated in Brazil?” We opted to perform a search in the main health databases PubMed, Web of Science, Lilacs, IBECS and SciELO. A total of 245 studies were found. The following inclusion criteria were then applied: 1- Work involving the development of a questionnaire for evaluating graduates; 2- Work involving the evaluation of graduates; 3- Work involving the participation of graduates; 4- Work involving quality indicators in higher education; 5- Development of methodologies for the evaluation of higher education. Following the application of these criteria, 13 articles were selected. It should be noted that in order to be included in the study, the work had to meet at least three criteria. RESULTS: The evidence allows us to conclude that the graduate participates in the evaluation process in a unique way, his role is clear in the studies analyzed, whether he is active as an interviewee or subject who responds to a questionnaire developed with scientific metrics. CONCLUSION: The evaluation of graduates is an important strategic tool used by the management of educational institutions, and it can be considered a public policy of significant impact. The evidence confirms the need to incorporate graduates also as protagonists in the institutional self-assessment process. Keyword: Health Education; Higher Education; Evaluation Studies; Graduate. 34 INTRODUÇÃO É imprescindível destacar os desafios que ocorrem diante das atuais exigências do mundo corporativo. Por conta da grave crise vivida no Brasil, houve aumento do desemprego nos últimos anos1, e, com isso, o mercado de trabalho passa a ser mais competitivo e exigente. Tal fato corrobora uma tendência de aumento na procura por cursos de graduação de qualidade, com a finalidade de o cidadão aprimorar as próprias habilidades e obter maior conhecimento corporativo. A sociedade atual vive uma época em que os trabalhadores deixaram de ser especialistas técnicos, que são bons em realizar tarefas práticas, e passaram a ser especialistas tecnológicos, que possuem habilidades de gestão da informação2. Estudos e publicações governamentais analisados por Vieira et al.3, veiculados no período de 2001 a 2011, mostram grande diversidade dos instrumentos de coleta de dados na busca para avaliar o egresso de cursos de Enfermagem quanto à sua formação profissional. A utilização de instrumentos de coleta de dados é interpretada como o desenvolvimento de políticas públicas, visto que a universidade possui um singular papel social4. Além da perspectiva profissional, ressaltam-se os resultados que são oferecidos aos indivíduos que apresentam efetiva mudança de vida por meio da conclusão de um curso, sejam elas mensuráveis ou não, levando-se em conta que o Brasil possui apenas 15,7% de pessoas com mais de 25 anos que possuem nível superior completo1. Na Universidade de São Paulo (USP), a avaliação de egressos ocorre a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo desenvolvida de forma centralizada na reitoria e também em suas unidades de ensino4. Em 2018, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizou o portal Alumni Unesp que propicia a conexão de ex- alunos e apresenta notícias, oportunidades de trabalho, solicitação de serviços e contato com a instituição. De forma semelhante, a Universidade de Yale em New Haven, nos Estados Unidos, possui uma página que atua como papel colaborativo e de responsabilidade social, sendo geradora de relacionamento entre a instituição e os antigos alunos, de modo a proporcionar sinergia benéfica entre os egressos e até o mercado de 35 trabalho5. Porém, as redes de conexão de egressos nas universidades mais tradicionais do mundo, comumente chamadas de Alumni, atuam como redes de arrecadação de recursos para as instituições. Países da União Europeia adotam processos avaliativos com diplomados, envolvendo também familiares e empregadores, e propõem transformações e ajustes curriculares com a colaboração de terceiros especialmente do campo laboral. Em Portugal, diversos estudos são realizados com o foco no papel social da universidade6. Atualmente é possível encontrar trabalhos4,6-8 que desenvolvem metodologias de avaliação com a participação do aluno recém-formado. Contudo, reconhecemos a necessidade de verificar que formatos ou modalidades são utilizados no processo de avaliação e se eles têm se mostrado eficientes para a realidade da educação superior brasileira. A criação de um mecanismo efetivo de coleta de dados dos egressos de um curso é de expressivo significado em qualquer instituição de ensino superior (IES), e sua aplicação não deve ser realizada somente em momentos sazonais, mas também de forma constante para que os benefícios sejam solidificados e priorizem a qualidade do ensino, de modo a fazer parte da cultura da instituição, seja ela pública ou particular. Este trabalho teve como objetivo conhecer experiências de avaliação de egressos de cursos de graduação da área da saúde no Brasil, a partir da revisão de literatura, identificando processos e o protagonismo do egresso na verificação da qualidade do ensino superior com foco na medicina e enfermagem. Historicamente, o ensino superior no Brasil assume um papel profissionalizante, com a abertura das primeiras IES. Pontualmente, a primeira Escola de Medicina iniciou seus trabalhos em 1808 com a chegada da Família Real e estava localizada na Bahia. Porém, a educação superior no formato de universidade começou a ser difundida no país na terceira década do século XX, com a criação de escolas profissionalizantes com cursos voltados à área médica, ao direito, à engenharia, à artes e aos serviços militares9. 36 A formação acadêmica de qualidade é mais que o preparo profissional para atuação no mercado de trabalho. Ela envolve a formação do ser humano integral como cidadão político e ético10. A corresponsabilização do aluno no processo formativo é decisiva em todas as áreas, mas, na área da saúde, pontos como a responsabilidade na formação inicial do curso, a formação continuada, a autonomia e a responsabilidade social também precisam ser o foco estratégico das instituições de ensino11. A atual sociedade passa por um intenso momento de transformações sociais, e as instituições precisam estar alinhadas e preparadas para lidar com tais mudanças. Por conta disso, os cursos de Medicina e da área da saúde têm incorporado em seus currículos as metodologias ativas com a intenção de estimular a autonomia do aluno e promover a visão de libertação educacional, fazendo com que o discente busque alternativas para consolidar o próprio conhecimento12. A melhoria da qualificação profissional é tida como um diferencial para que o sujeito possa inserir-se no mercado de trabalho. Com base na premissa do capital humano, o investimento em educação é estratégico para a obtenção de melhorias sociais e para a potencialização do crescimento social e econômico de comunidades13. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional determina que a finalidade da educação superior é “formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para inserção em setores profissionais e para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira”14 (artigo 43, inciso II). Ao regulamentar a avaliação do sistema educacional brasileiro, a LDB determina no artigo 9º que cabe ao governo central: [...] V – coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; VI – assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; [...] VIII – assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; 37 [...] IX – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino14. À vista desses objetivos, o atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, tem a seguinte intencionalidade: [...] articular duas dimensões importantes: a) avaliação educativa propriamente dita, de natureza formativa, mais voltada à atribuição de juízos de valor e mérito em vista de aumentar a qualidade e as capacidades de emancipação e b) regulação, em suas funções de supervisão, fiscalização, decisões concretas de autorização, credenciamento, recredenciamento, descredenciamento, transformação institucional, etc., funções próprias do Estado 15. Com um amplo leque de dimensões avaliativas, destaca-se a dimensão em que o aluno é o protagonista. Assim sendo, são objetivos do Sinaes: [...] melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização15. Para tanto, congrega um conjunto de estratégias, a saber: Autoavaliação institucional, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação: Cada instituição realiza uma autoavaliação, que será o primeiro instrumento a ser incorporado ao conjunto de mecanismos constitutivos do processo global de regulação e avaliação. A autoavaliação articula um estudo reflexivo segundo o roteiro geral – proposto em nível nacional –, acrescido de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm 38 indicadores específicos, projeto pedagógico, institucional, cadastro e censo. O relatório da autoavaliação deve conter todas as informações e demais elementos constantes no roteiro comum de base nacional, análises qualitativas e ações de caráter administrativo, político, pedagógico e técnico-científico. Esses aspectos devem guiar o processo de avaliação e identificação dos meios e recursos necessários para a melhoria da IES, bem como uma análise de acertos e equívocos do próprio processo de avaliação. Exame Nacional do desempenho do estudante – ENADE: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O Conceito Enade mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, sendo os cursos avaliados segundo as áreas de avaliação a ele vinculadas. O Ciclo Avaliativo do Enade foi definido pelo art. 33. da Portaria nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 2010. Ele compreende a avaliação periódica de cursos de graduação, com referência nos resultados trienais de desempenho dos estudantes. Avaliação externa: Essa avaliação é feita por membros externos, pertencentes à comunidade acadêmica e científica, reconhecidos pelas suas capacidades em áreas específicas e portadores de ampla compreensão sobre instituições universitárias. Censo da Educação Superior: O Censo é um instrumento independente que carrega grande potencial informativo, podendo trazer elementos de reflexão para a comunidade acadêmica, para o Estado e para a população em geral. Por isso, é desejável que os instrumentos de coleta de informações censitárias integrem também os processos de avaliação institucional, oferecendo elementos úteis ao entendimento da instituição e do sistema. Os dados do Censo também fazem parte do conjunto de análises e estudos da avaliação institucional interna e externa, contribuindo para a construção de dossiês institucionais e de cursos a serem publicados no Cadastro das Instituições de Educação Superior. Cadastro de cursos e instituições: De acordo com as orientações do Inep e da Conaes, também são levantadas e disponibilizadas para acesso público às informações do Cadastro das IES e de seus respectivos cursos. Essas informações, que também serão matéria de análise por parte das comissões de avaliação nos http://download.inep.gov.br/download/condicoes_ensino/2007/Portaria_n40.pdf http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13082:apresentacao-conaes 39 processos internos e externos, formarão a base para a orientar de forma permanente pais, alunos e a sociedade em geral sobre o desempenho de cursos e instituições15. É importante salientar que a autoavaliação institucional compreende dez dimensões abrangentes. A dimensão “Políticas de atendimento a estudantes e egressos” consiste em dois indicadores básicos: inserção profissional dos egressos e participação dos egressos na vida da IES. À vista disso, esses indicadores são estrategicamente importantes para a gestão da educação superior nacional15. A devolutiva fornecida pelos alunos é muito valiosa para a adequação e revisão do currículo dos cursos, podendo fornecer subsídios para uma nova percepção das experiências educacionais e do ambiente de aprendizagem. O processo avaliativo leva à reflexão e consequentemente à possibilidade de mudança com foco no resultado das atividades educacionais realizadas dentro das instituições12. As avaliações institucionais estão em evolução no Brasil, devido ao interesse das instituições em sistematizar ferramentas que podem ser utilizadas na prática de políticas no ensino superior. A transparência fornecida pelas metodologias de avaliação é muito significativa para a gestão dos cursos e currículos, já que os pontos contraditórios podem ser tratados com dinamismo e transparência16. Institucionalmente existem diversas formas de avaliação educacional, e aquela realizada com base no ponto de vista do aluno é muito importante, independentemente de ele exercer ou não a atividade laboral. Esse tipo de avaliação pode apontar quais melhorias são necessárias para o progresso da educação, considerando que, no dia a dia, esse recém-formado é capaz de confrontar os conhecimentos adquiridos com as atividades efetivamente exercidas. Além disso, pode-se avaliar a adequação dos conteúdos pedagógicos e do processo formativo à atividade laboral16. Apresentar uma ferramenta de avaliação de perfil de egresso perpassa pelo importante processo de validação, que inclui planejar a melhor estratégia de elaboração bem como o melhor método, a escolha de indicadores condizentes com a realidade e o melhor desenho de pesquisa, de acordo com os objetivos da proposta17. 40 MÉTODO Para este estudo, foi realizada uma metassíntese, uma modalidade da revisão de literatura, com a finalidade de analisar qualitativamente estudos que tratam da temática da avaliação de egressos do ensino superior. A busca de produções científicas sobre o tema teve como ponto de partida a seguinte questão: • Como são avaliados os egressos de ensino superior da área médica no Brasil? Optou-se por empreender uma busca nas principais bases de dados da área da saúde PubMed, Web of Science, LILACS, IBECS e SciELO, com a utilização dos seguintes descritores: “avaliação de egressos”, “avaliação da educação médica” e “avaliação de graduados”. A escolha das bases de dados se deu devido à possibilidade de encontrar trabalhos da saúde, em específico das áreas médica e enfermagem, com experiências significativas. Obteve-se um total de 245 trabalhos, e, após a utilização de critérios de inclusão, selecionaram-se 13 trabalhos que foram submetidos à análise qualitativa. Os trabalhos encontrados foram selecionados por meio da leitura do título e resumo, e, na escolha dos textos, consideraram-se os critérios apresentados na Figura 1. Figura 1. Ficha de avaliação de artigos 41 Fonte: Elaborada pelas autoras. Foram considerados os trabalhos que apresentavam no mínimo três seleções “sim”. A pesquisa nas bases de dados ocorreu entre os meses de abril e maio de 2019, e não foram adicionados filtros temporais nas pesquisas; optou-se por analisar os trabalhos nacionais. Salvaram-se todos os artigos no Excel. Os aspectos principais deles foram registrados também em planilha do Excel, analisados individualmente e, depois, comparados com foco no protagonismo do egresso e na forma de avaliação (questionário, entrevista ou outra forma de participação). Observaram-se os seguintes aspectos nos trabalhos encontrados: protagonismo do egresso nos processos de avaliação, indicadores relacionados à qualidade da educação e avaliação de egressos como política pública. A metodologia foi realizada pela autora. RESULTADOS A partir da leitura e análise qualitativa dos trabalhos, elaborou-se um quadro com a síntese dos principais aspectos buscados na literatura selecionada, com os seguintes destaques: “autor/ano publicação”, “título” e “considerações”. 42 Quadro 1. AUTOR TÍTULO CONSIDERAÇÕES 1 Vieira et al. (2016)3 “A construção e validação de um instrumento para avaliação de egressos” Instrumento validado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com a participação dos egressos respondendo ao questionário. 2 Francisco et al. (2016)18 “Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional” Questionário sobre aspectos socioeconômicos, atuação e avaliação do curso, e uma narrativa com aspectos de sua formação e vivência profissional. 3 Lima et al. (2018)19 “Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de instituições de ensino superior (IES)” Alunos responderam a um questionário: parte presencialmente e parte via contato telefônico. 4 Andriola (2014)20 “Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais” Egressos responderam a um questionário on-line que verificava informações laborais, percepção do mercado de trabalho e satisfação com o curso. 5 Senger et al. (2018)21 “Trajetória profissional de egressos do curso de Medicina da Universidade de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil: o olhar do ex-aluno na avaliação do programa” Questionário semiestruturado aplicado após reforma curricular e respondido pelos egressos digitalmente. 6 Meira et al. (2008)22 “Avaliação da formação de enfermeiros segundo a percepção de egressos” Revisão que aborda a avaliação de cursos de graduação sob a perspectiva do egresso. 7 Tonhom (2008)23 “Os egressos como atores do processo de avaliação curricular do curso de Enfermagem da Famema” Os egressos participaram da avaliação após três anos de graduação. Trabalho realizado com entrevistas semiestruturadas. 8 Hafner et al. (2010)24 “A formação médica e a clínica ampliada: resultados de uma experiência brasileira” O egresso participou da avaliação respondendo a entrevistas semiestruturadas com foco na formação clínica ampliada. 9 Torres et al. (2012)25 “Inserção, renda e satisfação profissional de médicos formados pela Unesp” Os egressos responderam a um questionário enviado pelos Correios. O estudo avaliou os egressos de um intervalo de mais de 30 anos. 10 Torres et al. (2011)26 “Qualidade de vida e saúde física e mental de médicos: uma autoavaliação por egressos da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” Os egressos apresentaram feedback sobre a qualidade de vida por meio de respostas a um 43 questionário encaminhado pelos Correios. A satisfação pessoal teve um peso importante. 11 Meira et al. (2018)27 “Avaliação de curso de graduação segundo egressos” Revisão sobre a avaliação de cursos superiores no Brasil, tendo a perspectiva do egresso como indicador. 12 Falavigna et al. (2013)28 “Sistema de saúde e educação médica no Brasil: história, princípios e organização” Revisão sobre a educação médica no Brasil com a participação do egresso no momento da devolutiva. O estudo não especifica outros métodos de avaliação com a participação do aluno. 13 Poles et al. (2018)29 “Percepção dos internos e recém-egressos do curso de Medicina da PUC-SP sobre sua formação para atuar na atenção primária à saúde” Os alunos responderam a um questionário com questões abertas e fechadas sobre sua satisfação e percepção sobre o curso. Fonte: Elaborado pelas autoras. 44 A Figura 2 apresenta os temas considerados na análise dos trabalhos encontrados. Figura 2. Temas para a avaliação Fonte: Elaborada pelas autoras. DISCUSSÃO Considerando que o produto final da educação é a formação de conhecimento do sujeito, buscou-se neste trabalho verificar como são feitas as avaliações de egressos da área da saúde. A maioria dos trabalhos apresentou estudos de desenvolvimento e validação de instrumentos em forma de questionário, aplicados em turmas de alunos concluintes dos cursos de Medicina e Enfermagem. A literatura aponta diversificadas formas de validação de ferramentas avaliativas, com destaque para trabalhos que utilizam o método DELPHI, que consiste na verificação da concordância de opiniões de especialistas da área em questão. 45 De acordo com Francisco et al.18 e Andriola20, a inserção do recém-formado no mercado de trabalho – isto é, o aluno conclui o curso e consegue sua colocação – é considerado um indicador positivo para a universidade. Aqui se aponta o importante papel social da IES, pois, quando é verificada a inserção solidificada de um sujeito com qualificações no mercado de trabalho, considera-se que a instituição cumpriu sua “missão”. Destaca-se também o fato de esta revisão analisar a avaliação da área saúde com reflexos importantes na área do bem-estar da população, considerando que um bom médico e um bom enfermeiro que estão bem colocados no mundo do trabalho representam a geração de renda para famílias e também a disponibilização de serviços de qualidade para a sociedade. Como as comunidades são beneficiadas direta ou indiretamente pelo desenvolvimento do conhecimento fomentado nas universidades, a avaliação de um curso da instituição por meio da opinião das “sementes” plantadas, que são os egressos, é capaz de mensurar parte dessa formação profissional; afinal, o egresso, além de ocupar o papel social de trabalhador e gerador de renda, também pode atuar como multiplicador do conhecimento e boas práticas, além de desenvolvedor de tecnologias, que podem retornar para a população, como fármacos, protocolos e procedimentos clínicos eficientes e muitas vezes até econômicos. Outro ponto analisado nos trabalhos de Lima et al.19 e Poles et al.29 foi a satisfação do egresso acerca da formação recebida. O nível de satisfação do egresso com o seu processo de formação é um importante indicador da instituição de ensino. Foi possível encontrar de forma constante a abordagem das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Nos artigos de Vieira et al.3 e Senger et al.21, existe a comparação de indicadores antes e depois da adequação às DCN. Encontraram-se estudos de caso em que se utilizaram entrevistas com os egressos, a fim de subsidiar a reformulação de currículos com foco no processo formativo, fugindo um pouco do tema de inserção no mercado de trabalho. Uma temática abordada no trabalho de Hafner et al.24 foi a avaliação do egresso com enfoque na formação do médico generalista, humanista ou crítico reflexivo, que 46 trata de avaliar a formação do profissional fora da ótima empregatícia ou da alteração de conteúdos institucionais. Um estudo retrospectivo realizado por Torres et al.27 apresenta a utilização de envio de questionário autoaplicável, via Correios, com um intervalo de 37 anos, com uma taxa de resposta de 45%. Estudos com a utilização dessa metodologia podem traçar o perfil do egresso com possibilidade de comparar dados com o passar dos anos. O mesmo grupo realizou o trabalho de verificação da qualidade de vida de egressos do curso de Medicina, com a utilização da mesma metodologia, e apontou que a saúde física e mental dos egressos está associada à qualidade de vida deles. Portanto, neste trabalho foi possível encontrar o egresso inclusive como protagonista da avaliação da qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS A trajetória percorrida para a elaboração deste trabalho permite concluir que, entre os formatos de avaliação que consideram o protagonismo do egresso, encontram-se, preferencialmente, questionários impressos e on-line, e entrevistas estruturadas e semiestruturadas. É possível apontar ainda que o egresso participa do processo de avaliação de forma singular, já que sua atuação fica fulgente nos estudos analisados, seja ele atuante como entrevistado ou sujeito que responde ao questionário desenvolvido com métricas científicas. Assim, a avaliação de egressos é uma importante ferramenta estratégica utilizada pela gestão de instituições de ensino, podendo ser considerada uma política pública de significativo impacto quando se trata da avaliação de alunos de universidades públicas. As evidências ratificam a necessidade de incorporação de egressos também como protagonistas nos processos de autoavaliação institucional. 47 CONTRIBUIÇÃO DAS AUTORAS Tamiris Mariani Pereira Desiderio é autora principal, desenvolvedora da pesquisa e da redação do artigo apresentado. Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira participou da redação e revisão do artigo. CONFLITO DE INTERESSES Declaramos não haver conflito de interesses. FINANCIAMENTO Declaramos não haver financiamento. REFERÊNCIAS 1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores IBGE: pesquisa mensal de emprego 2016. Brasília: IBGE; 2016 [acesso em 11 jun 2019]. Disponível em: http://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Mensal_de_Emprego/fascic ulo_indicadores_ibge/2016/. 2. Strauhs FR, Pietrovski EF, Santos GD, Carvalho HG, Pimenta RB, Penteado RSG. Gestão do conhecimento nas organizações. Curitiba: Aymará Educação; 2012. 3. Vieira MA, Ohara CVS, Domenico EBL. The construction and validation of an instrument for the assessment of graduates of undergraduate nursing courses. Rev Lat Am Enfermagem. 2016;24:e2710. doi: 10.1590/1518-8345.0834.2710. 4. Miranda CS, Pazello ET, Lima CB. Egressos como instrumento de avaliação institucional: uma análise da formação e empregabilidade dos egressos da 48 FEA-RP/USP. Rev Gestão Univ Am Lat. 2015;8(1):298-321. doi: 10.5007/1983- 4535.2015v8n1p298. 5. Ferraz FAVGD, Fernandes IB, Schon M. 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Edulink - Development of a graduate evaluation platform with collaboration of the labor market RESUMO: TEMA GERAL E PROBLEMA DA PESQUISA: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de egressos do Programa de Pós- graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) da Faculdade de Medicina de Botucatu – FMB Unesp, bem como sua disponibilização para os testes em grupos piloto, realizando também uma importante devolutiva para a CAPES. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo desenvolver um processo de avaliação de egressos de um curso de Pós-graduação baseado na metodologia AlmaLaurea. METODOLOGIA: Foi elaborado um questionário de avaliação dos egressos, em um ambiente virtual desenvolvido com base na plataforma AlmaLaurea, podendo ser disponibilizado para ser utilizado em Programas de Pós-graduação em Biotecnologia, conforme classificação da CAPES/MEC. RESULTADOS: O ambiente virtual apresenta três diferentes interfaces. A primeira contém o questionário, página de elaboração do currículo e autorizações para disponibilização para empresas parceiras. A segunda consiste em uma interface acessível para as empresas que poderão filtrar o perfil escolhido do egresso para processos seletivos, por exemplo, a terceira chamada de administrador, podendo ser acessada pela instituição de ensino ou terceiro administrador. CONCLUSÃO: A utilização da avaliação de egressos em consórcio com o estreitamento dos laços entre a academia e o mercado de trabalho pode ser uma formidável ferramenta estratégica utilizada pela gestão de instituições de ensino, podendo ser considerada uma política pública de significativo impacto considerando o papel transformador da universidade tanto como formador de recursos 52 humanos qualificado e principalmente em áreas da saúde e tecnologia, onde as transformações impactam muitas vidas e de forma muito rápida. Palavras-chave: desenvolvimento; egressos; biotecnologia. INTRODUÇÃO Estudos e publicações governamentais descritas em uma revisão, veiculados no período de 2001 a 2011, mostraram grande diversidade relativa aos instrumentos de coleta de dados na busca para se avaliar o egresso quanto à sua formação profissional. A utilização de instrumentos de coleta de dados é interpretada como o desenvolvimento de políticas públicas, visto que a universidade possui um singular papel social (MIRANDA, 2014). Na Universidade de São Paulo (USP) a avaliação de egressos ocorre a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, sendo desenvolvida de forma centralizada na Reitoria e também em suas unidades de ensino (MIRANDA, 2014). Em 2018 a UNESP disponibilizou o portal Alumni UNESP, que propicia a conexão de ex-alunos, apresenta notícias, oportunidades de trabalho, solicitação de serviços e contato com a instituição. A universidade de YALE em New Haven, nos Estados Unidos, possui uma página semelhante à da UNESP que atua como foco colaborativo e de responsabilidade social, sendo gerador de relacionamento entre a instituição e os antigos alunos, proporcionando sinergia benéfica em níveis de empregabilidade (FERRAZ; FERNANDES, 2009). Porém, as redes de conexão de egressos nas Universidades mais tradicionais do mundo, comumente chamadas de Alumni, atuam como redes de arrecadação de recursos para as instituições. Uma pesquisa realizada em Johanesburgo denota o papel singular das universidades e de seus ex-alunos no panorama econômico de países menos desenvolvidos, sendo que a criticidade desses egressos pode ser utilizada para adequar os programas ao público-alvo, consequentemente, à sociedade (BARNARD, 2008). 53 Países da União Europeia adotam a utilização de processos avaliativos com diplomados, envolvendo também familiares e empregadores, propondo transformações e ajustes curriculares com a colaboração de terceiros, especialmente do campo laboral. Em Portugal diversos estudos são realizados com a vertente sobre o papel social da Universidade (COELHO; OLIVEIRA 2012). O AlmaLaurea é um consórcio fundado em 1994, onde pertencem hoje 75 universidades e que representa 91% do total de egressos do sistema universitário italiano todos os anos. É apoiado pelas universidades membros, pela contribuição do Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa (MIUR), pelas empresas e entidades que utilizam os serviços oferecidos. O AlmaLaurea é reconhecida como uma instituição de pesquisa e seu Escritório de Estatística é membro do Sistan, o Sistema Nacional de Estatística desde 2015 (ALMALAUREA, 2022). Realiza duas pesquisas censitárias anuais sobre o perfil e o status de emprego dos graduados 1, 3 e 5 anos após a graduação, retornando às universidades participantes, o MIUR, a Agência Nacional de Avaliação do Sistema Universitário e de Pesquisa (ANVUR), documentários confiáveis para facilitar os processos de planejamento, monitoramento e avaliação das decisões tomadas pelas universidades (ALMALAUREA, 2022). Há também o monitoramento dos estudos dos alunos, analisando as características e o desempenho dos egressos na área acadêmica e de emprego, permitindo a comparação entre diferentes cursos e locais de estudo também com coleta e disponibilização online os currículos dos graduados (hoje 3.100.000) para facilitar a correspondência entre demanda e oferta de trabalho qualificado. O apoio às universidades do grupo em atividades de colocação laboral dos alunos por meio de uma plataforma web de intermediação permite às universidades gerenciar a busca e seleção de pessoal, disponibilizando os currículos dos graduados, a publicação de ofertas de emprego e a organização de eventos destinados incentivar o encontro entre oferta e demanda de oportunidades de emprego favorecendo o encontro entre oferta e demanda de trabalho qualificado realizando pesquisa e 54 seleção de pessoal por meio da subsidiária integral, autorizada pelo Ministério do Trabalho a realizar a atividade de pesquisa e seleção de pessoal (CAMELLI, 2010). Existe também a internacionalização de serviços, habilidades, atividades de pesquisa em uma perspectiva global, colaborando com países europeus, com atenção aos países da bacia do Mediterrâneo e, mais recentemente, aos países asiáticos, em especial a China. AlmaLaurea nasceu da experiência da AlmaDiploma, para criar uma ponte entre a escola secundária, a universidade e o mundo do trabalho e AlmaOrièntati, o caminho de orientação para orientar os graduados na escolha do curso universitário (ALMALAUREA, 2022). Uma das importantes funcionalidades da plataforma é a publicação anual de relatórios sobre os egressos da Itália nas diferentes áreas científicas, assim como relatórios da sua situação de emprego até um certo período após a conclusão do curso. Esta informação é colocada à disposição das Instituições de Ensino para análise dos “perfis dos graduados” colocados também à disposição das entidades empregadoras. Esse relatório é uma ferramenta singular para a avaliação da eficiência e relevância da formação discente (BAGUES; LABINI, 2009). Nestas circunstâncias, importa ressaltar que os jovens italianos com formação superior apresentam taxas superiores de empregos e salários mais elevados, havendo dados sobre o impacto positivo no desenvolvimento científico, empresarial e social deste esforço da Itália na formação acadêmica. Vale destacar o efeito positivo de experiências de trabalho prévias na empregabilidade dos diplomados, mesmo aquelas tidas como estágios curriculares. Outro fator favorável ao emprego dos diplomados é a capacidade e disponibilidade destes para a mobilidade, considerando que o sul da Itália apresenta níveis de industrialização e de empregos qualificados mais baixos em comparação ao norte e centro do país. Esta situação justifica alguma ponderação pois estando a qualidade da formação associada à qualidade do emprego, também é verdade que a qualidade de emprego aumenta a competição entre as empresas ao induzir maior inovação (ALMEIDA; CASTRO; 2017). http://www.almadiploma.it/ http://www.almaorientati.it/ 55 A contribuição para a melhoria da qualidade dos cursos em si já é uma vertente bem explorada em pesquisas da área, mas a participação do egresso de uma forma contínua e duradoura também se faz muito importante para a cultura universitária. Um bom exemplo visto em muitas instituições são os programas de mentoria, que contam com a participação de alunos já formados com experiência sólida e capazes de auxiliar os recém-chegados de diversas formas. Outra forma de participação encontrada é a atuação do egresso em programas de captação de recursos, que auxiliam as universidades a destinar recursos privados de diferentes formas, mas sempre com intenção de fomentar o conhecimento ou a prestação de serviços (BAGUES, LABINI, 2009). A utilização de uma metodologia de avaliação pode trazer para os gestores um rico banco de informações sobre os cursos, como Capecchi, Iaannario e Picolo (2012), em seu trabalho relatam que pesquisas podem avaliar a capacidade da demanda e do mercado de trabalho de aproveitar o capital humano criado pelas universidades e, reciprocamente, a capacidade das instituições de atender aos requisitos e necessidades da sociedade (ou seja, sua eficácia e eficiência externas) (CAPECCHI; IAANNARIO; PICOLO, 2012). As recomendações da Comissão Europeia para a modernização do Ensino Superior apelam para o desenvolvimento e implementação de estratégias que promovam a qualidade do ensino e aprendizagem, atendendo aos diferentes atores relevantes no sistema (estudantes, professores, graduados, empregadores). Entre outras medidas, sinaliza-se a necessidade de identificação e implementação de métodos de ensino e aprendizagem que assegurem o desenvolvimento de competências que promovam a empregabilidade dos egressos, reconhecendo e valorizando as iniciativas desenvolvidas quer em termos de investigação, quer em termos de práticas pedagógicas que contribuam para este objetivo (COMISSÃO EUROPEIA, 2022). Com os crescentes avanços na área tecnológica nacional e internacional ocorreu a necessidade do aprimoramento das equipes de pesquisa. Conhecer as habilidades dos indivíduos que compõem essas equipes é primordial para o bom desenvolvimento de pesquisas de ponta (LI et al., 2018). 56 Além da perspectiva profissional, ressaltam-se os resultados que são trazidos aos indivíduos que apresentam efetiva mudança de vida por meio da conclusão de um curso, sejam elas mensuradas ou não, levando-se em conta que o Brasil possui apenas 15,7% de pessoas com mais de 25 anos que possuem nível superior completo (IBGE, 2017). É possível pensar também nos resultados indiretos da existência de profissionais bem capacitados com amplo conhecimento na área que atuam, principalmente se tratando da área da saúde. Esses resultados são capazes de mudar a realidade de comunidades inteiras, sendo assim, pode-se perceber que a atuação social de um bom programa de pós-graduação reflete diretamente na sociedade que está inserido. Análises de evidências educacionais na área da saúde além de serem parte do processo educacional em si, são também importantes peças na formulação de políticas públicas voltadas para sociedade. Variáveis qualitativas são muito comuns e utilizam a estatística como ferramenta de avaliação, por exemplo, variáveis de gênero ou atributo são chamadas de categóricas e em determinadas situações, com a grande quantidade de informações, são armazenadas em bancos de dados e são submetidas a análises multivariadas para obtenção de informações de forma rápida e segura (INFANTOSI et al., 2014). Em resumo, a avaliação da qualidade de cursos de Pós-graduação em saúde é fundamental para garantir que as universidades e programas estejam cumprindo seu papel de fornecer educação de qualidade aos estudantes. A avaliação ajuda